Início » Dicas » Bebê com nariz entupido: causas e o que fazer para aliviar o incômodo

Bebê com nariz entupido: causas e o que fazer para aliviar o incômodo

7 minutos de leitura

Olá, mamãe! Seu bebê está com o nariz entupido? Esse é um sintoma muito comum, ainda mais nas estações mais frias do ano, e pode sim, ser motivo de preocupação. Além de atrapalhar a respiração, pode causar interrupção do sono e dificuldades na alimentação, principalmente na hora do aleitamento materno.

Porém, a congestão nasal não é uma exclusividade dos dias frios e assim como o canal lacrimal entupido, ela pode acontecer durante o ano todo, por diversos motivos.

Se você está passando por esse problema, com certeza não está sozinha. Por isso, eu montei um conteúdo completo, com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. As principais causas, o que fazer para aliviar e quando esse sintoma deve ser motivo de preocupação.

Vamos lá?

O que causa o entupimento do nariz do bebê?

Muitos motivos podem causar o entupimento do nariz do bebê. Os mais comuns são as reações alérgicas e os resfriados. Agora, vamos entender um pouco melhor os aspectos de cada uma dessas causas para que você possa analisar e ponderar sobre quais podem estar incomodando o seu bebê.

Alergias

As alergias respiratórias são uma das principais causas do entupimento nasal, segundo artigo sobre alergia respiratória da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Elas podem surgir pelo contato com poeira, pelos de animais, ácaros, mudanças climáticas e de ambiente. Esses fatores hiper sensibilizam o sistema imunológico que atua de forma exagerada para impedir a entrada dos agressores externos.

Uma das ações de defesa do nosso organismo é bloquear as vias nasais, causando o entupimento do nariz. Com a dificuldade para respirar, podem ocorrer coriza, espirros, tosse e coceira nas vias áreas.

Nesses casos, a melhor medida é consultar um médico pediatra antes de ministrar qualquer medicamento. O organismo dos bebês é muito sensível e pode não estar desenvolvido o suficiente para receber determinados remédios descongestionantes.

Desenvolvimento das adenoides

As adenoides são órgãos que fazem parte do nosso sistema imunológico, popularmente conhecidos como carne esponjosa. Resumidamente, elas funcionam como mecanismos de defesa e são responsáveis por evitar a entrada de agentes nocivos no organismo através das narinas.

Nos bebês as adenoides podem acabar se desenvolvendo mais rápido que outras partes do sistema respiratório, causando a obstrução das vias nasais, febres, roncos e rinorreia, segundo publicação da ABOPe — Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica. Esse desenvolvimento é normal e geralmente passam com o tempo, sem necessidade de tratamento.

Resfriados sazonais e gripe

Ter cuidados com a saúde dos bebês no inverno é fundamental para evitar os resfriados e gripes sazonais tão comuns nessa estação do ano. Segundo um artigo publicado na Biblioteca Virtual em saúde, a congestão nasal é mais comum nos resfriados, onde também apresenta sintomas de febre mais baixa que a gripe.

Para evitar a contaminação por rinovírus ou pelo vírus influenza, manter o bebê sempre aquecido é muito importante. Afinal, eles não têm controle da temperatura corporal. Sendo assim, evitar contato com pessoas desconhecidas e ficar em locais habituais para a criança são medidas que podem ajudar a evitar os vírus de inverno.

O que fazer quando o bebê está com o nariz congestionado?

Quando notar que o seu bebê está com o nariz congestionado, além de procurar o médico pediatra para um diagnóstico mais preciso, você pode tomar algumas medidas para aliviar os sintomas e tentar deixar o bebê mais confortável.

E isso inclui cuidar do ambiente em que o bebê está, ter preocupação com as posições em que ele se alimenta e dorme, preparar banhos na temperatura adequada e fazer a limpeza das vias aéreas.

Veja mais detalhes sobre cada um destes aspectos:

1. Propicie um ambiente favorável para a criança

Para que o bebê fique livre do incômodo do nariz entupido, você deve se esforçar ao máximo para propiciar um ambiente favorável à saúde do seu filho. É preciso manter o quarto sempre limpo, as roupinhas bem lavadas e as roupas do berço trocadas com regularidade.

 

 

Quarto infantil com paredes brancas e móveis de madeira

 

 

Além disso, se o nariz do bebê estiver congestionado, evite sair de casa e procure mantê-lo calmo para ele se sentir o mais confortável possível, aliviando o estresse sobre o sistema imunológico.

2. Mantenha o bebê em posições confortáveis

Manter o bebê em posições confortáveis, principalmente, durante o sono — elevando o travesseiro — podem colaborar para aliviar e evitar o entupimento do nariz, segundo informações publicadas em artigo na página do Hospital Infantil Waldemar Monastier. Isso porque, dependendo da posição, a circulação do sangue pode dilatar vasos e veias, colaborando na inflamação das adenoides.

 

 

Homem abraçando o filho bebê

 

 

Outro ponto importante é adotar práticas que favoreçam o desenvolvimento do organismo e o fortalecimento da musculatura do bebê, O Tummy Time é uma prática muito interessante que pode ajudar ativamente nesse aspecto, diminuindo a probabilidade de entupimento do nariz por posições desconfortáveis.😉

3. Dê banhos rápidos no bebê

Os banhos rápidos podem ajudar a evitar doenças e problemas que causam a inflamação e o entupimento do nariz em bebês. Em dias frios, a recomendação é enrolar o corpo do bebê em uma toalha e lavar apenas a cabeça, enxugá-la e secá-la, para então lavar o corpo com cuidado, conforme as dicas do Instituto Mais Saúde.

 

 

Bebê tomando banho com brinquedos em volta

 

 

Além disso, se o bebê já estiver com o nariz entupido, você pode usar utensílios como o aspirador nasal para ajudá-lo a expelir a secreção.

Esse e outros cuidados são fundamentais na rotina dos recém-nascidos, bem como garantem um desenvolvimento seguro e saudável durante os primeiros meses de vida onde a saúde e o organismo do bebê ainda são muito sensíveis. Então, mamãe, mantenha seu filho protegido sempre.

4. Use Soro fisiológico

Como publicado pela Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica – ABOPe, algumas gotas de soro fisiológico nas narinas pode ser um método muito eficaz para o controle e a prevenção da congestão nasal e obstrução das vias aéreas em bebês e crianças.

 

 

Bebê sorrindo enquanto mulher limpa seu rosto com lenço umedecido

 

 

Para saber exatamente qual é a quantidade ideal para cada idade, consulte o seu médico pediatra e peça uma indicação mais precisa.

5. Faça a lavagem nasal

A lavagem nasal é outro método bastante eficiente que vem se popularizando cada vez mais. Como os bebês ainda não conseguem controlar conscientemente a respiração, ela é mais indicada para crianças.

 

 

Mulher usando aspirador nasal em criança

 

 

Itens como o aspirador nasal devem fazer parte dos produtos de higiene que você deve ter na bolsa do bebê.

A combinação do banho morno com as gotas de soro fisiológico vão ajudar a fluidificar a secreção e você pode usar o aspirador nasal para extrair o muco das vias aéreas do bebê.

Quando o nariz entupido do bebê deve ser uma preocupação?

Geralmente, o nariz entupido em bebês é uma condição passageira, que pode ser resolvida com os cuidados básicos que mencionei aqui no post. Se os sintomas não forem aliviados com essas dicas, fique atenta mamãe: pode ser hora de procurar um médico. Observe seu bebê e repare em alguns sintomas que podem significar algo mais grave do que apenas uma congestão nasal.

  • Temperatura corporal acima dos 38°C;
  • Tosse intensa;
  • Espirros frequentes;
  • Chiado durante a respiração;
  • Falta de apetite.

Além disso, se você perceber qualquer sinal de falta de ar, respiração curta ou alterações na cor da pele do bebê, procure um hospital imediatamente.

 

 

Médico medindo batimentos do bebê com estetoscópio

 

 


Essa nova fase da vida é cheia de novos desafios, conquistas, dores e principalmente muito amor — não é mamãe? Por isso, estou sempre atualizando os conteúdos do blog para que você tenha sempre o nosso apoio. Agora que o bebê está bem cuidado, confira dicas ótimas de como organizar a rotina da casa com um bebê e tenha mais tempo para aproveitar o seu filho.

Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário