Em abril deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um alerta sobre casos de hepatite infantil aguda. Suas causas são desconhecidas e, inicialmente, a doença atingia as crianças do Reino Unido. Com o tempo, foram detectados casos em mais de 12 países. A mesma nota técnica da OMS afirma que os casos podem atingir crianças de 1 mês até 16 anos.
A origem da doença ainda é desconhecida, mas o que já se sabe é que não há ligação direta com os vírus comuns da hepatite. A principal suspeita dos cientistas é que as causas da condição estejam relacionadas a um adenovírus, o qual tem a capacidade de provocar doenças respiratórias e pode afetar o sistema gastrointestinal.
Se você é uma mamãe ou papai que tem filhos na faixa etária mais atingida pela hepatite aguda, fique neste post! Aproveite para mandar este conteúdo para o máximo de pessoas, afinal, conhecimento e prevenção nunca são demais. Vamos explicar os principais sintomas, como evitar e as principais formas de tratamento. Confira!
Conteúdo
O que é hepatite?
Hepatite é uma inflamação no fígado que tem diversas causas, que podem ir desde o excesso de medicamentos, alcoolismo e, até mesmo, vírus. Atualmente, essa doença tem os tipos A, B, C, D e E. O primeiro deles é o mais frequente e benigno nas crianças.
Em 2022, houve um surto mundial de hepatite aguda que surgiu de forma repentina. Isso tem gerado muita ansiedade em gestantes e mamães que já deram à luz. Os sintomas mais comuns são: diarreia, vômito, febre, dores musculares e icterícia, os quais vamos tratar em detalhes daqui a pouco.
O recente surto da hepatite infantil no Brasil
Em julho de 2022, quando o Ministério da Saúde publicou um informe sobre os casos da hepatite aguda em crianças e adolescentes, não havia nenhum caso confirmado. Segundo a nota, seis casos foram considerados inconclusivos, dos quais três necessitaram de transplante e uma criança faleceu. Ao todo, eram 44 casos tratados como suspeitos.
Em um boletim de outubro do mesmo ano, o Ministério da Saúde apontou que, no Brasil, haviam 114 casos suspeitos. Dos quais: 7 eram prováveis, 28 descartados e 59 inconclusivos. Os 20 demais ainda estavam sob investigação.
Por esse motivo, conforme os primeiros sintomas surgirem, lembre-se de consultar um médico plantonista ou o pediatra de confiança da família quanto antes.
Quais os sintomas de hepatite aguda em crianças?
Os sintomas de hepatite aguda em crianças são: vômito, diarreia, febre, dores musculares e pele e olhos amarelados – a icterícia. De modo geral, os sintomas são gastrointestinais, musculares e a alteração da cor em tecidos.
Veja mais detalhes sobre cada um dos sintomas a seguir:
Vômito
O vômito é um sintoma que pode estar relacionado com outras doenças. Apesar de já acender o sinal de alerta nas mamães e papais, é preciso investigar se há alguma outra causa para a condição. Por exemplo, pode ser algo como uma intoxicação alimentar ou outra infecção.
Além disso, caso seus pequenos tenham quadros de vômito, fique de olho na frequência que eles acontecem. Caso se repita por mais de uma vez, consulte o médico quanto antes. Além disso, não administre remédios por conta própria.
Diarreia
A diarreia também pode estar relacionada com outras causas. Ao vir acompanhada de vômito pode representar alguma disfunção no trato gastrointestinal. Novamente, as causas para esse sintomas podem ser várias.
Além disso, não se deve medicar as crianças sem a orientação médica, porque pode acabar agravando o quadro.
Você sabia que, no nosso blog, nós temos vários outros conteúdos sobre saúde infantil? Por exemplo, confira nosso post sobre a olheira em crianças e descubra se essa condição é normal!
Febre
A febre sempre deve ser motivo de alerta. Em geral, ela representa uma reação do corpo para eliminar algum agente externo. Por esse motivo, caso a temperatura dos pequenos passe dos 37,8 °C, é motivo para ir ao médico. Qualquer valor a baixo disso merece atenção para ver como o quadro irá evoluir.
Temperaturas corporais que variam entre 37,3 °C e 37,8 °C são consideradas um estado subfebril, que não devem ser medicados, apenas observados. Entretanto, caso os termômetros marquem acima dos 39 °C, é um caso grave de febre alta e o médico deve ser consultado imediatamente.
Em certos casos, o estado febril pode surgir até quando a nova dentição está surgindo. Se essa for a causa, as mamães e papais podem recorrer aos remédios caseiros para bebês com dentes nascendo.
Dores musculares
Dores musculares estão relacionadas à fadiga e recuperação da prática esportiva. Entretanto, se ela surgir combinada com um ou mais sintomas anteriores, os pais devem consultar o pediatra imediatamente.
Esse conjunto de sinais pode indicar desde uma infecção leve, casos de dengue ou a hepatite aguda infantil.
Coloração amarelada da pele e dos olhos
A coloração amarelada da pele e dos olhos é chamada de icterícia. Ela é um dos principais sinais de hepatite infantil. Por isso, caso seus pequenos apresentem um quadro assim, dirija-se ao médico com urgência. Ela surge devido a uma incapacidade do fígado processar a bilirrubina, um pigmento amarelo no sangue.
Caso os sintomas surjam de maneira isolada, os pais devem ficar atentos à evolução do quadro na criança. Contudo, caso haja a combinação de dois ou mais dos quadros que mencionamos aqui, a consulta no médico deve ser feita imediatamente. Além disso, lembre-se de não dar remédios por conta própria.
Como tratar a hepatite misteriosa infantil?
O tratamento da hepatite aguda infantil busca aliviar os sintomas, conforme mostra o Instituto Butantan. Caso o quadro seja grave, os profissionais da saúde atuarão no manejo e estabilização do paciente. Conforme as causas da doença forem conhecidas, as formas de tratamento serão aprimoradas.
O tratamento da hepatite depende do conhecimento das suas causas. Como nos episódios de hepatite misteriosa não se sabe ao certo as causas, os médicos atuam em um tratamento sintomático. Por esse motivo, os pais devem ficar atentos a todos os sintomas e alterações na saúde dos pequenos.
No tópico a seguir, falaremos da prevenção à hepatite aguda infantil. Porém, já separe um tempinho para conhecer mais sobre a pirâmide alimentar infantil e com deixar a imunidade dos pequenos bem alta!
Como evitar hepatite infantil?
As principais medidas de prevenção à hepatite agua infantil, conforme as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde, são lavar bem as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Isso evita a transmissão do adenovírus e qualquer outro que se espalhe dessa maneira.
Para isso, não se esqueça de conhecer quais são os principais produtos de higiene para os bebês!
Outro ponto importante é que os pais devem ficar atentos a todas as mudanças na saúde dos pequenos. Principalmente aos sintomas que foram mencionados anteriormente. Caso eles surjam, consulte um médico prontamente.
Apesar de ser uma doença nova e que atinge muitos países, ainda não há dados suficientes para defini-la como uma epidemia. Por esse motivo, o risco global é considerado baixo. Conforme o hepatologista Hugo Perazzo apontou em uma entrevista para o Portal Fiocruz, não há motivo para pânico, mas papais e mamães devem ficar atentos.
Agora você aprendeu mais sobre o surto de hepatite aguda no Brasil e no mundo. Esses casos podem gerar uma grande preocupação e aumentar o nosso estresse. Por esse motivo, que tal relaxar um pouco ? Veja nosso conteúdo sobre o que é sling e conheça esse acessório que é uma fofura só!