As atividades cognitivas para crianças podem ser essenciais na melhora do raciocínio lógico, memória, tomada de decisões, criatividade e imaginação. Ao participar de quebra-cabeças, jogos de memória, palavras-cruzadas e outras atividades semelhantes, os pequenos estimulam diferentes áreas do cérebro, promovendo o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolução de problemas.
De maneira geral, as atividades cognitivas infantis não apenas ajudam a desenvolver habilidades essenciais, mas também preparam os pequenos para enfrentar desafios acadêmicos e sociais no futuro. Confira uma lista com 7 brincadeiras que podem ser feitas dentro do apartamento ou em áreas abertas, como jardins e parques, por exemplo. Boa leitura!
Conteúdo
O que são atividades de estimulação cognitiva?
Atividades de estimulação cognitiva são exercícios e práticas destinadas a promover o desenvolvimento e a manutenção das habilidades cognitivas de uma criança. Isso inclui funções como memória, atenção, raciocínio, linguagem, percepção visual-espacial e habilidades executivas.
Estimular a criança com brincadeiras atuais e clássicas que promovam essas habilidades é uma ótima maneira de conseguir resultados expressivos. As atividades de estimulação cognitiva podem incluir jogos de memória, quebra-cabeças, palavras-cruzadas, exercícios de lógica, leitura e muitas outras.
1. Desenhos ou pinturas
Os desenhos e pinturas podem ser uma ótima ferramenta para estimular a criatividade e o desenvolvimento cognitivo infantil. Por meio das diferentes cores, formas e texturas, as crianças expandem a compreensão do mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades de observação e análise.
Essa atividade pode ser feita em qualquer ambiente, em casa, apartamento ou, até mesmo, em áreas externas, sendo a última opção a mais indicada. Uma ótima dica é levar a criança para praças, jardins ou outros lugares que tenham contato com a natureza. Faça ela desenhar o mundo a sua volta, de maneira que detalhe as árvores, pássaros, nuvens e outros detalhes.
2. Modelagem com massinha
A massinha de modelar é uma ferramenta incrivelmente útil para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela oferece uma variedade de benefícios que estimulam diferentes áreas do cérebro e promovem o crescimento intelectual e emocional das crianças. Além disso, a manipulação da massinha de modelar estimula a criatividade das crianças, permitindo que elas criem uma variedade de formas, figuras e estruturas.
Para realizar a atividade de maneira assertiva, procure oferecer uma ampla variedade de cores para a criança brincar. Se possível, ofereça também algumas referências para os pequenos tentarem recriar, como personagens de jogos, desenhos animados, alimentos, entre outros.
3. Caça-palavras infantil
Resolver um caça-palavras é uma ótima maneira de estimular pequenas leituras e a resolução de problemas, temas que são importantes dentro do desenvolvimento cognitivo. Essa brincadeira educativa proporciona uma forma divertida e envolvente de aprender, tornando um momento que estimula a cognição em uma experiência super legal para fazer em família.
Você pode começar a introduzir essa atividade de maneira mais simplificada para os mais novos, e ir aumentando a dificuldade conforme o desenvolvimento das crianças. Busque caça-palavras com palavras que realmente façam sentido para crianças, como desenhos e nomes de personagens, por exemplo.
4. Encontre o par
Encontre o par é uma brincadeira cognitiva em que a criança deverá encontrar peças pares que estão viradas ao contrário. A cada peça virada, ela terá que encontrar a similar, caso não encontre, as duas cartas viradas deverão voltar a sua posição original, viradas para baixo. Assim, o pequeno poderá virar outra carta novamente para encontrar os seus respectivos pares.
Existem modelos prontos para brincar ou também é possível fazê-los em casa, uma oportunidade perfeita para criar um momento didático e criar o brinquedo em conjunto com a criança. Busque desenhos que sejam do interesse da criança, como personagens, frutas, brinquedos e outros.
5. Leitura
A leitura infantil é uma das atividades mais fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, pois estimula diversas áreas do cérebro e promove habilidades essenciais para a aprendizagem e o pensamento crítico. A exposição a uma variedade de gêneros literários, como fantasia, ficção e poesia, pode ajudar na capacidade de concentração e no enriquecimento intelectual.
Existem vários livros indicados para crianças. A dica é optar por títulos apropriados para cada faixa etária, de maneira que a sua linguagem seja acessível e proporcione um momento de diversão e aprendizado.
6. Brincadeiras ao ar livre
Se você está procurando por atividades de estimulação cognitiva, adotar brincadeiras ao ar livre para as crianças pode ser uma ótima opção. Além de evitar o sedentarismo, em tempos em que os celulares, tablets e computadores fazem parte do dia a dia, as brincadeiras em praças ou outros ambientes podem ser um ótimo estímulo para atividades físicas.
Dessa maneira, você consegue fazer com que os pequenos desenvolvam gosto por brincadeiras ativas. As mais comuns são: andar de skate, andar de bicicleta, brincar de pega-pega, esconde-esconde e outras.
7. Entregue o troco exato
Mesmo pequenas, as crianças precisam começar a ter uma certa noção da relação adulta com o dinheiro. Ao compreenderem o valor do dinheiro e como administrá-lo de forma eficaz, as crianças aprendem lições valiosas que as acompanharão ao longo da vida.
Nessa brincadeira de estimulação cognitiva, você deverá apresentar para a criança uma quantia “X” de pagamento e o valor de um produto, use a imaginação, crie um ambiente imaginário de um mercado ou uma padaria, por exemplo. Seu filho ou filha precisará apresentar o troco exato que foi solicitado.
Continue navegando em nosso site e conheça outros conteúdos parecidos que podem ser do seu interesse. No blog da Brandili, você encontra posts com assuntos sobre educação infantil, atividades, moda infantil, saúde, entre outros. Confira 9 brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento e se surpreenda!
Até a próxima!