Início » Moda infantil » Roupa social para criança: tipos e dicas para eventos

Roupa social para criança: tipos e dicas para eventos

5 minutos de leitura

Em casamentos, festas de aniversários, confraternizações do trabalho e outros eventos formais, as roupas sociais são as mais recomendadas, pois entregam um visual elegante e charmoso.

Mesmo as crianças podem vestir esse tipo de peça! Na verdade, essa é uma das modas mais fofas do universo fashion infantil. As mamães e papais se derretem ao ver o seu pequeno com um terninho ou a sua pequena com um vestido chique!

Caso queira conhecer os principais tipos de roupas sociais infantis, este post é para você! Continue a leitura e confira as nossas dicas para vestir as crianças em eventos especiais.

Quais são os tipos de trajes sociais infantis?

Existem inúmeros modelos de vestimentas sociais infantis! Abaixo, separamos as principais para você se inspirar e deixar seu pequeno cheio de estilo e sofisticação:

Esporte fino

O esporte fino é um estilo que, em sua essência, consiste em garantir o equilíbrio entre as peças. Suas roupas devem ser escolhidas pensando na combinação da elegância com um estilo natural, o que é perfeito para as crianças.

Para os meninos, o traje esporte fino é caracterizado pelo uso de camisa social de manga curta ou longa com uma calça jeans.

Quanto aos calçados, os sapatênis são os que mais se adequam à proposta do traje. É possível complementar o visual com um suspensório.

Já para as meninas, a recomendação é o uso de vestidos leves de algodão. Esse é um tecido ultraconfortável que não restringe a movimentação e que pode ser encontrado em diversas cores, estampas e modelagens.

Contudo, essa não é a única opção! Uma blusa social com um caimento mais confortável e delicado também pode ficar linda. Ela pode ser combinada com uma calça jeans e acompanhada de calçados como sapatilhas ou sandálias baixas.

Smoking e vestido de baile de princesa

Para eventos em que a formalidade e a sofisticação são exigidos pelo dress code (tipo de roupa requerido pelo evento), o smoking e o vestido de baile de princesa são ótimas apostas.

O smoking (ou black tie) é um traje que oferece requinte e sofisticação para os meninos. Ele é composto por uma calça de tecido e um casaco de cor escura (preto ou azul marinho), ambos estruturados e formais. Ficam bem alinhados ao corpo, é um charme!

Para as mocinhas, os vestidos de baile de princesa são ideais para deixá-las repletas de estilo. Mesmo sozinhos, eles entregam um visual formal, feminino e delicado, então é uma escolha sem erro.

Aqui, as possibilidades de cores são mais variadas. Você pode consultar sua pequena e pedir que ela escolha sua favorita ou apostar nas opções que fazem sucesso na moda: rosa, lilás, azul e amarelo pastel estão super em alta!

Não temos dúvidas que seu pequeno ou pequena irá adorar se vestir dessa forma! É uma maneira de sair das peças básicas do dia a dia e se sentir como o personagem principal do seu próprio filme de espião ou princesa.

Leia também: Look festa de criança: 5 dicas e ideias de roupas infantis

Color blocking infantil

Considerando que as crianças amam estimular a sua criatividade por meio das cores, o color blocking infantil é uma ótima aposta para deixá-las elegantes e muito felizes com o seu lookinho.

Esse estilo tem um conceito de peças com cores em bloco, sólidas e sem estampas. Essas características coringas fazem com que seus looks sejam mais versáteis e fáceis de usar em diferentes eventos.

A proposta do estilo é seguir o círculo cromático – usando cores análogas ou complementares – para conseguir um visual composto de tons que fazem sentido entre si, como rosa e verde, azul com amarelo e laranja com roxo.

Já falamos mais sobre o estilo color blocking infantil no nosso blog, aproveite para ler e entender mais sobre essa tendência que, a propósito, também pode ser aproveitada na montagem dos looks da mamãe!

Quais trajes sociais devo vestir nas crianças?

Acima de tudo, é muito importante prezar pelo seu conforto e bem-estar, pensando que há grandes chances das crianças encontrarem novos colegas nesses eventos e partirem para as brincadeiras.

Contudo, ainda queremos equilibrar esses aspectos com o estilo formal, né? O que pode ser difícil, pois a escolha do traje infantil é muito variável. Não dá para usar um smoking completo em um casamento diurno na praia, por exemplo.

Por isso, recomendamos ter mais de uma opção de roupa social para os seus pequenos. Quer saber onde encontrá-las?

Dica especial: na Brandili Mundi temos peças para meninas e meninos de todas as faixas etárias, então é garantido que por lá você encontrará modelos perfeitos para vestir seu(sua) filho(a)!

Leia também: Armário cápsula infantil: porque investir e como montar

Quais são os tecidos ideias para as roupas sociais infantis?

Os tecidos de trajes sociais para crianças não costumam ser muito diferentes dos usados na confecção de roupas para adultos. A qualidade, fineza e alta costura também estão presentes por aqui. Entenda:

No que se trata das blusas, os tecidos mais usados são linho, cambraia de linho ou algodão – não só por sua qualidade e acabamento resistente, mas também pela leveza e conforto que oferecem.

Quanto às calças sociais, é comum encontrar tecidos como alfaiataria, alpaca, chino, dupioni e faille. Eles são resistentes e oferecem toda a firmeza que essas peças precisam para entregar formalidade às roupas sociais.

Quanto aos blazers e paletós, os tecidos são similares aos que mencionamos acima, com adição de lã e poliéster. Para os vestidos, procure por peças em chiffon, cotelê e algodão.

Esperamos que você tenha gostado deste post! Já decidiu como vai vestir o seu pequeno ou pequena? Temos certeza de que, com essas dicas, ele(ela) ficará incrivelmente chique, elegante e confortável para o evento!

Aproveite para ler nosso post sobre estilos infantis e descobrir a qual moda os seus filhos pertencem! Agradecemos por ler até aqui e esperamos você aqui outras vezes em nosso blog.

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário