Uma das dúvidas mais frequentes que as gestantes têm é: como vestir um recém-nascido na maternidade? Afinal, o bebê está suscetível ao ar condicionado ou temperatura ambiente.
Por conta disso, veja a seguir 4 dicas práticas para vestir seu recém-nascido.
Conteúdo
1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade
É fato que os bebês recém-nascidos são extremamente frágeis e que, portanto, é preciso investir em roupas RN de qualidade.
Para isso, procure por tecidos confortáveis e que não provocam coceiras e irritações na pele. Modelos lisos são os ideias, para que os adereços não fiquem entre as costas e o colchão. Veja alguns cuidados:
- Dê preferência às roupas em algodão;
- Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
- Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
- Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
- Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.
2. Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.
Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.
Uma dica: leve um macacão com tamanho maior de reserva, pois o bebê cresce entre o último ultrassom e o nascimento. É apenas um pouquinho, mas é bom evitar roupas apertadas.
A seleção das trocas de roupa fica mais fácil com o tempo, apenas no começo é preciso arrumar diversas trocas — você perceberá se o seu bebê sente mais frio ou calor conforme ele se desenvolve.
Esses conteúdos vão te ajudar a preparar o restante dos itens da bolsa maternidade:
– 16 itens para levar na bolsa maternidade
– Como organizar a mala de maternidade
3. Defina uma boa temperatura do ar condicionado
Agasalhe o bebê para dormir no ar condicionado e defina uma temperatura padrão que seja agradável para ele, e não para os adultos.
O ambiente pode parecer quente para nós, mas devemos lembrar que os recém-nascidos têm dificuldades em equilibrar a temperatura corporal. Portanto, eles sentem bem mais frio.
Cada ar condicionado possui uma potência, mas os fabricantes indicam padronizar entre 20 e 23 °C para deixar o ambiente fresco.
Em algumas maternidades, a temperatura é regulada por dutos de refrigeração que, por sua vez, deixam o ambiente frio. Isso é necessário para manter o local livre de doenças infecciosas e preservar medicamentos.
4. Faça trocas em um local apropriado
Ainda no hospital, as enfermeiras dão o primeiro banho e logo vestem o recém-nascido — em algumas maternidades, as mães são chamadas para participar desse momento também.
As profissionais dão dicas como: não mexer bruscamente os membros, cuidar com o ângulo do movimento, secar todas as partes com calma, higienizar todas as dobras com cotonete ou algodão e não deixar o bebê sem roupas por muito tempo.
O trocador de fraldas no quarto de maternidade deve ficar em locais estratégicos: longe do vento (de janelas e portas), fora da direção do ar condicionado e próximos ao banheiro (ou dentro dele, no caso de apartamentos).
Isso é pensado para que o recém-nascido fique plenamente confortável e você consiga trocá-lo rapidamente. Inclusive, deixe o trocador de fralda arrumado, com itens de higiene pessoal, fraldas, mantinha e a troca de roupa.
Perguntas frequentes
Bebês recém-nascidos sentem mais frio do que os adultos?
Sim. O controle térmico dos bebês é imaturo. O corpo direciona o sangue para os órgãos vitais e deixa as extremidades com pouca circulação.
Por isso, as mãos e pés ficam levemente azulados — característica que fica evidente ao tirar os bebês do banho.
Contudo, não é preciso colocar mil e uma roupas: o corpo dos recém-nascidos desenvolveu métodos para proteger da hipotermia, incluindo uma capa de gordura especial chamada gordura marrom.
Como sei que aqueci demais o bebê?
Quando o bebê ficar com as bochechas vermelhas e aparecerem gotículas de suor na testa ou nuca, retire uma camada de roupa ou acessório.
Os sintomas persistiram? Retire mais uma camada de roupa e faça a aferição da temperatura em 20 minutos. Caso permaneça alta, há chances de ser febre — comunique imediatamente o pediatra responsável ou leve ao pronto atendimento.
Preciso mudar a roupa do bebê ao longo do dia?
Sim, você precisa trocar a roupa do recém-nascido sempre que ela sujar, seja com golfos, leites, suor, água e quando vaza xixi ou cocô da fralda.
Além disso, é preciso adequar a roupa do bebê à temperatura ambiente.
No Brasil, há diversas regiões com condições climáticas bem diferentes ao longo do dia. Ao amanhecer e anoitecer, as temperaturas são baixas. Já no período intermediário, os termômetros sobem.
Aprendeu como vestir um recém-nascido na maternidade? Com essas dicas ficou bem mais fácil se planejar para o momento, não concorda?
Veja também: