Início » Educação Infantil » Inglês para crianças: 10 dicas para ensinar desde cedo

Inglês para crianças: 10 dicas para ensinar desde cedo

6 minutos de leitura

Muitas vezes, nós, pais, achamos que só devemos introduzir o aprendizado de outro idioma quando a criança estiver mais velha e começar outras atividades como futebol ou balé — não é isso? Mas aposto que você já ouviu em algum lugar que o ideal para aprender um idioma é que quanto mais cedo, melhor! E isso é verdade!

As crianças têm uma capacidade incrível de aprender novos sons e palavras, e o inglês pode ser introduzido de forma divertida e leve no dia a dia. Isso, claro, desde que aconteça naturalmente e sem muito trabalho.

crianças prestando atenção na professora de inglês

Se interessou pelo assunto? Confira 10 dicas que preparei para você começar a ensinar inglês para o seu pequeno. Você vai ver que, com algumas atividades pedagógicas simples, ele vai aprender sem nem perceber!

Por que é importante ensinar inglês para crianças?

Ensinar inglês desde cedo traz uma série de benefícios que vão muito além do domínio de um novo idioma. O aprendizado de línguas na infância ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio lógico e até a criatividade! Além disso, quanto mais cedo o contato com o inglês acontecer, mais natural será a assimilação de sons, pronúncia e vocabulário.

Ao expor as crianças a um segundo idioma, damos a elas uma vantagem enorme para o futuro, especialmente em um mundo cada vez mais globalizado em que o conhecimento básico do inglês é fundamental.

O legal é que você pode começar isso em casa mesmo, com algumas mudanças na rotina e atividades de alfabetização que o seu filho já é acostumado a fazer.

Qual a melhor idade para começar a ensinar inglês?

Não existe uma idade exata, mas como mencionei anteriormente, os especialistas indicam que quanto antes, melhor! Devemos lembrar que os bebês já conseguem absorver sons. Por conta disso, por volta dos 2 anos, já podemos começar a introduzir o inglês de forma mais direcionada, com brincadeiras e músicas, aprendendo nomes de cores e animais.

Mesmo que o seu filho já esteja mais velho, ainda é possível começar agora e garantir o domínio da fala com o tempo.

menino escutando musica para aprender ingês

Inclusive, se você já tem uma criança por volta dos 4 anos, essa é uma ótima fase para começar! Aproveite e leia o post “Como lidar com crianças de 4 anos?” para saber mais sobre o desenvolvimento infantil e aproveitar ao máximo esse momento de descobertas.

Como tornar o inglês divertido para as crianças?

Uma das chaves para o sucesso no ensino do inglês é fazer com que o aprendizado seja divertido. O ideal é que a criança nem perceba que está aprendendo, e sim que ela esteja brincando, cantando ou assistindo algo que gosta.

As brincadeiras são uma excelente ferramenta para introduzir um novo idioma no cotidiano dos pequenos, de forma leve e sem pressão, abuse da criatividade e apresente o inglês como um código secreto ou como a forma de derrotar um vilão. Inserir desenhos animados com nomes e referências ao idioma também é interessante para brincar!

Como introduzir o inglês na rotina da criança?

O segredo é fazer pequenas mudanças no cotidiano. Fale frases simples, como “Good morning!” quando ele acordar, ou “Let’s go!” quando estiverem prestes a começar uma atividade. As músicas também são ótimas aliadas: crie uma playlist com músicas infantis em inglês e coloque enquanto vocês brincam ou fazem atividades juntos.

Para as crianças maiores, já alfabetizadas, as aulas são um primeiro passo, mas a conversação e o incentivo por parte dos pais é fundamental também. Assistir a desenhos e filmes em inglês pode ajudar muito nesse processo, então aproveite aqueles momentos em família para colocar filmes infantis com legendas.

10 dicas para ensinar inglês às crianças:

Para facilitar todo o processo, separei 10 dicas que vão ajudar o seu filho a aprender inglês de forma natural e divertida:

  1. Use músicas infantis em inglês: a música ajuda na memorização de palavras e torna o aprendizado prazeroso;
  2. Brinque em inglês: brincadeiras como O Mestre Mandou e Jogo da Memória podem ser feitas em inglês. Assim, a criança aprende sem nem perceber que está estudando;
  3. Assista a desenhos animados em inglês: muitos desenhos já possuem a opção de áudio em inglês. Alterne entre o português e o inglês para familiarizar a criança com o novo idioma;
  4. Leia histórias em inglês: comece com livros bilíngues ou apenas com ilustrações. Aproveite e use também dos contos de fadas. Isso ajuda a criança a associar palavras com imagens;
  5. Use flashcards: os flashcards são pequenos cartões que servem para testar sua memória. Geralmente com perguntas ou apenas explicações, são uma forma prática de ensinar vocabulário. Faça você mesmo com palavras e imagens do cotidiano;
  6. Crie uma rotina de inglês: faça com que o contato com o inglês seja diário, seja com uma música, um jogo ou uma frase que você introduz durante as refeições, por exemplo;
  7. Faça perguntas em inglês: coisas simples como “What’s your name?” ou “How are you?” vão reforçar o aprendizado e desenvolver a confiança da criança no idioma;
  8. Participe ativamente: mostre que você também está envolvido no aprendizado. Mesmo que não fale inglês fluente, participar faz toda a diferença!;
  9. Reforce o aprendizado com atividades extras: considere atividades complementares, como grupos de brincadeiras em inglês ou até aulas de idiomas;
  10. Tenha paciência e respeito ao tempo: respeite o ritmo da criança. Aprender um novo idioma deve ser um processo leve e sem pressa. O importante é o envolvimento e a continuidade.

Quais são os benefícios de aprender inglês na infância?

Aprender inglês na infância não só facilita o aprendizado de outras línguas no futuro, mas também melhora a concentração, ajuda na resolução de problemas e proporciona uma flexibilidade cognitiva. Além disso, estudos mostram que crianças bilíngues desenvolvem melhor a criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa.

duas irmãs na aula de inglês juntas

Esse aprendizado também abre portas para que, no futuro, a criança tenha mais facilidade em viajar, estudar fora ou até mesmo trabalhar em um ambiente global. E tudo isso pode começar de maneira simples, em casa! Aproveite que estamos chegando no final de outubro e use as brincadeiras de Halloween para introduzir seu pequeno no inglês!

Viu como ensinar um novo idioma pode ser uma experiência leve e divertida para você e seu filho? Com essas dicas, você vai conseguir inserir o inglês na rotina de forma natural. Continue acompanhando o Blog da Brandili para mais conteúdos que vão te ajudar a enriquecer a educação do seu filho.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário