Início » Gravidez » O som do útero funciona mesmo para acalmar o bebê?

O som do útero funciona mesmo para acalmar o bebê?

5 minutos de leitura

Você já ouviu falar que existe um tipo de som que pode acalmar o bebê? Considerando que as mamães e papais passam várias noites em claro quando os pequenos estão agitados, essa informação pode ser revolucionária!

Então, vamos juntos conhecer mais sobre os poderes do som do útero!

O som do útero pode tranquilizar o bebê?

Sim! Os barulhos do órgão responsável por abrigar bebê podem influenciar diretamente no relaxamento dos pequenos!

É o que diz o estudo publicado pelo jornal acadêmico Archives of Disease in Childhood, que analisou dois grupos de recém-nascidos que tinham entre dois e sete dias de vida.

Do número total, 16 bebês (80%) dormiram em menos de cinco minutos quando escutavam sons semelhantes aos que o útero reproduz.

A pesquisa também menciona que outros barulhos inusitados podem ajudar a acalmar a criança ao ponto dela pegar no sono. Está preparada para saber quais?

Equipamentos semelhantes aos secadores de cabelo e aspiradores de pó!

Parece loucura, mas se pensarmos bem até que faz sentido: essa resposta pode estar relacionada ao ruído branco – sons que podem ser emitidos por diversas fontes, mas que compartilham frequências na mesma potência.

Esse tipo de som se tornou famoso por ajudar a abafar barulhos externos, como os de conversas, buzinas e automóveis, contribuindo para um ambiente mais calmo.

Além disso, de acordo com a BBC News Brasil, os ruídos brancos possibilitam o aumento do limite auditivo.

Em outras palavras, os estímulos auditivos intensos atrapalham menos o sono.

É por essa razão que algumas pessoas dormem mais rápido quando estão assistindo televisão, viajando de carro ou com o ventilador ligado.

Como o barulho do útero pode acalmar o bebê?

É meio contraditório um barulho acalmar, não é mesmo?! Especialmente quando pensamos em um bebê, que é tão sensível a estímulos externos.

Porém, é isso mesmo: em seu tempo no útero, o pequeno escuta vários barulhos, tais como batimentos cardíacos, circulação sanguínea e respiração da mamãe.

Ele escuta até o som da água, devido ao líquido amniótico que fica à sua volta. Então, se você achava que o útero era um lugar quieto, não é nada disso!

Segundo o pediatra Lívio Francisco da Silva Chaves, em uma matéria para a Revista Crescer, no interior do útero, a criança escuta ruídos que podem variar entre 40 e 50 decibéis.

Para referência, esses valores estão entre uma voz sendo cochichada e o choro de um bebê, segundo a Tabela de Decibéis emitida pela USP.

Assim, os bebês que estão na barriga da mamãe não ficam em um ambiente completamente silencioso.

A combinação dos sons emitidos proporciona um constante ruído branco que faz com que o bebê se sinta calmo e seguro – e acostumado com tudo, menos o silêncio.

É por isso que as simulações do som uterino conseguem acalmar os pequenos!

No entanto, isso só vale para crianças até três meses de idade. Depois desse período, elas começam a perceber e identificar os barulhos que ocorrem à sua volta, deixando os ruídos menos eficientes.

Como colocar som de útero para os bebês?

Com a internet, ficou bem mais fácil para nós, mamães, lidarmos com os momentos de agitação dos bebês.

Ao pesquisar “som do útero” no Google, você encontrará diversos sites e vídeos que simulam o barulho que mais acalma os pequenos.

O termo está entre aspas, pois, apesar de alguns serem realmente simulados, outros são gravados diretamente do útero. Abaixo, anexamos um exemplo.

É incrível a semelhança que tem com um secador de cabelo, né? Nós ficamos chocadas também, mas se os bebês gostam e aprovam com um soninho de qualidade, é isso que importa.

Entretanto, antes de colocar o pequeno para ouvir o som, é fundamental ter alguns cuidados:

  • Atente-se ao equipamento responsável pelo barulho. Deixá-lo muito próximo ao bebê pode causar incômodos devido à altura do volume e ao brilho das telas. Mantenha uma distância de pelo menos dois metros entre o aparelho e o neném.

Agora que você conhece tudo sobre o som do útero e os cuidados necessários ao tocá-lo para o pequeno, chegou a hora de aproveitar todos os seus benefícios!

Lembra do estudo que mencionamos no início do texto? A grande maioria dos recém-nascidos dormiu em cinco minutos!

Então, já faça os preparativos para a soneca do bebê: escove os seus dentinhos para evitar a cárie de mamadeira, afofe o berço e ligue a babá eletrônica!

Brandili: saiba de tudo sobre a maternidade

Se você gosta de ler e aprender mais sobre o universo da maternidade, continue navegando pelo Blog da Brandili!

Você vai achar diversos conteúdos informativas e interessantes. Um bom exemplo é a “mãe do corpo“, que é uma condição médica que gerou uma lenda muito intrigante.

Além das temáticas curiosas, trazemos também assuntos relacionados à saúde – tanto do bebê quanto da mamãe.

Um ótimo exemplo é o texto “Ansiedade na gravidez: 6 dicas para superar os sintomas” que pode ajudar muitas mães a entenderem um pouco mais sobre esse transtorno psiquiátrico.

Confira os nossos posts e amplie seus conhecimentos!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário