Início » Educação Infantil » 5 desenhos com lições bonitas sobre inclusão

5 desenhos com lições bonitas sobre inclusão

4 minutos de leitura

Os desenhos animados, além de entretenimento, trazem lições muito educativas, que ensinam de um jeito leve e natural. Por meio da linguagem infantil e lúdica é possível abordar assuntos relevantes e transmitir valores importantes.

Por isso, no post de hoje selecionamos 5 desenhos animados sobre inclusão para você reforçar a relevância de uma convivência que valoriza as diferenças, livre de preconceitos e cheia de amor. Prepare a pipoca e chame as crianças para assistir histórias lindas!

1. Tamara

Tamara é uma animação que conta a história de uma menina surda que sonha em ser bailarina. Seu sonho é considerado impossível para a maioria das pessoas, menos para ela. O curta foi produzido pelo studio House Boat Animation e dirigido por Jason Marino e Craig Kitzmann.

2. Esse é o ponto

Este curta traz as diferenças e suas peculiaridades sendo mostradas em um ambiente comum a todos: um ponto de ônibus. O vídeo foi desenvolvido por alunos do ensino público de Campinas dentro da ação educativa “Ciência e Arte nas Férias-2011” da UNICAMP.

3. Cuerdas

Escrito e dirigido por Pedro Solís García, foi o vencedor, em 2014, do premio Goya® de Melhor Curta-Metragem de Animação Espanhola. A animação mostra, de forma sutil e tocante, a amizade entre María e seu novo colega de turma, Nicolás, que possui paralisia cerebral. Ao contrário dos outros colegas que se afastam, María logo passa a inclui-lo em suas brincadeiras, fazendo as adaptações necessárias para que ele também possa se divertir. Juntos, eles pulam corda, jogam bola, leem livros e empinam pipa.

4. Milly e Molly

Milly e Molly são duas amiguinhas de 8 anos de idade, uma loura e outra negra, que passam por diversas situações que lhes proporcionam aprendizados e exemplos de bom comportamento. Cada episódio apresenta uma mensagem clara sobre valores importantes, como a honestidade, a persistência, a responsabilidade e a capacidade de perdoar. De uma forma divertida e comovente, Milly e Molly celebram as diferenças entre os seres humanos, promovendo o reconhecimento e a aceitação da diversidade.

5. Out Of Sign

Com um traço simples e também comovente, este curta mostra as aventuras de uma garotinha cega que se perde do seu cão, mas acaba encontrando um caminho imaginário guiado por sons e aromas.

Não esqueça de conversar com os pequenos depois de assistir as animações. Assim eles poderão expressar dúvidas e opinião sobre os temas que as animações abordam!

Esperamos que tenham gostado das dicas 🙂

Via: Somos Todos Gigantes

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário