Início » Atividades » Como criar uma cápsula do tempo: 5 passos para fazer com os pequenos

Como criar uma cápsula do tempo: 5 passos para fazer com os pequenos

5 minutos de leitura

A cápsula do tempo é uma atividade diferente e muito divertida para fazer com as crianças. Ela consiste em um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos comuns em uma determinada data, para que, assim, o seu conteúdo seja preservado e acessado alguns ou muitos anos depois.

Se para os adultos muita coisa muda em 10 anos, imagine para as crianças! Qual a brincadeira favorita, qual canção mais gosta, o que quer ser quando crescer. Já imaginou se questionar agora e só conferir as respostas uma década depois? Isso, no mínimo, deve ser muito interessante — além de ser incrível para guardar as memórias dos seus pequenos.

Fora ser uma atividade com intuito de divertir os pequenos, a cápsula do tempo acaba sendo intuitiva por estimular o aprendizado, a curiosidade e a imaginação, que são extremamente importantes para a saúde mental e emocional infantil. Para isso, preparamos o conteúdo de hoje com 5 passos para fazer uma cápsula do tempo. Confira!

1. Escolha a cápsula ideal

O primeiro passo para fazer a sua própria cápsula do tempo é decidir em qual recipiente os objetos serão armazenados. Dessa maneira, fica muito mais fácil saber o que pode ser guardado ou não. Dá para decidir também por quanto tempo ela será armazenada, de 5 a 10 anos é um período muito bacana e a criança já vai estar bem crescida.

menina sorri para a câmera enquanto se esconde dentro de um cesto de vime

Por ser uma caixa que vai ser escondida durante vários anos, a dica é escolher um recipiente ou qualquer embalagem feita em um material resistente, que não sofra danos até o dia em que será aberta. As caixas de sapato, uma mala velha, uma garrafa pet e um pote de café podem ser ótimas escolhas.

Levar em consideração o local que você deseja guardar a cápsula também é importante na hora da escolha da embalagem. Se você pretende estimular a criatividade da criança e fazer como nos desenhos animados, enterrar como um tesouro pode ser uma ótima ideia, só é um pouco mais trabalhoso.

2. Determine os objetos da cápsula

Nesse passo, será necessário escolher os objetos que serão colocados dentro da cápsula. Escolha acessórios que a criança usa com uma certa frequência, os mais utilizados são: brinquedos, peças de roupa, provas da escola, convites de aniversário, relógios, calçados e muitos outros. Você também pode colocar revistas, fotos em família e jornais — fica muito bacana!

mães e filho escolhem brinquedos para guardar na cápsula do tempo

Não economize na imaginação, outra dica muito legal é pedir para a criança (caso ela esteja passando pela alfabetização) escrever uma pequena carta com seus gostos pessoais, previsões para o futuro, qual profissão vai exercer, dentre outros.

Coloque qualquer outro objeto que seja compacto e, principalmente, não perecível. Obviamente não é uma boa ideia colocar bebidas ou comidas que passam rapidamente no tempo de validade.

3. Anote a data de criação e a previsão de abertura

No terceiro passo, você vai precisar anotar o dia em que a cápsula do tempo foi criada, bem como o dia previsto em que ela será aberta. Assim, quando a criança (que não será mais tão criança) encontrar a caixa, vai saber se está na hora ou não de abrir e descobrir o que tem dentro dela.

mãe e filhas escrevem recados para a cápsula do tempo

A dica é não fazer as anotações utilizando canetinhas na parte externa, pois, com a ação do tempo e dependendo do ambiente que você guardar, elas podem se desfazer com o passar dos anos. Use tintas ou marcadores mais resistentes que consigam fixar bem na embalagem que você escolher.

Pense em alguma alternativa para conseguir se lembrar da data com o passar dos anos. Anote em um papel que você sempre tem contato, adicione a data em um calendário digital, faça uma configuração automática no e-mail, escreva a data no guarda-roupa da criança, dentre outros.

4. Escolha o local para enterrar ou guardar

Escolha o local onde a cápsula será enterrada ou guardada. Se você optar por enterrar no quintal da sua casa ou em algum lugar mais remoto, lembre-se de tirar fotos e gravar vídeos do local.

Menina cuida do jardim onde enterrou a cápsula do tempo

Assim, será muito mais fácil para localizar no grande dia. Alguns aplicativos também fornecem coordenadas via GPS que podem ajudar na identificação.

Leia também: A importância dos brinquedos sensoriais para o desenvolvimento dos pequenos

5. Feche e guarde a cápsula do tempo

Por fim, chegou a hora de guardar a cápsula no local que você escolheu. É muito importante que a criança participe de todas as etapas e crie recordações únicas para se lembrar no futuro.

Com um saco hermético, feche a caixa com os objetos dentro e a guarde. Se preferir, coloque algo perto que sinalize o local onde a cápsula está guardada. Uma estaca de madeira ou uma pedra podem ser uma ótima opção.

Agora é só deixar a cápsula do tempo lá e esperar o passar dos anos para poder retirá-la!


Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você. No nosso site, você encontra vários posts com dicas de brincadeiras criativas que ajudam no desenvolvimento do seu filho. Caso tenha interesse, confira mais sobre a leitura infantil: 7 dicas para incentivar as crianças + FAQ.

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário