Início » Dicas » Presente de páscoa para bebê: 7 sugestões divertidas!

Presente de páscoa para bebê: 7 sugestões divertidas!

Quando se pensa em páscoa, quase imediatamente vem na nossa cabeça os ovos e as deliciosas barras de chocolate. Mas durante os primeiros anos de vida, não é indicado pelos pediatras que os pequenos comam esse tipo de coisa. 

Mas calma, não precisa passar a data em branco por causa disso. Com um pouco de criatividade é possível encontrar um presente de páscoa para bebê!

Tão importante quanto um presente ou ovo de chocolate, é saber o verdadeiro sentido da páscoa. Esse é um excelente momento para reunir a família, para que todos possam celebrar juntos. Inclusive, isso será de extrema importância para o desenvolvimento e memórias do bebê ou criança nos primeiros anos.

Porque não é indicado oferecer chocolate aos pequenos?

O chocolate é um daqueles alimentos deliciosos e irresistíveis. Mas para os bebês e crianças pequenas, ele pode ser altamente prejudicial à saúde. Além das altas calorias, o chocolate também tem outras substâncias que podem fazer muito mal, causando reações alérgicas ou gases.

Para os pediatras e nutricionistas, os chocolates e doces industrializados em geral devem ficar de fora da alimentação dos pequenos até pelo menos os 2 ou 3 anos de idade. 

Os chocolates são ricos em gordura, leite, açúcar e corantes em sua composição, esses ingredientes podem fazer muito mal para os pequenos. Outros ingredientes também são a teobromina e a cafeína, que acabam causando o poder viciante e alguns estímulos negativos para os pequenos.

Os corantes e também os amendoins e castanhas, presentes em alguns chocolates, podem acabar causando reações alérgicas. Outro grande problema é a alta taxa de gordura, que pode fazer com que os pequenos tenham gases ou desconforto causado pelo estufamento da barriguinha.

Quando consumidos pelos pequenos que ainda não estão acostumados ou até mesmo em grandes quantidades pelas crianças maiores, podem acabar provocando diarréia e até vômito. O mais indicado, é que o consumo de chocolate seja pequeno, com no máximo um pedaço pequeno, mais ou menos do tamanho de uma colher de sopa, e apenas às vezes.

No caso das crianças maiores de três anos, o ovo de páscoa está liberado, mas tenha atenção a quantidade. Então é muito importante conversar e explicar para os pequenos, que mesmo que o chocolate seja muito gostoso, eles não podem comer tudo de uma só vez. O ideal é dividir o ovo em pequenos pedaços e ir dando para a criança ao longo da semana.

Como durante os primeiros anos de vida os pequenos ainda não conseguem associar a data comemorativa ao chocolate e outras guloseimas, se eles não forem apresentados a elas, dificilmente pedirão para provar e não sentirão falta. Então cabe aos pais, decidir qual o melhor momento para introduzir esse tipo de alimento.

Sugestões de presentes de páscoa para os bebês

Mesmo sem poder comer chocolate ainda, a data da páscoa não precisa ser esquecida e passar em branco para os bebês e crianças pequenas. Não sabe o que comprar para presentear os filhos, principalmente na primeira páscoa? Então, acompanhe as nossas dicas para escolher um presente criativo e cheio de significado: 

Bonecos de tecido

Os bonecos de tecido são uma ótima sugestão de presente e que inclusive poderá acompanhar os pequenos por muito tempo.

Uma boa sugestão é investir nos bonecos em formato de coelho, fazendo alusão a data comemorativa. Eles são ótimos para decorar o berço ou a cama e também servem para os pequenos brincarem.

Roupas

Como os pequenos costumam crescer rápido, as roupinhas também podem ser uma ótima sugestão de presente de páscoa para os bebês e crianças pequenas. Afinal de contas, uma roupa confortável nunca é demais.

Dê sempre preferência para as peças confeccionadas em algodão, já que elas não causam alergias na pele dos pequenos e também permitem uma maior respirabilidade e mobilidade, principalmente para os que já estão na fase de engatinhar e dar os primeiros passos.

Se você ainda tem dúvida na escolha do tamanho da roupinha, temos um conteúdo bem completo aqui no blog que ensina como escolher o tamanho de roupa infantil ideal e sem erro.

Almofadas

Assim como os bonecos de tecido, as almofadas também são uma ótima opção para presentear os bebês e as crianças menores. Inclusive aqui, a dica é a mesma, de dar preferência para os modelos temáticos que lembram a páscoa.

Elas podem ser usadas para decorar a cama ou berço e também o espaço da brincadeira, para que os pequenos se sentem no chão com um maior conforto e possam brincar de maneira mais lúdica.

Livros

Outra boa sugestão são os livros. Mesmo que nessa idade eles não tenham sido alfabetizados e ainda não saibam ler, os livros são ótimos para que os pais possam ler antes de dormir. Essa é uma excelente maneira de contribuir para o aumento do vocabulário e também para atrair a atenção dos pequenos.

Os livros com a temática da data também são bons para começar a explicar sobre ela para as crianças. Uma das nossas sugestões é o livro “Coelho da Páscoa: livro com janelas”, da editora Usborne. 

Ele é ótimo para bebês, já que conta a história do coelhinho da páscoa com ilustrações coloridas e em cada página é possível abrir uma janela interativa, para deixar o momento muito mais divertido. 

Outra opção de livro é o título “Páscoa no galinheiro”, do escritor Eduardo Bakr. Ele conta a história de um ovo de galinha que tem o sonho de crescer e se tornar um ovo de páscoa e é ótimo para explicar sobre a simbologia do ovo na data e também refletir sobre temas como amizade e as diferenças sociais. 

Quanto mais cedo o contato dos bebês e crianças com os livros, melhor será a relação deles com a leitura e maiores serão as chances de desenvolver o hábito. Temos um conteúdo aqui no blog com algumas dicas para ajudar as mamães e papais a incentivar a leitura dos filhos, ainda nos primeiros meses de vida.

Brinquedos educativos

Os brinquedos educativos também são uma ótima sugestão, já que além de alegrar os pequenos, também contam com recursos lúdicos e que contribuem para o seu desenvolvimento.

Aqueles com blocos de encaixe, com luzes e sons são ótimos para essa fase de descobertas.

Pijamas

Outra opção que as crianças vão adorar são os pijamas. Eles são super confortáveis e também divertidos. Tanto os bebês, quanto as crianças menores podem usar os pijaminhas para brincar em casa e também para a hora de dormir.

Pantufas

Ainda falando em conforto, as pantufas também são uma boa opção de presente para os pequenos. Elas são lúdicas , super divertidas e promovem conforto para os pezinhos, além de evitar que eles entrem em contato direto com o chão gelado.

Viu só como é possível presentear os bebês e crianças menores sem ser com o tradicional ovo de páscoa? São presentes cheios de significado e que além de contribuir para o desenvolvimento dos pequenos, eles também vão adorar.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas de como usar sling de maneira prática e simples.



Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário