A Bíblia é um livro de fé e de muitas histórias extraordinárias. Os nomes bíblicos, por sua vez, são carregados de significados espirituais profundos. Para famílias religiosas ou não, dar um nome bíblico pode ser uma forma de expressar sua fé, inspiração moral e até tradição familiar, nos quais nomes são passados de geração em geração.
Depois de muita brincadeira no chá revelação, é chegada a hora de escolher um nome masculino para o bebê, não é mesmo? Os nomes bíblicos masculinos são uma ótima escolha, afinal, são atemporais e não estão sujeitos a modismos ou tendências passageiras. Conheça nossa lista com 35 nomes e seus significados!
Conteúdo
Nomes bíblicos masculinos comuns
Os nomes bíblicos masculinos comuns são uma opção para quem gosta das pessoas mais conhecidas da Bíblia. A maioria delas é conhecida por ser especialmente bonita, como Daniel, Davi, João e Lucas, por exemplo. Enquanto passa pelas semanas de gestação, você pode escolher entre 17 opções diferentes. Confira a lista:
- André: “Viril” ou “Corajoso” — André foi um dos doze apóstolos de Jesus, irmão de Simão Pedro, e é conhecido por ser um dos primeiros discípulos chamados por Jesus;
- Daniel: “Deus é meu juiz” — Daniel foi um profeta conhecido por sua sabedoria e fidelidade a Deus, conforme registrado no Livro de Daniel;
- Davi: “Amado” ou “Querido” — Davi foi um dos reis mais famosos de Israel, conhecido por suas habilidades como guerreiro, músico e poeta, além de ser um homem segundo o coração de Deus;
- Ezequiel: “Deus fortalece” — Ezequiel foi um profeta do Antigo Testamento conhecido por suas visões e mensagens de Deus para o povo de Israel durante o exílio babilônico;
- Felipe: “Amante de cavalos” — Felipe foi um dos doze apóstolos de Jesus e é conhecido por seu papel em trazer Natanael para Jesus;
- João: “Deus é gracioso” — João Batista foi um profeta do Novo Testamento que preparou o caminho para o ministério de Jesus, batizando as pessoas no rio Jordão;
- Jonathan: “Dádiva de Deus” — Jonathan foi o filho de Saul e amigo próximo de Davi no Antigo Testamento;
- Lucas: “Luminoso” ou “Brilhante” — Lucas foi um dos evangelistas do Novo Testamento, autor do Evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos;
- Marcos: “Guerreiro” ou “Militante” — Marcos foi um dos evangelistas do Novo Testamento, autor do Evangelho de Marcos;
- Mateus: “Presente de Deus” ou “Dom de Yahweh” — Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus e autor do Evangelho que leva seu nome;
- Miguel: “Quem é como Deus?” — Miguel é um arcanjo mencionado na Bíblia como um líder dos exércitos celestiais e um defensor do povo de Deus;
- Paulo: “Pequeno” ou “Humilde” — Paulo foi um dos apóstolos mais proeminentes do cristianismo primitivo, conhecido por suas muitas cartas e por suas viagens missionárias;
- Pedro: “Rocha” ou “Pedra” — Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus e é considerado o líder entre eles. Seu nome foi mudado de Simão para Pedro por Jesus;
- Rafael: “Deus cura” — Embora o nome “Rafael” não apareça na Bíblia, é frequentemente associado ao arcanjo Rafael, que é considerado um curador divino em algumas tradições cristãs;
- Samuel: “Perguntado a Deus” ou “Nome de Deus” — Samuel foi um profeta e juiz de Israel, conhecido por ser o último dos juízes e o primeiro dos profetas, além de ter ungido os primeiros reis de Israel, Saul e Davi;
- Saulo: “Pedra” ou “Pedido” — Saulo, que mais tarde se tornou conhecido como Paulo, foi um dos perseguidores iniciais dos cristãos antes de sua conversão ao cristianismo;
- Tiago: “Suplantador” ou “Aquele que pega pelo calcanhar” — Tiago foi um dos doze apóstolos de Jesus e autor do livro de Tiago no Novo Testamento.
Nomes bíblicos masculinos diferentes
Outra opção são os nomes masculinos bíblicos diferentes. Possuem um significado espiritual muito grande. Confira a lista:
- Anael: Embora o nome “Anael” não apareça diretamente na Bíblia, é frequentemente associado aos anjos, como uma variação de “Anael” ou “Haniel”, um dos sete arcanjos nas tradições judaico-cristãs.
- Benjamim: “Filho da mão direita” — Benjamim foi o filho mais jovem de Jacó e Raquel, e foi o progenitor da tribo de Benjamim em Israel.
- Elias: “Meu Deus é Yahweh” ou “Yahweh é Deus” — Elias foi um profeta poderoso do Antigo Testamento, conhecido por seus milagres e por desafiar os falsos profetas de Baal.
- Emanuel: “Deus está conosco” — Emanuel é uma profecia messiânica do Antigo Testamento, que significa a presença de Deus com seu povo. É frequentemente associado ao nascimento de Jesus Cristo.
- Esdras: “Auxílio” ou “Ajudador” — Esdras foi um escriba e sacerdote judeu que desempenhou um papel importante na restauração do culto judaico em Jerusalém após o exílio babilônico.
- Estevão: “Coroa” ou “Vitória” — Estevão foi um dos primeiros diáconos da igreja cristã primitiva e o primeiro mártir cristão, apedrejado por sua fé.
- Eliézer: “Deus é auxílio” ou “Deus é minha ajuda” — Eliézer era o servo mais antigo de Abraão e é mencionado no Antigo Testamento como um confidente fiel de Abraão.
- Isaac: “Riso” ou “Ele ri” — Isaac foi o filho de Abraão e Sara, e seu nascimento trouxe alegria e riso para seus pais em sua velhice, conforme relatado na Bíblia.
- Levi: “Unido” ou “Aderido” — Levi foi um dos doze filhos de Jacó e o ancestral da tribo sacerdotal de Levi em Israel.
- Natanael: “Dom de Deus” — Natanael foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus e é mencionado no Evangelho de João como apresentado a Jesus por Filipe.
Nomes bíblicos masculinos raros
Para quem busca fugir do óbvio ao escolher um nome de uma criança, os nomes bíblicos masculinos raros podem ser uma boa opção. Eles retratam homens incríveis que fizeram parte das escrituras, que apresentam excelentes lições de vida e ainda podem ter significados incríveis. Confira alguns deles:
Leia também: 100 inspirações de nomes de príncipes e princesas.
- Bartolomeu: “Filho de Tolmai” — Bartolomeu foi um dos doze apóstolos de Jesus, mencionado no Novo Testamento.
- Caleb: “Cão” ou “Cão de Caça” — Caleb foi um dos espiões enviados por Moisés para explorar a Terra Prometida, conhecido por sua fé e coragem.
- Efraim: “Fecundidade” ou “Fertilidade” — Efraim foi um dos filhos de José no Antigo Testamento, e seu nome também é usado para se referir à tribo descendente dele.
- Habacuque: “Abraço” ou “Abraçar” — Habacuque foi um profeta do Antigo Testamento conhecido por sua profecia sobre a destruição de Judá pelos caldeus.
- Matias: “Dom de Deus” — Matias foi escolhido para substituir Judas Iscariotes como um dos doze apóstolos de Jesus, conforme descrito no Livro de Atos.
- Moisés: “Tirado das águas” — Moisés foi um dos personagens mais importantes do Antigo Testamento, escolhido por Deus para liderar os israelitas fora do Egito e receber os Dez Mandamentos no Monte Sinai.
- Noah: “Conforto” ou “Descanso” — Noé foi um homem justo que construiu a arca e sobreviveu ao dilúvio de acordo com a narrativa bíblica.
- Obadias: “Servo de Yahweh” — Obadias foi um profeta do Antigo Testamento que profetizou a queda de Edom.
Esperamos que as dicas de nomes bíblicos masculinos tenham sido úteis na sua escolha. Continue navegando em nosso site e conheça outras listas similares que podem ser do seu interesse. Os nomes unissex são uma ótima escolha para quem quer manter o segredo até o fim. Confira 35 opções!
Até a próxima!