Início » Dicas » Cabelo crespo infantil em livros

Cabelo crespo infantil em livros

2 minutos de leitura

A construção de identidade se inicia desde muito cedo e passa pela compreensão dos fatores do dia-a-dia, do reconhecimento de características locais e familiares, comparação e referências. Existem muitas obras de literatura brasileira que fazem alusão à África ou à cultura afrobrasileira, e a transmissão dessas histórias, estéticas e saberes são essenciais para que as crianças tenham um referencial para a sua construção de identidade.

O Manifesto Crespo, um coletivo que promove o universo da estética negra brasileira, fez uma seleção de livros infantis que falam sobre o cabelo crespo. São histórias divertidas e educativas, que podem auxiliar no reconhecimento da identidade dos pequenos.

Vale a pena conferir!

Olhem só:


– MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA (Ana Maria Machado)

Cabelo crespo infantil em livros

Através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, a autora coloca em cena alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.


– O CABELO DE LELÊ (Valéria Belém)

Cabelo crespo infantil em livros

Lelê é uma linda menina negra, que não gosta do seu cabelo cheio de cachos. Um dia, através de um fantástico livro, começa a entender melhor a origem do seu cabelo e, assim, passa a valorizar o seu tipo de beleza.


– VALENTINA (Márcio Vassallo)

Cabelo crespo infantil em livros

Valentina morava num castelo, logo depois do mais longe de tudo. Só quem chegava perto dela é que via que a pequena princesa tinha orelha de abano para escutar o cochicho de nuvem e perna comprida para pular pensamento. O riso de Valentina esparramava pelo rosto que nem gato espreguiçado. E ela tinha uns óculos espichados, que ficavam ali, na frente dos olhos, feito guarda-sóis transparentes. Mas ninguém explicava direito para Valentina onde é que ficava esse tal de Tudo. Até que, um dia, ela foi conhecer Tudo de perto.


Se você conhece outros livros infantis sobre cabelos crespos, compartilhe com a gente!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário