Início » Atividades » Como criar uma rotina para as crianças em casa

Como criar uma rotina para as crianças em casa

Como aulas estão temporariamente suspensas, muitos pais estão em casa com os filhos em tempo integral, sem poder ir a parques ou clubes. Para os pequenos, o clima pode parecer de férias, mas como não é o caso, os adultos devem se atentar para que as crianças continuem tendo uma rotina saudável. Afinal, não é momento para baixarmos a imunidade das crianças.

Veja como montar uma rotina para as crianças em casa:

ROTINA DE SONO

Não é o momento de dormir e acordar a hora que quiser. Introduza uma rotina de sono. Despertar seu filho um pouco mais cedo e vá para cama um pouco antes para tornar a rotina o mais similar possível ao período de aulas.

PROPONHA ATIVIDADES PARECIDAS ÀS DA ESCOLA

É interessante realizar brincadeiras e atividades parecidos com as que os pequenos fazem na escola. Mesmo em casa dá para inventar muita coisa legal. Duvidam? Nesse post compartilhamos algumas dicas de atividades para ajudar no desenvolvimento dos pequenos durante a quarentena.

No caso de filhos mais velhos, que já têm deveres escolares a cumprir on-line, é importante ajudar a gerenciar o tempo das atividades, para que eles desenvolvam todo dia um pouco – e não tudo em um dia só, sem sobrar para o dia seguinte. Para aumentar a concentração, uma ótima ideia é criar um cantinho do estudo. Assim o ritual do estudo fica mais atrativo.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Só porque estamos mais tempo em casa, não significa que vivemos um constante fim de semana, comendo apenas guloseimas. Controle o consumo de alimentos com cafeína, como chás, refrigerantes e chocolates, pois essa substância pode deixar as crianças ansiosas.

Procure estabelecer uma alimentação balanceada – com espacinho para delícias, mas não o tempo todo. Invista em atividades como ir para cozinha com os pequenos e preparar receitinhas, ensine a origem dos alimentos. Crie uma horta de temperos em casa.

ATIVIDADES FÍSICAS

Praticar atividades físicas é super importante para que os pequenos consigam “gastar energias”, faz bem à saúde, além de ajudar a regular o sono. O exercício diverte, melhora as condições físicas de saúde e promove o bem-estar psicológico e funcional, afastando o estresse e a frustração. Ainda mais no meio de um período de incertezas, isolamento e saudades dos coleguinhas que os pequenos vivem. Veja dicas de atividades.

ORGANIZAÇÃO

Diferente dos adultos que conseguem planejar a semana inteira com antecedência, com as crianças o ritmo é diferente, pois não elas têm a mesma noção de tempo. Isso significa que os pais precisam conversar com os filhos diariamente para lembrar o que acontecerá no dia seguinte.

A organização é importante para contornar a ansiedade, além de proporcionar a sensação de que o dever está sendo cumprido quando as tarefas são sinalizadas como feitas. Uma ótima dica é criar um mural com as tarefas do dia, pode ser por escrito ou com desenhos se os pequenos não sabem ler.

CONVERSA

Mantenha os pequenos informados sobre a situação, explique o porquê da rotina diferente, sem escola e ser poder ver ao vivo pessoas queridas como familiares e amigos. Proponha chamadas de vídeo para que eles possam matar a saudade de pessoas queridas. Seja transparente e mostre a importância de todos se cuidarem neste momento. Entendendo a situação é mais fácil que os pequenos possam se adaptar a rotina em casa.

PACIÊNCIA

Ah, e lembre-se: se adaptar a essa rotina é um trabalho diário. É preciso paciência: tanto sua quando dos seus filhos. Foco e fé que tudo vai passar!

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário