Início » Dicas » Esclareça dúvidas sobre a febre amarela em crianças

Esclareça dúvidas sobre a febre amarela em crianças

5 minutos de leitura

A febre amarela é uma doença causada por um vírus e transmitida por mosquitos vetores. A doença tem uma gravidade clínica e um potencial de disseminação grande em áreas urbanas e locais onde existe infestação do Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, apenas a região amazônica registra casos no Brasil e, fora dela, apenas períodos epidêmicos são registrados ocasionalmente. Eles são mais comuns entre os meses de dezembro a maio, quando o vírus encontra condições ideais para a transmissão de vetores e hospedeiros primários.

Continue sua leitura e tire suas dúvidas sobre a transmissão da febre amarela, seus sintomas e vacinação. Confira!

Qual a transmissão da febre amarela?

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos vetores transmissores como o Aedes aegypti, que também é transmissor de outras doenças como a dengue. A doença ocorre em alguns países da África, América Central e América do Sul — inclusive o Brasil.

A transmissão acontece quando uma pessoa que não tomou a vacina é picada por um mosquito transmissor infectado. Caso ela tenha contraído a doença em meio silvestre, pode ser uma fonte de infecção para mosquitos da área urbana, propagando a doença.

A Febre Amarela também pode infectar animais, como os macacos que vivem em ambientes próximos ou no meio de cidades, que muitas vezes desenvolvem a doença de forma silenciosa. Contudo, esses animais uma quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos e torná-los transmissores da doença. Por isso, é fundamental sempre estar sempre de olho e carregar um repelente na mala em viagens e passeios com crianças

Quais os sintomas de febre amarela?

Segundo notícia publicada pelo Instituto Oswaldo Cruz, a febre amarela é uma doença febril infecciosa grave com manifestações repentinas como febre alta, cansaço, calafrio, dor muscular, dor de cabeça vômitos e náuseas e, em casos mais graves, icterícia — quando a pessoa fica com a pele e os olhos amarelados —, sangramentos em várias partes do corpo e até mesmo comprometimento do fígado.

Apesar da agressividade, a maioria dos casos tem boa recuperação dos pacientes infectados, que após a doença devem ser imunizados permanentemente contra a febre amarela.

vista frontal criança deitada na cama doente com termômetro no em baixo de braço

O que fazer diante dos sintomas da febre amarela em crianças?

A primeira coisa ao perceber um sintoma de febre amarela em crianças é procurar um médico emergencista ou pediatra. Caso o diagnóstico seja confirmado, os especialistas agirão estrategicamente para controlar os sintomas, contornando eventuais complicações enquanto o corpo enfrenta o vírus.

Quando tomar vacina de febre amarela?

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Ministério da Saúde recomenda que a dose padrão da vacina de febre amarela seja aplicada a partir dos nove meses de vida, com reforço de, no mínimo, dez em dez anos.

A vacina demora em torno de 10 dias para ter efeito. Então, é preciso se programar com antecedência em casos de viagem para regiões endêmicas.

enfermeira aplicando injeção vacina uma menina sorridente

Vacina de febre amarela dá reação?

Em alguns casos, sim. As reações mais comuns são: febre, dor de cabeça e dor muscular. Isso acontece porque, como a criança teve contato com o vírus, ela pode apresentar um quadro de infecção simples.

Existem manifestações mais graves, mas raríssimas como a encefalite (uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso), um dos problemas que podem acometer a moleira do bebê. Caso identifique sintomas colaterais da vacina, procure seu médico de confiança.

Grávidas podem tomar a vacina contra a febre amarela?

Apenas em casos especiais. Segundo a Fiocruz, a vacina de febre amarela só é recomendada para gestantes em situações especiais, como uma epidemia na região em que reside a paciente ou uma viagem para um lugar com alta de casos.

mulher grávida sorridente sentada na cama

Então, as gestantes, independente das semanas de gestação, devem ter cuidados extras. Por exemplo, usar roupas que cubram as áreas expostas, passar repelente na pele, além de evitar viajar para as regiões que têm casos da doença.

Qual o tratamento para febre amarela em crianças?

Não há tratamento específico para febre amarela, mas, sim, uma observação clínica. É importante hidratar a criança, vigiar sangramentos e, se ela tiver insuficiência renal, usar as medicações recomendadas. Geralmente, a orientação é que as crianças fiquem internadas em observação quando estão contaminadas.

menininho doente com febre na cama e mãe cuidando dele

Em todo caso, lembre de não medicar sua criança sem a recomendação de um médico. Por isso, caso perceba algum sintoma, fale com um profissional da saúde imediatamente!

Quanto tempo após tomar a vacina a criança estará imunizada?

Após 10 dias é o tempo certo para a produção dos anticorpos contra a febre amarela. Se os pais forem viajar e estiverem com dúvidas sobre a imunização das crianças, é possível conversar com o pediatra ou procurar os ambulatórios de medicina para viajantes, que fornecem as informações necessárias.

Quanto tempo dura a vacina contra a febre amarela?

A vacina contra febre-amarela não tem validade e uma dose única serve para a vida toda. Contudo, em casos de viagens para áreas endêmicas, o ideal é fazer o reforço se você tiver tomado a última dose há pelo menos 10 anos.

Vacinar as crianças é muito importante! Uma das melhores manifestações de amor e cuidados com a vida!

Saiba também como cuidar da saúde das crianças no outono! Estamos sempre produzindo novos e relevantes conteúdos para mamães e bebês. Fiquem ligados!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário