Início » Alimentação » Nutricionista Gabriela Kapim ensina os 5 mandamentos para toda criança comer bem

Nutricionista Gabriela Kapim ensina os 5 mandamentos para toda criança comer bem

2 minutos de leitura

Fazer com que as crianças se interessem por verduras, frutas e alimentos saudáveis é o sonho de todos os pais. Para torná-lo realidade nós pedimos ajuda a quem é especialista no assunto, a nutricionista Gabriela Kapim. Mãe de dois filhos, Sofia e Antonio, ela apresenta a Socorro! Meu Filho Come Mal, uma série do canal GNT em formato reality show onde assume o desafio de socorrer famílias que têm problemas com a alimentação dos filhos.

Nutricionista Gabriela Kapim ensina os 5 mandamentos para toda criança comer bem

Nutricionista Gabriela Kapim ensina os 5 mandamentos para toda criança comer bem

Depois de visitar e conhecer os hábitos das crianças, Kapim traça um plano de ação junto com a família para tentar reverter a situação. Para isso, ela escreveu os 5 mandamentos da alimentação infantil os quais segue a risca. Conheça:


1. Comer sentado a mesa

Não é incomum eu ver crianças sentadas no sofá, no chão, na cama. Em muitas casas, a mesa de jantar é um móvel decorativo – só é usado em dia de festa. Devo dizer que na minha casa meus filhos fizeram questão de me ajudar a escolher em qual mesa iríamos compartilhar momentos de descobertas deliciosas, outras nem tanto, de conversas olho no olho, de puxões de orelhas, de afagos, enfim, onde iríamos compartilhar nossas vidas e nossa saúde.


2. Comer sem distrações

Se no mandamento 1 eu falo sobre compartilhar momentos incríveis, isso não é possível se a televisão, o tablet e o celular estiverem ligados distraindo nosso cérebro pra algo que não é o foco no momento.


3. Comer sozinho / fazer o próprio prato

É preciso estimular a autonomia das crianças, elas gostam disso e muitos dos “não” delas são só pra se impor. Então, que tal deixar elas exercitarem a independência na hora das refeições? Não tem problema caso sujem a mesa ou a si próprias, pois faz parte do aprendizado de comerem e se servirem sozinhos. Além do mais, não tem problema nenhum pedir para os pequenos ajudarem a limpar depois. Olha a autonomia e a independência deles aí.


4. Ter e comer 5 cores no prato

Colocar 5 cores no prato e comê-las significa ingerir nutrientes diferentes. O nosso organismo adora novidades saudáveis.


5. Experimentar novos alimentos

Quanto mais alimentos as crianças experimentarem, mais chances elas têm de gostar e, consequentemente, facilitar o cumprimento do 5º mandamento. O mais importante aqui é encorajar a criança a provar, afinal, ela não precisa gostar – ninguém gosta de tudo, mas também ninguém não gosta de nada. Ofereça o mesmo alimento de várias formas diferentes: cru, assado, purê, ensopado, suflê.

Fotos: Facebook Gabriela Kapim Oficial

Via: Gabriela Kapim

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário