Início » Saúde » Corrente do Amor: doador de medula óssea salva a vida de duas crianças

Corrente do Amor: doador de medula óssea salva a vida de duas crianças

4 minutos de leitura

Quando nasce uma criança, nascem também novos pais, irmãos, amigos e muitas pessoas que por ela nutrem um sentimento especial. Toda criança no mundo precisa de cuidado e carinho para se desenvolver. Para homenagear e contar a história daqueles que fazem a diferença por nossos pequenos, lançamos a Campanha Corrente do Amor. Hoje nós vamos falar sobre o Thiago Cardoso: um doador de medula óssea que salvou a vida de duas crianças.

Corrente do Amor: doador de medula óssea salva a vida de duas crianças

Natural de Recife, em 2011 Thiago fez seu cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome /INCA) após participar de um evento sobre o tema, sem saber que isso poderia mudar vidas. Três anos depois, em 2014, ele recebeu um telefonema avisando que sua medula era compatível com a de outro paciente.

Emocionado e muito contente, ele fez uma série de exames de sangue para se certificar que estava bem de saúde e também para confirmar sua compatibilidade. Ansioso para fazer a diferença ele sem medo fez todos os procedimentos necessários. Graças a esse gesto de amor, o bancário não salvou só uma vida e sim duas, os gêmeos Mateus e Cauã!

Desde que nasceram, os pequenos tiveram vários problemas de saúde. Com 9 meses foram diagnosticados com granulomatosa crônica – doença genética rara que deixa a pessoa com imunidade zero – e precisavam de um transplante ou teriam que tomar medicamentos durante a vida toda. Porém, a probabilidade de encontrar um doador de medula óssea compatível é muito menor do que a de um doador de sangue. De acordo com a coordenadora do Redome, Daniele Oliveira, a proporção entre os familiares é de 25%. Já entre desconhecidos, essa chance cai para 1 caso a cada 100 mil pessoas. Como os pais dos gêmeos não têm compatibilidade de medula, a fila de espera pelo transplante era a única esperança.

“Um transplante de medula óssea tem uma proporção muito maior do que a transfusão de sangue. É muito mais difícil você encontrar um doador compatível, por isso é importante que as pessoas tenham essa consciência. A doação de medula óssea é feita em vida. Hoje quem é cadastrado pode experimentar essa alegria. Você tá doando, você não sabe para quem, mas você tem a certeza que está fazendo bem para alguém”, afirma Daniele.

O transplante de medula óssea de Thiago aconteceu em 2015. Após doar, ele não parava de pensar em quem estava salvando. Um ano e meio depois da doação, ele soube que estava salvando a vida de gêmeos e as duas famílias se encontraram em dezembro de 2016. Thiago foi com a esposa e a filha conhecer Mateus e Cauã.

A expectativa do pai dos gêmeos, Wanderland Santos, para conhecer quem ajudou seus filhos foi grande. “Para nós a felicidade é muito grande. Mas o mais bonito foi conhecer alguém que se propôs a doar independente de saber que era para meus filhos. Acredito que sem o transplante, meus filhos não teriam uma qualidade de vida. Eles viviam no hospital com crises, aparelhos e muitas medicações, além disso, não podiam brincar como as outras crianças” conta o emocionado o pai, que hoje tem dois filhos cheios de saúde em casa.

Assista ao vídeo desse reencontro emocionante:

Que história mais linda, né gente?

Que o exemplo do Thiago sirva de inspiração para muitas pessoas. Inscreva-se também para ser doador de medula: esse gesto pode salvar vidas! Além dessa história, muitas outras fazem parte da Corrente do Amor. Leia também:

>> Corrente do Amor: garotinho se torna o melhor irmão que sua maninha poderia ter

>> Corrente do Amor: médica dá alta a bebê no dia do seu aniversário de 1 ano de vida

>> Corrente do Amor: em troca de boas notas, dona de padaria oferece lanche para menino

E você? Tem também uma história inspiradora para dividir com a gente? É bem fácil, olha: Passo 1: pense na história de alguém que tem amor pela criança; Passo 2: poste essa história nas redes sociais da Brandili com a #CorrentedoAmorBrandili ou aqui nos comentários do blog; Passo 3: pronto, você já está participando! As histórias mais emocionantes serão transformadas em animações, que serão exibidas em todo o Brasil.

Esperamos contar com a sua história aqui, quanto mais pessoas maior será a corrente do amor <3

Imagens e informações: Blog da Saúde

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário