Início » Educação Infantil » Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

3 minutos de leitura

Desde o momento em saem da barriga da mamãe, as crianças passam a depender do cuidado de muita gente. Sejam elas familiares, pais, irmãos, tios ou até mesmo pessoas que cruzam por seu caminho, como médicos, educadores, cuidadores… Para homenagear e compartilhar histórias de quem dedica seu tempo e carinho aos nossos pequenos, a Brandili lançou a campanha Corrente do Amor. Hoje vamos contar a trajetória da Maria de Fátima Destro Arruda: uma professora que visita aluno a aluno em casa para conhecê-los melhor e poder ajudá-los.

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

Tudo começou quando ela assumiu todas as turmas da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourides Dell Porto, situada na cidade de Caieiras (SP). Uma tarefa que ela sabia que não seria nada fácil pois além do mau comportamento muito alunos tinham dificuldade de aprendizagem. Um menino, inclusive, havia sido rotulado como “caso perdido” e ninguém mais na escola acreditava na sua melhora, o que deixou Maria de Fátima inconformada já que ele tinha apenas 9 anos de idade.

Apesar do grande esforço feito dentro da sala de aula, a professora percebeu que precisava fazer algo mais. Foi aí então que surgiu a ideia de ir na casa de todos seus alunos para conhecê-los melhor e acompanhar a evolução de cada um. Nasceu assim o Projeto Professora em Minha Casa. As visitas duravam em torno 30 min, tempo de total dedicação extra trabalho, o qual a educadora não seria remunerada. Mesmo assim o ganho obtido valeu muito a pena. Com essa aproximação, os alunos apresentaram uma significativa melhora em seus desempenhos.

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

O Projeto Professora em Minha Casa não parou por aí, atravessou fronteiras e ganhou o mundo. Navegando pelo site do Congresso Internacional de Educação Especial e Pedagogia realizado em Cuba e sonhando em um dia participar a professora, sem muita pretensão, inscreveu o projeto. Duas semanas depois, para sua surpresa, ela foi selecionada para representar o Brasil e seus alunos e apresentar sua ideia no evento. Prontamente, conseguiu um apoio da prefeitura para o custo de passagem e hospedagem, mas o restante das despesas foram pagas por ela.

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

Além da sala de aula ter melhorado, tanto em aprendizado como em comportamento, Fátima ressalta o ponto mais positivo do projeto: a confiança, a autoestima e a afetividade que não são apenas os alunos que recebem. É uma troca.

“E é por isso que eu continuo apostando nesse projeto até hoje, mesmo sem apoio nenhum. Meus colegas dizem que eu sou louca, já que não tenho nem tempo e nem dinheiro para continuar com ele, mas eu não desisto porque eu acredito que o professor tem uma razão social muito maior do que apenas proporcionar conteúdo, nosso papel está muito além disso.”

Corrente do amor: professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-losLinda demais a atitude dessa professora, ela é uma verdadeira guerreira que deve servir de exemplo para mais e mais pessoas. Além dela, muitas outras histórias somam-se a Corrente do Amor. Leia também:

>> Aposentada doméstica alimenta 230 crianças todos os dias em favela de SP

E você?

Tem também alguma história inspiradora para contar? Conte a história de uma pessoa que fez o bem para o seu filho nas redes sociais da Brandili com a hashtag #CorrentedoAmorBrandili: pode ser no Facebook, Instagram ou aqui mesmo no Blog nos comentários!

Esperamos contar com a sua história aqui, quanto mais pessoas maior será a corrente do amor <3

Imagens: Arquivo Pessoal | Saiba mais: Razões Para Acreditar e Página do projeto no Facebook.

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário