Início » Dicas » 4 curtas que ensinam valores aos pequenos

4 curtas que ensinam valores aos pequenos

3 minutos de leitura

Transmitir valores aos pequenos é uma tarefa um tanto quanto complexa. É muito além de ensinar boas maneiras, é orientá-los a diferenciar boas e más atitudes, a distinguir o certo do errado, e assim ajudá-los a construir sua consciência moral. Os curtas animados, são uma excelente forma para estimular a reflexão sobre valores como amizade, companheirismo, confiança, altruísmo, solidariedade, responsabilidade e respeito.

Separamos 4 títulos que abordam valores de um jeito bem leve e divertido!

Piper

https://www.youtube.com/watch?v=FyReZk90Pfc&list=PLOEvE3uqph5ZKXsq8Q7JzlWbadeWtahQf

Esse curta da Pixar conta a saga de Piper: um passarinho com medo de sair do ninho e caçar amêijoas na praia. É uma história que lida com anseios e como superá-los. É um excelente vídeo para compartilhar as crianças pois estimula a reflexão sobre a importância de enfrentar medos e também mostra que muitas vezes superá-los pode ser até divertido.

Parcialmente Nublado

Outra incrível animação da Pixar, tem como protagonistas uma nuvem e uma cegonha, que ao trabalharem juntos criando e carregando bebês nas mãos de seus pais, desenvolvem uma amizade sincera, capaz de superar as barreiras mais difíceis. Um ótimo exemplo para transmitir às crianças o valor da amizade e a importância de aceitar cada pessoa do jeito que é.

Reach (Alcançar)

O valor do altruísmo e da solidariedade ganham forma neste incrível curta através de seu protagonista, que percorre o deserto em busca de água. Porém, quando ele encontra o que ele mais procurava, ele não hesita duas vezes em dar seu precioso tesouro para aqueles que mais precisam. Claro, sua boa ação não ficará sem recompensa.

Coisas de Pássaros

Este curta da Pixar fala sobre o respeito pelas diferenças de forma diferente e, acima de tudo, muito divertida. A história faz com que as crianças reflitam sobre a importância de respeitar a todos de maneira igual, ensinando-as a terem mais empatia e tolerância com as pessoas a sua volta. Uma ótima lição sobre inclusão!

Esperamos que tenham gostado das dicas. Tem mais curtas para compartilhar com a gente?

Deixem nos comentários!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário