Início » Gravidez » Um guia sobre a 24ª semana da gestação para as mamães se informarem

Um guia sobre a 24ª semana da gestação para as mamães se informarem

5 minutos de leitura

A semana 24 da sua gestação chegou e trouxe com ela novas mudanças, mãe. Agora, o seu bebê pesa, aproximadamente, 590 gramas e está do tamanho de uma espiga de milho. O desenvolvimento continua e o tronco começa a ser mais proporcional.

Como nas outras semanas da gravidez, é normal que algumas dúvidas surjam, como: “Onde o bebê mexe com 24 semanas?”. Por isso, preparamos um conteúdo para responder todos os seus questionamentos sobre a fase. A seguir, confira a evolução do feto, acompanhe as alterações do seu corpo e muito mais.

Boa leitura!

Quantos meses são 24 semanas?

A 24ª semana faz parte do sexto mês, ou seja, do segundo trimestre da gravidez. Provavelmente, você já sabe o sexo do feto, portanto, a lista de compras para o enxoval deve começar a ser feita. Em breve, a sua casa vai ganhar um aroma especial e você, finalmente, poderá conhecer o bebê.

mãe com um calendário na mão, em frente ao berço do bebê, contando os dias para a sua chegada

Bebê de 24 semanas: como está o tamanho e o desenvolvimento?

Ocorreram várias mudanças da última semana até hoje. Com cerca de 30 centímetros, o neném possui o cabelo e a pele transparente com tonalidade avermelhada. Os pulmões continuam em desenvolvimento, assim como o cérebro. Em pouco tempo, a consciência surge.

As novidades ainda não acabaram. O feto tem cílios e os olhos já fazem o movimento de abrir e fechar — a aparência ganha cada dia mais forma. Em relação à agitação, o bebê costuma dormir a maior parte do tempo. Nos momentos que está acordado, você pode sentir chutes e outros movimentos na barriga.

Apesar da criança ainda não ter nascido, preparar-se para o que está por vir é sempre uma boa escolha. Por isso, recomendamos conhecer os saltos de desenvolvimento do bebê e tudo o que acontece em cada um deles.

embrião de 24 semanas

24 semanas de gestação: quais são as mudanças no corpo?

O feto está crescendo e ganhando peso, então, o esperado é que o seu corpo acompanhe o desenvolvimento. Além do crescimento da barriga, você pode sentir dores nas costas e o aumento da vontade de urinar, porque o espaço interior está cada vez mais apertado, detalhe responsável por aumentar o desconforto.

Inclusive, por falar em desconforto, as costelas costumam ser o alvo preferido do bebê nos momentos de agitação. Daqui em diante, o peso pode interferir em algumas tarefas simples, como agachar para pegar uma caneta que caiu no chão. Outro aspecto abalado é o equilíbrio, por isso, prefira sapatos sem salto.

gestante de 24 semanas sentada no sofá

A boa notícia é que também tiveram alterações positivas. Durante a gravidez de 24 semanas, a mulher costuma se sentir bem consigo mesma. Ao olhar no espelho, acostume-se a ver um brilho especial. Lembre-se que sempre é tempo para cuidar da aparência e colocar em prática uma rotina de autocuidado.

No que diz respeito aos desejos alimentares, eles ainda existem. Quando for realizá-los, a nossa dica é considerar quais alimentos não podem ser consumidos na gestação.

O que é normal sentir com 24 semanas?

Alguns sintomas podem te acompanhar do início ao fim da gestação. Confira quais são os mais comuns em mães de bebês com 24 semanas:

  • Dores nas costas, já que o feto cresce e ganha peso sem pausa;
  • Devido ao inchaço, é normal sentir câimbras;
  • A ansiedade pode aumentar, pois diversas decisões devem ser tomadas, como a escolha do tipo de parto;
  • Os hormônios podem intensificar o crescimento dos pelos.

gestante de 24 semanas com dor de cabeça

Onde o bebê mexe com 24 semanas?

Como falamos anteriormente, o bebê precisa se acomodar em um espaço pequeno. Então, os movimentos podem ser doloridos e atingir as costelas da mãe. Aproveite a agitação para compartilhar músicas com o feto, conversar com ele e falar o quanto anseia por sua vinda.

Além das conversas, a 24ª semana da gravidez é um excelente momento para ler sobre os sinais de que o parto está próximo. A tendência é que o tempo voe.

Quais exames são necessários na 24ª semana de gravidez?

Dentre os exames realizados no período, o para detectar a diabete gestacional é um dos mais importantes. O teste é solicitado pelo obstetra para diagnosticar e tratar o problema. Vale ressaltar que a doença surge, até mesmo, nas mulheres que não apresentam níveis altos de açúcar no sangue.

grávida fazendo exames necessários na gestação

Daqui a duas semanas você entrará na fase final da gestação. Prepara-se com a leitura dos sintomas de alerta do terceiro trimestre de gravidez.

24 semanas de gestação: aproveite as dicas da Brandili

Agora que você sabe como estão o bebê e o seu corpo, quais sintomas são normais e quais exames devem ser feitos, chegou o momento de conferir as dicas especiais que separamos para a fase. Aproveite-as!

  • O sexto mês é ideal para organizar o chá de fraldas. Comece com a lista de convidados, escolha o local e faça o cronograma para o dia;
  • A compra do enxoval deve começar. Para isso, a nossa dica é investir em roupas para bebês confortáveis e de qualidade, como as disponíveis na Brandili;
  • O autocuidado materno deve fazer parte da sua rotina. Por isso, reserve um dia na semana para fazer algo que gosta ou para cuidar da sua aparência, como fazer as unhas e o cabelo.

Estamos aqui para responder as suas dúvidas e para acolher todas as fases da gestação. Sinta-se à vontade para compartilhar anseios, questionamentos e o que mais desejar, mãe. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e te ajudado a entender tudo sobre o bebê com 24 semanas.

Até a 25ª semana! ❤️

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário