Início » Dicas » Leite materno: confira 10 dicas práticas de como secar com a Brandili!

Leite materno: confira 10 dicas práticas de como secar com a Brandili!

7 minutos de leitura

A amamentação é um momento mágico na relação entre a mãe e o bebê, mas isso não significa que seja algo fácil. Mesmo sendo uma fase importante para o desenvolvimento da criança, também chega o momento de parar, seja pela idade, quando a criança completa mais de 2 anos ou por outros motivos (desconforto, dores, problemas de saúde, entre outros).

O importante é entender que está tudo bem parar de amamentar, no entanto, é preciso buscar orientações médicas sobre o assunto e não parar de amamentar de uma vez. Tal atitude pode trazer riscos como mastite, ingurgitamento mamário e até problemas para o sistema digestório e imunológico da criança.

Se você tem dúvidas sobre a amamentação e deseja parar, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Hoje, apresentaremos 10 dicas mais indicadas de como secar o leite materno de maneira saudável, tanto para mãe como para o bebê. Continue rolando a tela e confira todas as dicas:

Como secar o leite materno

Independentemente dos motivos que fazem uma mãe optar por parar de amamentar, é preciso que essa atitude seja feita de maneira saudável e controlada, de preferência com orientação médica. Tendo em vista essas informações, há diversas maneiras de secar o leite materno, como fazer um desmame gentil, tomar alguns chás, colocar compressas geladas na mama, entre outros.

mãe de um bebê recém nascido tirando o leite materno

Confira agora 10 maneiras diferentes que podem te ajudar:

1. Espere secar naturalmente

A maneira mais indicada e saudável de secar o leite materno é esperar ele secar naturalmente. Isso significa esperar o corpo diminuir a produção de leite gradativamente, no seu devido tempo. Se a criança já iniciou a sua introdução alimentar, essa é sem dúvidas uma das opções mais indicadas.

2. Parar de amamentar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.

No entanto, parar de amamentar a criança é uma indicação para as mamães de bebês de mais de 1 ano. A mãe precisa estar preparada para encerrar a amamentação de uma vez, mesmo que a criança faça manha para mamar. Será comum que ela chore durante o processo, até porque eles são muito pequenos para entender o que está acontecendo.

bebê chorando porque quer mamar más está passsando pelo processo de desmame

3. Diminua a amamentação

Se você deseja secar o leite materno gradativamente, a melhor opção é ir diminuindo com o tempo, fazendo com que a criança se acostume com a nova rotina sem apresentar resistência. Você pode começar a tirar o mamá em um período específico do dia, e com passar do tempo, tirar durante todos os momentos do dia.

4. Faça alguma atividade física

O sedentarismo pode ser um dos motivos agravantes para quem deseja secar o leite materno. Isso acontece devido ao excesso de calorias no organismo, que consequentemente aumenta a produção de leite.

Praticar exercícios físicos pode ajudar a diminuir a produção de leite nas mamas, principalmente para você que já fez o desmame, mas ainda continua produzindo leite. Comece esportes novos, faça uma caminhada, ingresse em uma academia. Acredite: essas atividades são bons exemplos para você ter uma rotina saudável e secar o leite das mamas.

mãe praticando exercicios físicos em casa ao lado do bebê

5. Coloque compressas geladas na mama

Uma opção para quem deseja secar o leite materno rapidamente é aplicar compressas geladas na mama. Uma dica muito importante é não colocar o gelo diretamente na pele, devido ao risco de queimar. Pegue algumas pedras de gelo e coloque em um tecido, deixando na região por aproximadamente 15 minutos.

Faça esse procedimento por até 6 vezes ao dia.

6. Retire um pouco de leite durante o banho

A hiperlactação é um dos maiores motivos de as mulheres sentirem desconforto durante a amamentação. O excesso de leite nas mamas pode proporcionar a sensação de que a região está cheia e até mesmo dor em alguns casos.

Ao tomar banho, retire um pouco do leite em água morna, além de ajudar a secar o leite materno, isso vai ajudar a melhorar a dor e o desconforto.

7. Interrompa o uso da bombinha elétrica

Um dos fatores que estimula a produção do leite é a sucção que o bebê faz na hora da amamentação, e consequentemente, as bombinhas têm o mesmo efeito sobre as glândulas mamárias, já que realizam o mesmo movimento nas mamas do que o bebê.

Sabendo disso, podemos concluir que parar de fazer o uso das bombinhas elétricas pode ser um método eficiente também, pois assim como a sucção do bebê, as bombinhas estimulam a produção do leite. A retirada do leite, propriamente dita, não tem nenhum segredo:

  • Posicione o indicador e o polegar nas duas extremidades da auréola, impulsione-o para o tórax, e faça movimentos de aperta e solta, até que encha o recipiente para armazenamento.

maquininha de tirar leite

8. Tome alguns chás naturais

Alguns chás podem apresentar componentes que ajudam a secar o leite, como o chá de sálvia, hortelã e jasmim. Porém, essa dica só será benéfica caso você esteja fazendo o desmame gradual, caso contrário, o estímulo constante não vai diminuir a produção de leite.

Não use qualquer tipo de erva para fazer chá durante a gravidez ou até mesmo amamentando a criança sem consultar um médico pediatra. Algumas plantas podem ser tóxicas para a criança, por isso todo cuidado precisa ser redobrado, ok?

9. Medicamentos para secar o leite materno

Se você já tentou diversas práticas para secar o leite materno e ainda não conseguiu, outra forma é utilizar medicamentos próprios para essa circunstância. A única diferença é que eles só poderão ser tomados mediante prescrição médica, onde cada caso é analisado para entender se a mãe necessita ou não.

Outro problema relacionado à amamentação é a candidíase mamária. Acesse o link e descubra informações essenciais que você precisa conhecer.

10. Busque a ajuda médica de um especialista

Por último, a dica mais recomendada para quem busca secar o leite materno é procurar ajuda médica capacitada, afinal, somente um médico especialista pode analisar o seu caso especificamente e indicar ações saudáveis e controladas para você parar de produzir leite.

Quanto tempo demora para secar o leite materno?

Ao parar de amamentar, o seu corpo pode demorar um certo tempo a se adaptar, podendo demorar de dias a semanas, variando de caso para caso. As dores e desconfortos podem aumentar, se necessário, tome algum medicamento para dor que não tenha contraindicações.

As papinhas para bebê são as melhores ferramentas para quem busca secar o leite materno. Elas oferecem todos os nutrientes fundamentais para o seu desenvolvimento saudável.

Como evitar a mastite no desmame?

O ideal é fazer um desmame gentil e gradativo, mas o essencial é buscar o auxílio de um mastologista para poder analisar técnicas específicas para o seu caso, além de medicamentos que podem ajudar a secar o leite materno no desmame.

Ah, e caso você não saiba, a mastite nada mais é que uma inflamação na região da mama que pode ocorrer devido a uma infecção por bactérias. Geralmente, ocorre nos primeiros três meses de amamentação. Os sintomas incluem dor nas mamas, inchaço, calor, febre e calafrios.


Esperamos que nossas dicas de como secar o leite materno tenham sido úteis. Continue navegando em nosso site e conheça outros posts similares com assuntos que variam entre alimentação, gravidez, educação infantil, maternidade, paternidade, saúde e muito mais.

Está tendo dificuldades para fazer o bebê dormir a noite toda? Confira 12 dicas incríveis que nós preparamos!

Até a próxima!

3.7/5 - (Total de avaliações: 31)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Leite materno: confira 10 dicas práticas de como secar com a Brandili!”

  1. Meu bebe já tem 2 anos e 4 meses estou tentando tirar do peito ,ele vai pra creche fica em tempo integral mas quando chega só quer saber de mamar. E a noite mama a noite inteira acorda no minimo 1 vez por hora eu preciso tirar do peito pois preciso trabalhar , por favor me de uma dica

    Responder
    • Olá, Denise! A melhor forma de lidar com esse momento é consultando profissionais como parteiras, enfermeiros e médicos. Esses especialistas poderão te dar dicas personalizadas pensando na sua rotina e bem-estar mental e físico. Espero ter ajudado, estou à disposição para mais dúvidas!

      Responder

Deixe um comentário