Início » Atividades » Veja como aproveitar o Dia Mundial da Reciclagem

Veja como aproveitar o Dia Mundial da Reciclagem

7 minutos de leitura

Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem. É uma ótima oportunidade para conversar com os filhos sobre a importância desse ato para o meio-ambiente e para a sociedade.

Reciclar o lixo e preservar a natureza são atitudes exemplares para ensinar às crianças, afinal a geração delas vai precisar cuidar do planeta cada vez mais. E a melhor forma de fazer isso é na prática. Se, desde cedo, os filhos veem os pais prezando por valores e tomando iniciativas que ajudam a preservar o meio ambiente, vão seguir o exemplo e entender a necessidade de cuidar do planeta.

Hoje trouxemos um conteúdo para você utilizar como referência e transmitir esse conhecimento tão essencial. Vamos falar sobre o vidro, o papel, o metal e o plástico, que é um vilão na natureza. Aliás, você lembra quais são as cores da reciclagem e o que significam?

Também vamos dar dicas de como separar o lixo para coleta e, no final, ainda temos um bônus super divertido! Acompanhe!

Entenda a importância da reciclagem do vidro

O vidro não é um material biodegradável e, se descartado na natureza, pode permanecer impactando-a por até 10 mil anos! A reciclagem do vidro é muito importante porque é possível aproveitar 100% do material no processo.

Como vantagens da reciclagem de vidro, podemos citar a diminuição do volume de lixo nos aterros, a redução do perigo de ferimentos em coletores de lixo comum ou em animais silvestres, caso o material seja descartado na natureza.

Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se cerca de 1.200 quilos de matéria-prima. O que corresponde a 70% de material que seria utilizado para fabricar ainda mais vidro.

Substituir o uso de embalagens plásticas por embalagens de vidro é uma atitude exemplar para dar às crianças. Além de ficarem mais conscientes sobre a reciclagem, também desenvolverão maior cuidado no manuseio dos objetos de vidro, por entenderem a fragilidade e as consequências do descuido.

menininha despejando vidro em ponto de reciclagem

 

Para ilustrar esse tema, que tal fazer um pote sensorial da Frozen com os pequenos?

Veja como reciclar papel

A produção do papel é um dos processos que impactam diretamente a natureza de forma intensiva, pois depende da extração das fibras de celulose das árvores.

Nas últimas décadas, com as notícias sobre as mudanças climáticas, as indústrias produtoras de papel precisaram se adequar para que os seus processos fossem sustentáveis, ou seja, devolvessem para a natureza tudo o que dela retirassem.

Hoje, as árvores mais utilizadas para a produção de papel são os pinheiros por terem fibras mais longas e resistentes, diminuindo o custo de produção; e os eucaliptos que crescem rápido e otimizam o tempo de produção.

filha entregando tudo de papel para mãe colocar na caixa de reciclagem

 

Para cada tonelada de papel, são necessárias 15 árvores, ou aproximadamente 2 toneladas de madeira, além de quase 100 mil litros de água e muita energia. E não é só isso: cerca de 18 quilos de poluentes orgânicos são despejados em rios, além de quase 90 quilos de resíduos sólidos.

Explicar para as crianças que quanto mais papel é reciclado, menos árvores são derrubadas é uma maneira singela e lúdica de conscientizá-las sobre a importância desse ato. A ingenuidade infantil valoriza muito a natureza e, para elas, saber que as árvores são derrubadas para a fabricação do papel tem um valor sentimental grande.

Por isso, procure usar produtos de papel de empresas que tem um processo renovável e passe esse conhecimento para as crianças. Com o tempo, elas também vão começar a procurar por produtos ambientalmente responsáveis.

Para este tema, sugerimos contextualizar fazendo com os seus filhos uma torre de rolos de papel reciclados, que tal?

A reciclagem do metal

O metal pode ser reciclado diversas vezes e não perde as suas propriedades durante o processo. Por ser um material com grande durabilidade e resistência, a reciclagem é de extrema importância.

O maior benefício da reciclagem dos metais é a economia de recursos energéticos hídricos, além de eliminar a necessidade de extração e beneficiamento do minério e evitar a contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado do material na natureza, que pode demorar de 50 a 200 anos para se decompor.

Quando acontece de o metal ir parar em aterros sanitários, nas ruas ou na natureza, ele pode contaminar o solo, descendo até lençóis freáticos, penetrando na água e consequentemente no organismo de animais e vegetais.

vista de cima de símbolo de reciclagem de metal com latas em volta

 

Conheça o porquê reciclar o plástico

O grande vilão da natureza ficou por último. Sim, o plástico está em praticamente todos os lugares e é preciso conscientizar as novas gerações sobre a necessidade imediata da reciclagem, descarte correto e principalmente diminuição do consumo de materiais plásticos.

Sabemos que isso não é tão simples, afinal, grande parte dos brinquedos, utensílios e objetos que as crianças usam são de plástico. Mas existem outras opções, como nossas ideias de brinquedos para fazer com material reciclado, e é fundamental gradativamente ir conscientizando as crianças sobre o assunto.

Segundo estudo realizado pela WWF (World Wildlife Found) a poluição plástica anual dos oceanos não vai diminuir até 2039, pois o aumento do consumo é e continuará sendo muito maior do que a capacidade de tratamento dos resíduos.

mulher preparando caixa de garras de plástico para reciclagem

Dicas para separar corretamente o lixo reciclável

Para que os materiais possam ser reaproveitados ao máximo, é importante que o descarte seja feito de forma correta e consciente. Siga as nossas dicas e colabore com a educação dos seus filhos e o meio-ambiente.

  • Plásticos: lave-bem as embalagens, principalmente no caso de laticínios, detergentes e xampus, pois os resíduos podem comprometer o aproveitamento do material na triagem;
  • Papéis: sempre descarte secos, em caixas ou em sacos plásticos;
  • Metais: se forem metais leves como latinhas, podem ser amassados para ocupar menos espaço. Também precisam ser lavados para não comprometer o aproveitamento das embalagens. Evite deixar latas abertas e objetos cortantes em sacos plásticos, para evitar que animais acabem sufocando ou se machucando em meio aos materiais, além de colaborar com a segurança dos catadores e trabalhadores das cooperativas de reciclagem;
  • Vidros: Lave bem as embalagens, retire tampas e rótulos — se possível — e embale em caixas ou outros compartimentos rígidos, para evitar a quebra ou acidentes com os catadores e trabalhadores da cooperativa.

Viu só, é super simples e faz uma diferença muito grande! Se você ainda não tinha adotado essas práticas, comece hoje e passe os ensinamentos para seus filhos!

crianças separando lixo em três lixeiras

 

Bônus: atividade de reciclagem de papel para fazer com as crianças

Uma brincadeira lúdica e muito legal para fazer com as crianças e trabalhar a importância e necessidade da reciclagem de materiais e preservação ambiental.

Para esta experiência, vocês vão precisar de:

  • Papel (jornal, revistas, folhas impressas etc);
  • Água;
  • Um liquidificador;
  • Uma moldura de madeira com uma tela de nylon (pode ser uma meia calça, por exemplo);
  • Uma moldura de madeira sem tela;
  • Uma bacia grande o suficiente para colocar as telas dentro;
  • Panos velhos e esponja;

Peça ajuda das crianças para rasgar os pedaços de papel e colocar dentro do liquidificador. Adicione água na proporção de dois copos de água para cada copo de papel e bata.

Depois, despeje a mistura na bacia e afunde as molduras deixando a que não tem tela por cima. Traga as molduras para a superfície da água lentamente e tire-a, deixando escorrer o excesso de água na bacia.

Com cuidado, vire a moldura com o papel em um pano velho e, delicadamente, absorva o restante da água com a esponja. Levante a moldura e deixe o papel secar.

Pronto! Após seco, o papel reciclado está prontinho para receber o desenho das crianças.

Depois de todas as atividades, lembre de lavar as roupas das crianças corretamente para aproveitar melhor ainda o tempo com as crianças!

3.7/5 - (Total de avaliações: 4)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário