Início » Dicas » Desenhos educativos: conheça os principais!

Desenhos educativos: conheça os principais!

11 minutos de leitura

Qual criança não ama assistir desenhos animados? Eles são capazes de entreter os pequenos por bons momentos e dar uma trégua para os pais quando precisam de um tempo com as crianças quietinhas. Será que esses desenhos são benéficos para o desenvolvimento dos pequenos? 

É por esse motivo que muitos pais procuram por desenhos educativos. Eles permitem equilibrar na balança o entretenimento em frente das telas da TV, do tablet ou celular com as lições que queremos que eles aprendam enquanto se desenvolvem. 

Se antigamente tínhamos hora certa para assistir desenho, hoje esse limite é mais turvo já que os serviços de streaming como a Netflix e a Amazon Prime Video – para citar apenas os principais – permitem assistir esses programas em qualquer momento. 

É com isso em mente que a Brandili preparou uma lista com os principais desenhos educativos que os pais deveriam conhecer! Ao colocar as crianças para assisti-los, você poderá ficar tranquila de que elas estão recebendo conteúdo de qualidade e educativo, confira:

10 desenhos educativos que os pais deveriam conhecer 

O universo de desenhos educativos, felizmente, vem se expandindo a cada dia. Assim, é possível encontrar produções de qualidade em diferentes plataformas, desde a TV a cabo, até os serviços de streaming ou mesmo no Youtube. 

Essas animações contam com personagens cativantes, músicas e cenários coloridos que fazem a diversão das crianças ao mesmo tempo que ensinam lições relacionadas ao trabalho em equipe, amizade verdadeira, inteligência emocional e aquelas envolvendo o conhecimento escolar, como lições de ciências e de geografia. 

Veja abaixo nossa lista com ótimas sugestões de desenhos educativos e conte quantas delas ainda não conhecia: 

1. A Casa do Mickey Mouse 

Nós todos já conhecemos bem o Mickey e sua turma, não é mesmo? A Minnie, o Pato Donald, o Pateta, o Pluto e a Margarida se juntam ao camundongo mais famoso do mundo nessa animação em 3D da Disney.

A cada capítulo, os personagens da turma se deparam com problemas que exigem raciocínio lógico básico para ser resolvido. Assim, diante das questões do cotidiano que precisam de conhecimentos de formas geométricas, cálculos e leitura de códigos simples, o pequeno espectador é convidado a aprender e participar da resolução desses problemas. 

O desenho é ótimo para entreter as crianças com os personagens que já são conhecidos por toda a família e desenvolver seu raciocínio lógico desde pequenas. 

criança assistindo desenho com familia

2. Dora, a Aventureira 

A personagem Dora também já é uma velha conhecida da maioria dos pais. No ar desde o ano 2000 e recentemente adaptada para as telonas em um filme live action, a pequena Dora e seu amigo Botas, um macaco, se aventuram em diferentes cenários resolvendo diversos problemas. 

Embora pareça um desenho simples para quem vê de fora e só enxerga os traços básicos da animação, “Dora, a Aventureira” se tornou um fenômeno mundial por diversos motivos. 

O principal deles é o bilinguismo da personagem. Na versão brasileira, Dora ensina pequenas frases e palavras na língua inglesa para as crianças que assistem. Assim, fica mais fácil introduzir as crianças ao aprendizado de outros idiomas. 

Além disso, os episódios desse desenho sempre contam com o enfrentamento de problemas simples que pedem a interação da criança em sua resolução. Dessa forma, o desenho é perfeito para ensinar lições básicas de raciocínio para os pequenos e, ao mesmo tempo, introduzi-las ao inglês. 

3. O Show da Luna

A animação brasileira iniciada em 2014 pela Discovery Kids se destaca nas diferentes listas de desenhos animados educativos. A protagonista é Luna, uma garotinha de 6 anos de idade apaixonada por ciências! 

Em seu show, Luna é acompanhada de seu irmãozinho Júpiter, de 4 anos, e do furão de estimação da família, o Cláudio, em diferentes situações. Para ela, o mundo é um imenso laboratório de ciências para fazer suas descobertas. 

Seja dentro de seu quarto, no quintal de casa, na praia ou aonde for. A cada episódio a turma encontra um objeto de estudos e não descansa até descobrir como ele funciona. Nessas aventuras, as crianças aprendem desde como a pipoca é feita, a importância de lavar as mãos e até mesmo os conhecimentos sobre o espaço sideral. 

O desenho é perfeito para as crianças em idade pré-escolar, com o potencial de potencializar a curva de aprendizagem delas. 

4. Mundo Bita 

E já que o assunto é animação brasileira, não podemos deixar de citar o Mundo Bita! Produzidos em Pernambuco, os vídeos do canal ganharam o coração dos pequenos por transportarem eles a um mundo mágico, colorido e muito divertido. 

Os vídeos são acessados facilmente no YouTube. Pela tela do celular ou tablet, os pequenos se entretêm com músicas cativantes e de melodia envolvente como a famosa “o sol já nasceu lá na fazendinha!”. 

Nesse e em outros vídeos, as crianças são convidadas a brincar, aprender e se divertir com muita alegria e animação. Por isso, meninos e meninas de diferentes idades se tornaram grandes fãs do Bita e sua turminha. 

5. Jacarelvis e Amigos 

Mais uma produção brasileira que envolve os pequenos na diversão e no aprendizado por meio de músicas animadas e educativas. Também disponível no YouTube, o desenho educativo é protagonizado por um simpático jacaré cantor com um topete igual ao do Elvis, o Jacarelvis. 

Em diferentes vídeos, o jacaré e seus amigos cantam e ensinam sobre os animais, sobre a importância de escovar os dentes e sobre problemas de matemática, entre outras lições. Com sua voz inconfundível e bem afinada, o personagem conquistou mais de 400 mil inscritos em seu canal. 

Esses inscritos são, em sua maioria, os pais das crianças nos primeiros anos da infância, já que os vídeos da turma são perfeitos para essa fase de aprendizado mais inicial. 

familia assistindo desenho

6. Doki

Estreado em 2013 na Discovery Kids Brasil, o desenho traz um cãozinho branco como protagonista de diversas aventuras ao redor do mundo. Doki é acompanhado de sua turminha que conta com Otto, Mundi, Anabela, Fico e Gabi, diferentes espécies de animais apaixonados por fazer descobertas. 

Em cada episódio a turma encontra novas questões e viajam ao redor do planeta para encontrar as respostas que procuram. Nessas aventuras, as crianças podem conhecer de forma divertida a Floresta Amazônica, a Muralha da China, as praias do Havaí e a bela Paris, entre tantos outros destinos. 

No maior estilo Discovery Channel, os pequenos aprendem sobre as diferentes lições que podemos descobrir mundo afora. 

7. Bubble Guppies 

A viagem, dessa vez, é até o fundo do mar. A animação Bubble Guppies conta com seis protagonistas – crianças com caudas de peixe, como sereias – que vivem debaixo d’água e acompanhadas de um peixe, o Senhor Garoupa, resolvem diferentes desafios. 

O que se destaca nesse desenho é a forma com que trata de lições escolares sem aquele ar de rigidez que esses assuntos normalmente são tratados. Os conhecimentos de matemática, geografia e ciências, por exemplo, são abordados naturalmente nos diálogos entre as crianças e o Senhor Garoupa, que cumpre o papel semelhante ao de um professor. 

Assim, com aventuras no fundo do mar e muitas músicas, as crianças absorvem lições importantes para o desempenho escolar de forma espontânea e divertida, deixando o aprendizado ainda mais fácil. 

8. Daniel Tigre 

Daniel é um tímido tigre de apenas 4 anos que vive suas aventuras em uma vizinhança imaginária. Acompanhado de seus amigos Katerina, Elena, Príncipe Quarta-Feira e Coruja, o protagonista se diverte enquanto aprende diferentes lições. 

Assim como o desenho anterior, Daniel Tigre é ótimo para a absorção de alguns conhecimentos da escola. Além disso, esse desenho se destaca pelos ensinamentos que traz ligados à inteligência emocional das crianças, uma habilidade essencial para sua vida toda. 

Isso acontece ao Daniel, em toda a trama ele vive suas aventuras e experimenta diferentes emoções. No desenrolar dos episódios, o personagem tímido e corajoso percebe seus diferentes sentimentos e dá nome a cada um deles, incentivando que as crianças façam o mesmo. 

9. Pergunte aos StoryBots 

Desenho original da Netflix, os StoryBots são robozinhos que vivem em outro mundo capazes de responder as perguntas mais difíceis das crianças! 

Em cada aventura Beep, Bing, Bang, Boop e Bo – o quinteto de robôs que formam a equipe 341B – viajam até o nosso planeta para responder essas perguntas e ensinar lições diversas. Isso tudo sempre com músicas ao final dos episódios. 

Então na próxima vez que seu filho perguntar por que o céu é azul, como os aviões voam ou por que não pode comer sobremesa o dia todo, é só ligar a Netflix e perguntar aos StoryBots! 

10. O Pequeno Reino de Ben e Holly 

Faltou um pouco de magia nessa lista, você não acha? Bom, com a última recomendação não falta mais! 

O Pequeno Reino de Ben e Holly é um desenho educativo feito pela mesma produtora de Peppa Pig e segue os dois protagonistas por aventuras com castelos, mágicas, fadas, princesas e duendes. 

Holly Thistle é uma pequena princesa-fada que vive em um castelo e está aprendendo a fazer magia. Por ser um pouco desastrada, seus feitiços acabam não dando muito certo. 

Ben, seu melhor amigo, é um duende que vive em uma árvore mágica e tem a habilidade de fabricar brinquedos e varinhas mágicas. Ele também não é tão bom com magia, porém, oferece ótimos conselhos para sua melhor amiga durante as aventuras! 

Com o decorrer dos episódios, as crianças aprendem lições ligadas à amizade, ao trabalho em equipe e à dedicação de forma divertida, misturando fantasia e mundo real na medida certa. 

mãe e filha assistindo desenho

Dica da Brandili: nada em excesso é bom

Como deu para ver, existem diferentes produções que podem ensinar lições valiosas para os pequenos enquanto se divertem em frente às telinhas. No entanto, mesmo que estejam aprendendo com esses desenhos, assistir TV por muito tempo não é o mais recomendado para as crianças. 

Para ter um desenvolvimento completo elas precisam brincar, se divertir, fazer seus deveres e, assim, viver suas próprias aventuras no mundo real e aprender essas lições na prática. Por isso, é importante que os pais estejam atentos ao tempo que seus filhos passam assistindo TV. 

Você pode, por exemplo, incentivar que eles tenham brincadeiras temáticas relacionadas ao que acabou de aprender com o episódio de desenho. Assim, você garante o equilíbrio entre o tempo de tela e a diversão com brincadeiras práticas. 

Com as dicas de desenhos educativos que a Brandili trouxe, com certeza vai ficar mais fácil equilibrar esses dois fatores e garantir que seus filhos recebam os diferentes ensinamentos que precisam para crescer com a mente “afiada”. 

Se quiser continuar os estudos sobre como estimular o aprendizado dos pequenos, sugerimos que leia nosso post com dicas de jogos e aplicativos educativos para as crianças. Assim você garante o desenvolvimento de forma lúdica quando estiverem brincando no celular também. 

Esperamos te ver nesse e nos próximos posts, até lá!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário