Início » Atividades » O que é um lapbook? Veja o passo a passo para montar um!

O que é um lapbook? Veja o passo a passo para montar um!

8 minutos de leitura

O lapbook é uma ferramenta de revisão e resumo do conteúdo. Além disso, ele consiste em uma atividade interativa que aumenta o protagonismo da criança na hora de ler os conteúdos expostos no material.

Em geral, esse material é composto por vários outros minibooks: “livros” menores com uma revisão mais pontual de um determinado conteúdo. Suas formas, tamanhos e cores podem variar conforme a área do conhecimento e o tópico abordado.

Hoje, vamos te explicar o que é e o que significa lapbook. Além disso, teremos um passo a passo prático para quem quer montar o seu em casa ou na educação infantil. Já mande este conteúdo para outra mamãe ou professora que você sabe que vai gostar e acompanhe a leitura até o final! 😉

O que é um lapbook?

De modo geral, o lapbook é um resumo interativo do conteúdo. Seu significado literal, traduzido do inglês, é “livro de colo”. Ele pode ser composto de pequenos tópicos elaborados de forma criativa — minibooks, ilustrações, dobraduras, desenhos, gráficos e o que mais a criatividade mandar.

Essa ferramenta pode ser usada na educação infantil para auxiliar na alfabetização e na hora de revisar o conteúdo. A ideia é que o lapbook possa ser montado pela criança com auxílio do papai e da mamãe ou da professora.

O foco principal é aumentar o protagonismo dos pequenos na hora de estudar e transformá-los em alunos ativos sobre o seu processo de ensino-aprendizagem.

Você sabia que temos vários conteúdos publicados sobre educação aqui no blog da Brandili? Aproveite para conferir a nossa página com várias dicas sobre educação infantil!

lapbooks coloridos

Como fazer um lapbook?

Para fazer um lapbook, você precisa, basicamente, escolher o tema, dividi-lo em tópicos, escolher os modelos de minibooks usados, planejar a sua disposição no livro e montar. Simples assim!

Porém, para que tudo seja tão fácil quanto parece, você precisa se planejar.

Se essa é a sua “primeira viagem” no mundo da construção dos livros interativos, sugerimos que siga este tutorial à risca, OK? Caso você seja mais experiente na montagem de lapbooks, deixe nos comentários se, após a leitura, novas ideias surgiram!

1. Escolha o tema

Em primeiro lugar, é preciso escolher qual será o tópico abordado pelo seu livro interativo. Pode ser o que é parlenda, um lapbook de geografia, matemática ou o que a sua imaginação mandar!

Para isso, foque em um tópico específico do conteúdo que possa ser desmembrado em assuntos menores. Por exemplo, um lapbook do Sistema Solar pode ter um minibook dedicado a cada planeta. Vamos discutir melhor esse assunto no próximo passo.

2. Divida em ideias principais

Agora que você já escolheu qual será o conteúdo abordado no seu livro interativo, divida-o em ideias principais. Nossa recomendação é distribuir todo o tópico em três assuntos, mas esse número pode mudar conforme o que for estudado.

O objetivo dessa divisão é facilitar na hora de planejar a distribuição das informações e passar para o lapbook. As três partes são melhores porque assim você poderá dobrar a cartolina em três, por exemplo — daqui a pouco isso fará mais sentido.

Contudo, existem conteúdos que não perdem o sentido ao serem organizados dessa maneira.

Se você gosta de atividades que estimulam o aprendizado enquanto divertem as crianças, confira os nossos posts com brincadeiras e jogos educativos para os pequenos!

3. Faça subtópicos

Depois de fazer a divisão em, pelo menos, duas partes do conteúdo a ser estudado, é hora de fazer subtópicos — como se fosse um resumo de cada uma daquelas etapas. Para facilitar o entendimento, vamos voltar ao nosso exemplo do lapbook de geografia sobre o Sistema Solar.

Nesse caso, a organização pode ser feita da seguinte forma:

  • Conteúdo principal: Sistema Solar;
  • Tópicos maiores: planetas internos, Terra, planetas externos;
  • Subtópicos: características de cada um dos astros do Sistema Solar.

Essa divisão pode acontecer da maneira que você ou a criança achar mais conveniente. Em alguns casos, é possível unir o lapbook com experimentos simples para deixar o conteúdo ainda mais lúdico!

4. Procure as referências

Agora, chegou a hora de colocar a cabeça para funcionar! Nesta etapa, você deve atuar apenas como um mediador. Isso ajudará a criança aprender a estudar sozinha. Então, a mamãe, o papai ou a professora vão auxiliar os pequenos a encontrar as referências para a construção do lapbook.

Para isso, é possível usar a própria apostila ou livro didático, pesquisas na internet ou, dependendo da idade da criança, é possível até fazer uma visita a uma biblioteca pública! Essa é uma etapa perfeita para estreitar os laços entre pais e filhos.

Depois de encontrar as referências, deve-se fazer um resumo pensando na organização em tópicos que demos anteriormente.

5. Busque inspirações e escolha os minibooks

Agora que vocês já têm as ideias esquematizadas e estudaram sobre o assunto, chegou a hora de buscar inspirações de como estruturar os seus minibooks. Na internet, existem diversos modelos de lapbook disponíveis para se inspirar.

Por ser um assunto relativamente novo no Brasil, talvez você encontre mais resultados em inglês. Então, sugerimos buscar por “lapbook ideas” em redes sociais como o Pinterest, principalmente.

Uma boa pedida, neste caso, é recorrer às cores que estimulam o aprendizado nas crianças. Elas podem dar outro aspecto ao seu livro interativo e ajudar a fixar o conteúdo na memória dos pequenos. Tudo de bom, não é mesmo?

Nesta etapa, vocês também vão escolher quais serão os minibooks para cada tópico. Para isso, existem inúmeros modelos. Eles podem ser no formato de bolso, roda, sanfona, envelope, pasta e vários outros!

Voltando ao nosso exemplo do lapbook sobre o Sistema Solar, cada planeta pode ter o seu próprio minibook. Nesse caso, basta colocar as principais características físicas de cada um, como tamanho, massa, duração do dia etc.

Se você quiser ter ideias sobre qual modelo de minibook escolher, veja essas referências e modelos de lapbook para imprimir e recortar. O arquivo está em inglês, mas as imagens são bem intuitivas. ?

6. Faça um rascunho

Antes de recortar e colar, faça um esboço da organização das informações. Isso vai ajudar a guiar na produção do livro interativo. Nessa hora, será possível apagar, rasurar e rabiscar. Isso ajudará a chegar em um resultado impecável.

Lembre-se de seguir o planejamento de como as informações serão distribuídas. Dessa maneira, não haverá o risco de um minibook ficar de fora ou as informações ficarem “amontoadas”.

A atividade de montar um lapbook em sala de aula traz muitos benefícios para os pequenos. Ela pode, inclusive, ajudar na etapa de adaptação escolar!

7. Monte o lapbook

Agora que já passamos por todas as etapas de estudo, busca de referências e planejamento, chegou a grande hora de montar o lapbook. Então, coloque a mão na massa — ou no papel — e deixe a criatividade trabalhar!

Para isso, use lettering, canetas coloridas e o que mais for necessário!

Gostou do tutorial? Não saia daí ainda porque vamos mostrar uma lista resumida dos materiais necessários para montar o seu lapbook.

Veja também o nosso conteúdo sobre amarelinha africana, uma ótima brincadeira para a escola ou para casa!

O que comprar para fazer um lapbook?

Para fazer um lapbook, você precisará basicamente de cartolina, papel colorido e demais materiais de papelaria. Veja a lista:

  • Cartolina;
  • Papel criativo de várias cores;
  • Folha de sulfite;
  • Canetinhas;
  • Lápis de cor;
  • Canetas;
  • Cola branca;
  • Papelão (opcional)
  • Cola com glitter (opcional);
  • Washi tape (opcional);
  • Imagens impressas (opcional).

Lembre-se que essa lista de materiais pode ser adaptada conforme a sua necessidade. Em alguns casos, é possível usar o papel e, além de revisar o conteúdo, fazer uma atividade de reciclagem!

Por falar nisso, aproveite para ver nossas ideias de 7 brinquedos de papelão para fazer com os pequenos!

E aí, curtiu este conteúdo? Conte nos comentários abaixo a sua opinião e experiência com esse tipo de atividade! Nós amamos temas como esse, pois livros e materiais interativos estimulam a criatividade e o protagonismo das crianças.

Sem contar que fazer atividades escolares com as crianças ajuda muito na hora de criar e estreitar os laços entre os pais e os pequenos. Essa atitude renderá boas risadas e um tempo de qualidade em família. Perfeito, não?

Para aproveitar esse momento de união, confira o nosso post com inspirações de looks combinando entre mamãe e filho!

4.2/5 - (Total de avaliações: 23)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

4 comentários em “O que é um lapbook? Veja o passo a passo para montar um!”

Deixe um comentário