Início » Dicas » Terrible Two: a adolescência aos dois anos

Terrible Two: a adolescência aos dois anos

6 minutos de leitura

Papais e mamães, hoje vamos conversar sobre um assunto que causa muitas dúvidas e um turbilhão de sentimentos em muitos de vocês. Quando as crianças chegam aos dois anos, já existe um vínculo afetivo familiar muito forte, mas elas estão passando por muitas mudanças e fazendo descobertas diariamente, o que pode causar reações inesperadas e nem sempre agradáveis.

Para ajudá-los nessa jornada, preparei um conteúdo com tudo o que é necessário saber para conduzir esse tempo de maneira positiva, sem arriscar ter atitudes tóxicas com as crianças. Tenham em mente que é só uma fase e, apesar das dificuldades, vai passar.

Vamos entender o que é o Terrible Two, o que acontece com as crianças e como lidar com essa fase intensa para a família toda.

O que é Terrible Two?

O período conhecido como Terrible Two é uma fase comum no desenvolvimento infantil por volta dos dois anos. Algumas crianças podem apresentar comportamentos desafiadores e explosões emocionais durante um tempo. Estas situações ocorrem por conta das mudanças pelas quais elas estão passando: físicas, cognitivas e emocionais.

menina de dois anos em uma caixa de papelão com cara fechada

Tantas descobertas e sensações podem provocar comportamentos difíceis de lidar e despertar sentimentos como a ansiedade, a raiva e a tristeza. Por isso, é importante entender o que está acontecendo e se preparar para enfrentar as crises com serenidade e lucidez.

Quais os comportamentos comuns aos 2 anos?

Antes de falar sobre o que acontece no período dos 2 anos, é importante lembrar que cada criança é única e existem muitos aspectos a serem considerados na hora de avaliar os comportamentos.

mãe sentada do lado de um berço com cabeça para baixo

Caso vocês, como pais, considerem que existe uma irregularidade atípica no comportamento dos seus filhos, é importante procurar ajuda especializada, como um psicólogo infantil, para um diagnóstico preciso e orientação de tratamento, se necessário.

Comumente, os comportamentos que mais acontecem no Terrible Two são:

Desafio de autoridade

Durante essa fase, as crianças podem começar a desafiar a autoridade de vocês, desde ignorar comandos para tomar banho ou arrumar os brinquedos até ousar fazer as coisas do seu próprio jeito mesmo quando alertadas e orientadas sobre a melhor maneira de executar alguma tarefa.

Explosões emocionais

As crianças com dois anos podem ter explosões emocionais frequentes por motivos aparentemente banais. Choro, gritos e birras, quando não são atendidas, podem se tornar parte da rotina por um tempo.

Teimosia e insistência

A teimosia é outro comportamento muito comum nas crianças de dois anos. Mesmo sabendo que estão erradas e que os seus atos podem ter consequências negativas, elas insistem em aprontar.

Falta de paciência

O imediatismo está cada vez mais presente no nosso dia a dia e se não houver limites para as crianças, principalmente logo cedo aos dois anos, elas podem perder a paciência com muita facilidade e ficar frustradas com coisas simples. Dificuldades em saber esperar ou lidar com situações em que seus desejos não são prontamente atendidos podem gerar acessos de raiva.

Frustração e acessos de raiva

Com dois anos, a galerinha está começando a entender como expressar suas vontades e necessidades, mesmo sem ter as habilidades de comunicação totalmente desenvolvidas. Isso pode gerar frustração e reações intensas.

Como lidar com a fase dos 2 anos?

A fase do Terrible Two é importante no desenvolvimento das crianças. Elas estão desenvolvendo habilidades de autonomia, domínio da linguagem e controle emocional. O mundo ao redor é um universo de descobertas assim como o seu próprio interior.

menina de dois anos com cabelo curto brincando com blocos de montas

Para lidar com tudo isso, vocês precisam ser pacientes e compreensivos e manter a mente serena, mesmo nas situações mais estressantes.

Por mais intenso que sejam os sentimentos, é fundamental lembrar que a consciência e a percepção das crianças é limitada e não podemos exigir que elas compreendam o mundo como nós.

Confiram algumas dicas para conduzir com uma educação positiva esse período e poder guardar lindas lembranças dos dois anos.

1. Sigam a rotina

Estabelecer uma rotina diária previsível pode ajudar as crianças a se sentirem mais seguras. Consequentemente, o nível de frustração e quantidade de informações a serem processadas diminui, colaborando na redução das explosões emocionais. Com o tempo, elas vão aprender a esperar e a entender que cada coisa tem o seu devido tempo e momento.

2. Tenham um diálogo aberto com as crianças

A comunicação eficaz é fundamental durante o Terrible Two. Mantenham uma conexão frequente, expliquem as coisas, incluam as crianças nas tarefas, conversem sobre os sentimentos e ensinem-nas sobre a inteligência emocional.

Nestes momentos, o exemplo de vocês é fundamental. Apesar de terem habilidades básicas de comunicação, elas já são muito observadoras com dois anos e podem absorver atitudes e comportamentos dos adultos.

3. Aprendam a controlar as crises do Terrible Two

Como adultos, é preciso ter discernimento, para quando as crianças estiverem passando por uma crise emocional, conseguir manter a calma e oferecer apoio.

Dê tempo e espaço para que elas possam extravasar suas emoções até que se acalmem naturalmente. Depois, procurem conversar abertamente com elas sobre como lidar com as emoções nas próximas vezes.

Também haverá momentos de dizer não às crianças e, por mais que isso gere sofrimento, a educação consciente precisa vir em primeiro lugar e elas precisam entender que nem sempre as vontades delas irão prevalecer.

4. Acalmem as crianças

Se vocês mantiverem um estado de espírito positivo e sereno, será mais fácil ajudar as crianças nas explosões emocionais. O conforto físico como um abraço pode ser revigorante, assim como demonstrações de afeto e carinho.

Com o tempo, esse tipo de atitude se mostra muito eficiente e vocês podem incluir frases de comando, técnicas de respiração e meditação para ajudá-las a controlar as crises de maneira mais consciente.

5. Tenham muita paciência

Ter sempre em mente que esta fase faz parte e é importante para o desenvolvimento das crianças já é um grande passo para poder ajudar e passar por esse processo com uma visão positiva.

Elas vão precisar de muito apoio, paciência e respeito, mesmo quando as coisas ficarem difíceis. Tenham consciência e mantenham a calma sempre.

família feliz deitada no chão brincando de colorir

Se vocês, pais, estão passando pela fase do Terrible Two, lembrem-se de que vocês não estão sozinhos. Compartilhem suas experiências nos comentários e aprendam com outros pais que estão enfrentando os mesmos desafios.

Aqui no blog, temos mais conteúdos relevantes para auxiliar vocês a conduzir seus filhos nessa jornada incrível que é a infância. Vocês já ouviram falar da criação neurocompatível? Pode ser uma ferramenta interessante para passar por essa fase também. Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 5)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Terrible Two: a adolescência aos dois anos”

  1. Minha filha está com 1 ano e 11 meses e já está na fase dos 2 anos,está sendo bem difícil lhe dar com as crises,mas depois de ler tudo eu vou tentar melhorar em tudo agr .
    Sou mãe de primeira viagem

    Responder

Deixe um comentário