Como secar o leite materno de forma simples e eficiente

Olá mamãe! Hoje vamos falar sobre como secar o leite materno. Nós da Brandili sabemos o quanto o processo de amamentação é importante e único para muitas mulheres, afinal, esse é um momento de conexão intensa dos bebês com as mães. Porém, por diversos fatores, é chegado o momento em que é preciso interromper a amamentação, seja por impossibilidade de produzir leite, ou até mesmo por uma escolha que a mãe faz, pensando no seu bem-estar e no do bebê.

Depois de tomar a decisão da interrupção, as mamães precisam secar o leite e nós sabemos que muitas têm algumas dúvidas sobre como realizar esse processo de forma correta, natural e eficiente. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para descomplicar e te ajudar a secar o leite da forma mais simples possível sem gerar stress para o neném ou para a mamãe. Afinal, ambos estão passando por uma fase cheia de mudanças! 

mãe com bebê na cama

Hora de parar de estimular a produção de leite

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo ideal para amamentar o bebê é até os 6 meses de idade, o que é saudável tanto para o filho, quanto para a mãe, e depois disso, quando a decisão de interromper a amamentação é tomada, parar de amamentar gradualmente é uma boa escolha, uma vez que à medida que você para de amamentar o seu filho, o corpo automaticamente entende que pode parar de produzir o leite e assim, vai interrompendo essa produção aos poucos.

Também é muito importante usar bolsas de gelo para controlar as possíveis inflamações que possam ser desenvolvidas, como a mastite, que consiste em um tipo de inflamação aguda nos tecidos da mama. Extrair o leite eventualmente também é uma saída, isso evita a ingurgitação, que é o acúmulo de leite nas mamas, deixando-as inchadas e doloridas.

O uso de medicamentos para inibir a produção de prolactina

Alguns médicos são compostos pela Cabergolina, uma substância que é capaz de retardar a lactação pelas glândulas mamárias, inibindo o hormônio prolactina e fazendo com que a mulher pare de produzir o leite. Isso acontece graças à cabergolina, que tem a ação semelhante à dopamina, causando um efeito interruptor sobre a prolactina.

O Dostinex também pode ser usado para a produção do leite materno fora do momento da gestação e pode ser encontrado nas farmácias para venda sob prescrição médica.

pé do bebê

Interromper o uso da sua bombinha elétrica

Um dos fatores que estimula a produção do leite é a sucção que o bebê faz na hora da amamentação, e consequentemente, as bombinhas têm o mesmo efeito sobre as glândulas mamárias, já que realizam o mesmo movimento nas mamas do que o bebê. Sabendo disso, podemos concluir que parar de fazer o uso das bombinhas elétricas, pode ser um método eficiente também, pois assim como a sucção do bebê, as bombinhas estimulam a produção do leite.

Para fazer a ordenha do leite, opte pelo modo manual, e saiba que existe uma forma adequada para realizar esse processo. É preciso higienizar as mãos e o mamilo, com o auxílio de um pano umidificado com água mineral, também é ideal que se use uma máscara, já que a retirada do leite de forma manual não conta com nada que acople a mama.

Depois de se preparar, faça uma massagem ao redor de todo o peito, que vai fazer com que o leite fique mais fluido e saia com mais facilidade, e além disso, você pode fazer o que chamam de “shake”, que nada mais é do que o movimento de chacoalhar, para que o leite desprenda das paredes do peito, sendo extraído de maneira mais eficaz durante esse processo.

A retirada do leite, propriamente dita, não tem nenhum segredo: basta posicionar o indicador e o polegar nas duas extremidades da auréola, impulsionar para o tórax, e fazer movimentos de aperta e solta, até que encha o recipiente para armazenamento.

bebê mordendo brinquedo

Procure um médico especialista e faça um acompanhamento 

Sempre antes de tomar alguma decisão, consulte o seu médico, pois ele irá te auxiliar no processo de secagem do leite da melhor forma. 

Além disso, não se esqueça que cada mulher possui o seu tempo e autonomia para decidir o que é melhor para o bebê e para ela! Tome a decisão quando se sentir segura!

E aí, gostou do post? Esperamos que tenhamos esclarecido as suas dúvidas sobre como é realizado o processo de secar o leite. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro das novidades! O que acha de dar uma olhadinha no post sobre: “O que levar para a maternidade?“. Até a próxima!

Fontes de imagens: Unslpash

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados