Início » Atividades » Dia da Infância: 5 atividades essenciais para as crianças

Dia da Infância: 5 atividades essenciais para as crianças

4 minutos de leitura

Dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância. O propósito da data é promover uma reflexão sobre as condições econômicas, sociais e educacionais em que crianças (meninos e meninas) vivem no mundo inteiro. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), são consideradas crianças pessoas com até doze anos de idade incompletos. Essas crianças são amparadas por uma lei que garante direitos e oportunidades.

Além de estudar e frequentar uma escola, reservar um tempo para brincar é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Através da brincadeira a criança desenvolve diferentes ações, adquire habilidades criativas, sociais, intelectuais e físicas. Estimulando-a a sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianças de verdade.

Pensando nos ganhos que temos por meio dessa atividade, separamos um checklist com 5 atividades essenciais na infância de uma criança:

1. Desenhar

Seja com lápis, tinta, hidrocor, canetinha, no papel, chão, quadro, etc….  Desenhar é uma forma da criança colocar para fora os seus pensamentos, ideias, exercer a criatividade e coordenação com o movimento do lápis, conhecimento das cores e texturas de materiais, folhas, etc.

2. Fazer o próprio brinquedo

Além de estimular a criança a reaproveitar materiais e sua criatividade, é um momento de criação em família. A criança irá usar a imaginação, lidar com objetos diferentes e que necessitam de toda atenção, vivenciando assim uma experiência incrível. Claro, tudo isso, com a supervisão de um adulto!

3. Brincar de faz de conta

Além de necessário e a saudável, o brincar é um treino para as relações futuras. É um momento onde as crianças conhecem tantas coisas e também se autoconhecem como indivíduos. Por volta dos 3 anos, “o faz de conta” se torna mais presente, aguçando a capacidade dos pensamentos abstratos. 

Desde bebês os pequenos absorvem o que presenciam, seja com o médico, com os pais, o dia a dia da casa, rotina, avós, etc… E, na segurança da brincadeira, ela pode experimentar uma nova forma de agir, de ser, tentar estratégias para resolver os problemas. Brincar de faz de conta é a conversa do mundo interior com o real.

4. Andar de bicicleta / patinete / patins

Vencer medos também são formas de aprendizagens. Estimular o convívio com esportes, o não sedentarismo (benefícios para a saúde), equilíbrio, coordenação motora e, acima de tudo, o vínculo com os pais. Vai dizer que você não lembra do dia em que deixou as rodinhas da bicicleta de lado? Quem estava alí com você nesse momento?

5. Ouvir histórias 

Seja antes de dormir ou não, ouvir histórias nos proporciona viajar através dos livros. Sair de cena, de casa, mergulhar em outros mundos. E o prazer pela leitura é algo construído desde a infância, com o estímulo e exemplo dos pais. Desperte em seu filho a vontade de viver ainda mais aventuras e histórias por meio de páginas infinitas.

Desejamos uma infância feliz e verdadeira para todas as crianças, em que elas possam exercer e viver o melhor que essa fase tem a oferecer. Um mundo de descobertas, aprendizado, amor, carinho, brincadeiras, afeto e com as condições necessárias 

Fonte das imagens: Freepik

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário