Início » Dicas » 7 filmes infantis com produções brasileiras para assistir

7 filmes infantis com produções brasileiras para assistir

5 minutos de leitura

Celebrar uma cultura rica como a produção cinematográfica do nosso país é uma tarefa que todo brasileiro deve passar de geração em geração.

Melhor ainda, é dividir com a garotada um pouco das memórias nostálgicas com esses títulos que continuam encantando os pequenos de todas as idades. Nesta lista, separamos 7 filmes infantis incríveis para você assistir com a garotada. Então, separe um pijama confortável para as crianças e aperte o play na diversão!

1. Tarsilinha (2021)

Em “Tarsilinha”, uma garota de oito anos decide embarcar sozinha em uma jornada para recuperar as memórias da mãe, enfrentando seus piores medos em um mundo fantástico.

Tarsilinha (2021)

Essa cativante animação mescla as pinturas de Tarsila do Amaral de forma movimentada. E para ficar ainda melhor, se torna um dos filmes infantis brasileiros com uma rica produção ao som de Zeca Baleiro.

O filme, ainda, ganhou o Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro como o “Melhor Longa-Metragem de Animação”, um dos mais renomados na seção de desenhos. Ele pode ser assistido diretamente na plataforma do Prime Video!

2. O menino no espelho (2014)

Com certeza, você já se questionou o que faria caso pudesse ter o controle do seu tempo. Fernando, quando viu seu reflexo no espelho tomando vida, decide que a sombra realizará suas obrigações enquanto ele faz o que mais ama: brincar.

O menino no espelho (2014) 

Esse filme infantil explora a imaginação das crianças enquanto aborda de maneira precisa e lúdica a responsabilidade com as tarefas ao longo do dia.

Baseado em um livro de Fernando Sabino, o longa-metragem ganhou como “Melhor Filme Infantil” e “Melhor Roteiro Adaptado” no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2015. Não perca a chance de assistir esse clássico que faz qualquer adulto ou criança chorar. Ele está disponível na Netflix!

3. Tainá: A Origem (2011)

O clássico “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000) ganhou uma recriação em 2011, narrando a história de origem da pequena indígena Tainá, que luta para proteger a floresta e seus habitantes com garra e força.

Tainá: A Origem (2011)

A atriz Wiranu Tembé, da aldeia Tekohaw, no Pará, retrata muito bem a valorização de culturas indígenas e respeito à natureza como temas centrais do filme.

Não podemos destacar que o longa foi premiado como “Melhor Filme Infantil Estrangeiro” por voto popular no Festival de Mill Valley, na Califórnia (EUA) e está disponível para assistir na Apple TV+ ou para alugar na plataforma do YouTube.

4. Turma da Mônica Laços (2019)

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão embarcam em uma aventura fora dos quadrinhos para encontrar Floquinho, o cachorrinho de Mônica que desapareceu de sua casa no bairro do Limoeiro.

Turma da Mônica Laços (2019)

A união desse grupo, que você certamente já conhece, garante risadas no primeiro live-action brasileiro dos quadrinhos da turminha do Maurício de Sousa. O filme é uma lembrança nostálgica para os pais que liam os diversos almanaques e os guardavam empilhados embaixo da cama.

O filme está disponível para assistir nas maiores plataformas de streaming, como Globoplay, Prime Video e na Apple TV+, e também pode ser alugado na plataforma YouTube.

5. O Menino Maluquinho (1995)

As aventuras de “O Menino Maluquinho” conta a história de um garoto travesso que vive grandes histórias com um sorriso no rosto e muita criatividade. Esse clássico da literatura brasileira ensina valiosas lições sobre a imaginação e o cuidado com a família, além da temática da infância também ser retratada de uma forma icônica com esse personagem.

O Menino Maluquinho (1995)

Para assistir ao título, acesse a plataforma Globoplay e tenha uma experiência ainda melhor com um balde de pipoca ao lado de você e seus filhos nessa jornada eletrizante com a turma do Maluquinho.

6. Detetives do Prédio Azul (2012)

Uma das séries mais assistidas da atualidade ganha uma trama para ser exibida diretamente nas telinhas do cinema. Os mistérios do Prédio Azul continuam a aparecer e os três amigos detetives usam a inteligência e a criatividade para desvendar esses trabalhos.

Detetives do Prédio Azul (2012)

Mistério e aventura correm pelas veias do filme e se tornam um sucesso nato entre o público infantil, ainda mais para as crianças cariocas que identificam os locais históricos do Rio de Janeiro que passam pelo filme.

Como o Rio de Janeiro continua lindo e fica ainda mais claro nas telinhas do cinema, esse filme infantil brasileiro ganhou o Prêmio Otelo do Cinema Brasileiro em 2018 como o “Melhor Longa-Metragem Infantil”. Não perca tempo e assista o título no Globoplay.

7. O Menino e o Mundo (2013)

Um garoto sai à procura do pai em uma aventura cativante. A animação aborda temas como a desigualdade social e a industrialização de forma poética, tornando-o um ótimo filme para ver em conjunto com seu filho e responder às questões que podem surgir ao longo da trama.

O Menino e o Mundo (2013)

Esse renomado filme pode ser assistido em diversas plataformas. Dentre os canais de streaming, o filme se encontra no Globoplay e Apple TV+, mas pode ser alugado no YouTube ou Google Play.

Assistir a filmes infantis brasileiros não é apenas uma maneira divertida de entreter as crianças, mas também uma excelente oportunidade de explorar e valorizar a rica cultura cinematográfica do nosso país. Com histórias cativantes e personagens memoráveis, esses filmes oferecem lições valiosas e momentos de reflexão, tudo isso enquanto proporcionam diversão para toda a família.

E se você quer mais ideias de entretenimento para os pequenos, confira nosso post sobre rock para crianças e descubra como a música pode ser uma ferramenta poderosa de aprendizado e diversão!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário