Presente de Batizado: dicas para madrinhas não errarem na escolha!

O batismo é um grande marco na história da criança. É nesse momento que ela é inserida na vida religiosa e, também, que a madrinha e o padrinho são designados ao bebê. Amadrinhar ou apadrinhar uma criança é uma grande responsabilidade e uma grande honra.

Para retribuir essa honra, é muito comum as madrinhas procurarem presentes de batizado que vão acompanhar seus afilhados ou afilhadas nesse momento especial. A prioridade é surpreender com algo relevante para a criança e sua família no batismo e depois dele. 

Se você está nessa situação e não tem ideia do que comprar de presente, fique tranquila! Depois de ler o post que a Brandili preparou, você com certeza sairá daqui com algumas inspirações em mente.

Quer conferir? Siga a leitura e veja nossas dicas:

10 ideias para presente de batizado

Roupinhas para a cerimônia, artigos religiosos que acompanhem a criança no seu amadurecimento da fé e itens personalizados que vão deixar esse momento marcado na memória! Confira nossas dicas, se inspire e veja o que dar de presente de batizado sendo madrinha: 

1. Jóia infantil: pulseira ou brinquinhos de ouro 

Um presente clássico e muitas vezes sem erro. Presentear as crianças com jóias infantis feitas em ouro é um ato de grande elegância e que garante um presente durável. Os brincos ou pulseiras vão acompanhar as crianças por bastante tempo. 

O presente pode ficar ainda mais especial se você realizar gravações na jóia, como o nome da criança ou a data de seu batismo. Um presente perfeito para a ocasião! 

2. Roupinha do batismo 

Muita gente tem guardado até hoje a roupinha que utilizou em seu batizado. Por esse ser um momento tão especial, é comum que as roupas utilizadas pelas crianças sejam guardadas com bastante carinho, como recordação. 

E em muitos lugares, é tradição que os padrinhos de batismo presenteiem os pais com a roupinha utilizada pela criança nesse momento. Assim, você participa ativamente desse momento, escolhendo o look que o bebê vai utilizar nesse dia tão especial. 

Não existe nenhuma regra que exija uma cor específica nas vestimentas, a tradição é investir sempre nas roupinhas brancas ou clarinhas. Por isso, tenha isso em mente ao comprar o presente. Você pode garantir um vestidinho para as meninas, ou um look com calça e camisa para os pequenos rapazes. Eles com certeza ficarão um charme! 

bebê sorrindo

3. Sapatinho vermelho

Existe um antigo costume – praticado em diferentes países – de presentear os bebês com um sapatinho vermelho. Esse é um gesto que simboliza saúde, felicidade e boa sorte para toda a vida do bebê. 

Esse não é necessariamente um presente para ser utilizado durante o batizado, no entanto, é sim uma forma de expressar seu amor e carinho pela criança desde o início da relação como madrinha. Os sapatinhos vermelhos podem ficar guardados por toda a vida, como uma lembrança desse laço tão especial que há entre você e a criança. 

4. Terço ou escapulário

O momento do batismo significa, principalmente, a iniciação da criança em sua jornada de fé cristã. Ligado a isso, os padrinhos são as pessoas escolhidas para auxiliarem os pais na educação dessa criança, além disso, eles são chamados a estarem por perto sempre que os pais ou a criança precisarem de apoio. 

Por isso, muitas madrinhas e padrinhos preferem presentear com algo significativo, ligado à fé cristã. Se essa é sua intenção, uma boa ideia é presentear a criança com o primeiro terço ou escapulário dela. 

Essas duas opções vão acompanhar a criança enquanto ela cresce e são ótimas para ensiná-las ainda mais sobre a fé cristã. 

5. Livro de orações 

Já que o assunto é a introdução das crianças na jornada junto à igreja e educá-las com os ensinamentos de Deus, é uma ótima ideia dar como presente de batizado um livrinho que ensine a criança como orar. 

Afinal, é importante mostrar à criança, desde pequena, a importância de conversar com Deus e agradecer pelas bençãos recebidas. Para acompanhar os pais – e os padrinhos! – nessa educação, existem livros especiais com orações que podem ser ensinadas para as crianças.

Você pode encontrá-los nas livrarias, nas lojas de artigos religiosos ou mesmo na internet.

6. Bíblia para crianças 

A bíblia é essencial na jornada de todo cristão. Por isso, existem diferentes versões adaptadas para os jovens e para as crianças. 

Se o seu foco é presentear a criança batizada com itens que fortaleçam sua fé cristã e que acompanhe ela em sua jornada na igreja, outra ótima ideia são as Bíblias adaptadas para crianças. 

Nessas versões, os ensinamentos de Deus são passados de forma simplificada e lúdica, que permitam a criança aprender com bastante desenhos e historinhas com Cristo. 

7. Álbum de fotos 

Um presente delicado e bastante atencioso é surpreender os pais da criança com o álbum de fotos do batizado como presente. Nele, as fotos desse momento tão especial serão guardadas e essas lembranças eternizadas. 

Você pode ser responsável por dar esse presente, que é para a vida toda. Afinal, quem não guarda os álbuns de fotos com carinho em sua casa, inclusive o do dia do seu batismo?

8. Caixinha de lembranças do batizado

Você pode ir além de presentear apenas com o álbum de fotos. Hoje em dia, as pessoas estão escolhendo outros meios para registrar e guardar as suas lembranças. Por esse motivo, é possível encontrar kits personalizados com as caixinhas de lembranças do dia do batizado. 

Esses kits normalmente possuem caixinhas específicas para guardar os sapatinhos da criança, a vela que foi acesa na cerimônia, um livro de recados deixado pelos convidados e até mesmo uma mechinha de cabelo do bebê. 

Assim, é possível guardar todos os detalhes do dia do batismo com carinho e cuidado, tornando possível reviver essas lembranças a qualquer momento, carregadas de detalhes. 

presente de batismo

9. Bichinho de pelúcia 

No fim das contas, tem quem acha que criança gosta mesmo é de ganhar brinquedos e se divertir, não é mesmo? Se a sua intenção é presentear algo que faça a alegria da criança, é possível presentear com brinquedos até mesmo no batizado! 

Um brinquedo delicado e carregado de carinho que combina muito com esse momento são os ursinhos de pelúcia. Você pode, inclusive, encontrar pelúcias feitas especialmente para o dia do batismo, com mensagens especiais ligadas a este momento ou até mesmo os ursinhos temáticos com vestes de anjinhos. 

Uma dica essencial é procurar por ursinhos de pelúcia que são feitos com materiais antialérgicos. Assim, o animal pode se tornar o companheiro das noites de sono da criança sem qualquer problema. 

10. Quadrinhos de batismo

Por fim, outra forma de presentear a família no dia do batizado e eternizar essa lembrança são os quadrinhos específicos para o dia do batismo. 

Eles são encontrados em diferentes opções, e são feitos de forma personalizada, com os nomes da criança, seus pais, padrinhos, com a data e o local do batismo. Todos esses dados são eternizados em um lindo quadro e, assim, acompanham a criança e a família enquanto ela cresce. 

Com isso, finalizamos nossa lista de inspirações com uma pergunta para você: agora ficou mais fácil pensar no que dar de presente de batismo? 

Não se esqueça que o maior presente que você pode dar à uma criança vai muito além do material. O essencial é estar presente no seu dia a dia, demonstrando o seu amor e carinho para a criança e para sua família. 

Então, se você quiser mergulhar de cabeça nesse universo e estar sempre ligado em dicas e informações para quem ama e cuida bem dos pequenos, continue aqui no Blog da Brandili! Estamos sempre publicando conteúdos que podem te ajudar. 

Que tal conferir essas 10 coisas que fazem as crianças felizes e checar se nenhuma delas está em falta no dia a dia dos pequenos?

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados