Bom, a gente sabe: durante o verão, é importante descobrir formas divertidas de distrair as crianças e refrescá-las ao mesmo tempo. Para isso, nada melhor do que brincadeiras com água que rendam boas risadas e horas de entretenimento.
Vem comigo descobrir 9 brincadeiras muito legais que vão aliviar o calor da criançada!
Conteúdo
1. Bolhas de sabão
Essa é uma atividade que pode entreter as crianças por bastante tempo e garantir muita alegria. Para brincar com bolhas de sabão é necessário água, detergente e uma ferramenta para fazer as bolhas. Ou seja: essa é uma brincadeira amigável ao bolso e super simples de fazer em casa!
Geralmente, é usado um anel próprio para fazer as bolhas. Ele pode ser encontrado em lojas de brinquedos ou, até mesmo, em um supermercado. Porém, também é possível usar arame e fazer o seu próprio anel. Aqui, o lado positivo é que fazendo o anel você pode moldar em formato de estrela, coração e outros.
Caso opte por essa opção caseira, é só pegar um recipiente, preencher com 1 parte de detergente para 6 partes de água e misturar tudo muito bem. Para bolhas ainda mais resistentes e duráveis, faça a mistura na noite anterior ao dia da brincadeira e deixe descansando. Então é só brincar com a criançada mergulhando o anel na solução e assoprando devagar pelo orifício do anel.
Essa é uma ótima brincadeira para exercitar a paciência e a cognição das crianças, já que o sopro deve ser gradual e formar a bolha lentamente, para que ela não estoure.
Uma dica é brincar com os pequenos em um lugar que não haja muito vento, para que as bolhas não estourem tão rapidamente. Aliás, para um divertimento ainda maior, é possível fazer uma competição de quem faz a maior bolha ou o maior número de bolhas em menor tempo — legal, né?
2. Tinta de gelo
Para fazer a tinta de gelo é bastante simples, basta adicionar corante alimentício em água e colocar em forminhas de gelo. Caso você não possua forminhas, também é possível fazer com copos descartáveis.
Coloque no congelador o preparo com o corante e a água no dia anterior à brincadeira para ficar sólido e pronto para brincar no dia seguinte. Depois, é só escolher uma tela para as crianças pintarem: pode ser papel, tecido, cartolina ou, até mesmo, uma tela própria para pintura!
Quando as pedrinhas de gelo com corante estiverem prontas, retire das forminhas ou copos descartáveis e entregue para as crianças fazerem a pintura. Ah, mamãe, e vale lembrar: segurar o gelo é escorregadio e gelado, então é uma brincadeira que ajuda na coordenação motora e a refrescar o calor do verão.
3. Espreme esponja
Uma brincadeira competitiva que garante boas risadas é a espreme esponja! Para brincar é legal que duas ou mais pessoas participem. Nesse caso, será necessário uma esponja por pessoa, um balde por pessoa e uma bacia por pessoa.
Escolha um espaço externo para as crianças brincarem, mas certifique-se de que o espaço não é escorregadio, para evitar acidentes, já que as crianças irão se molhar. Neste espaço, coloque os baldes com água um ao lado do outro e em uma distância de aproximadamente 5 passos coloque cada bacia em frente ao seu balde.
As crianças deverão mergulhar a esponja no balde, absorver a água, levar a esponja até a bacia e espremer a água na bacia. Quem encher a bacia primeiro é o vencedor!
4. Chuveirinho de garrafa PET
Para brincar de chuveirinho de garrafa PET é necessário que um adulto prepare a garrafa com antecedência para que as crianças não corram o risco de se machucar.
A garrafa PET ideal é a grande de 2 ou 3 litros, mas as menores também funcionam. Para preparar, é preciso um prego ou uma faca e a garrafa reciclável. Com esses elementos em mão, siga o passo a passo:
- Faça furinhos pequenos no fundo da garrafa com o instrumento escolhido;
- Caso seja difícil, esquente a ponta do instrumento no fogão e fure a garrafa com a ponta aquecida, que irá derreter o plástico.
O divertido é ver a surpresa das crianças quando a garrafa é enchida com água, porém não escorre pelos buraquinhos. Para a água escorrer é preciso que a tampinha seja aberta, como a torneira de um chuveiro!
Deixe as crianças tomarem banho embaixo do chuveirinho e abrirem a tampinha para outras crianças também se molharem!
5. Escavação no gelo
Para brincar de escavação no gelo é necessário brinquedos pequenos de plástico que não sejam danificados pela água, vasilhas grandes e água.
Coloque os brinquedos na vasilha, a cubra com água e leve ao freezer. No dia seguinte, quando a água estiver congelada, entregue a vasilha para as crianças com uma colher e deixe que elas escavem o gelo e retirem os brinquedinhos.
O legal é brincar com mais de uma criança e ver quem tira os brinquedos primeiro, mas também é possível brincar sozinho. Ah, e mais um ponto positivo dessa brincadeira: ela evita o desperdício de água. Afinal, o gelo demora para derreter e garante uma brincadeira longa e duradoura.
6. Pescaria de colher
Use bacias ou baldes grandes com água e mergulhe brinquedos pequenos, ou de tamanho médio, na água. Depois, entregue uma colher para a criança e deixe-a pescar os brinquedinhos usando a colher.
O mais divertido é fazer uma gincana com outras crianças para ver quem tira mais itens da água em menos tempo. Aliás, essa é uma atividade ótima para as crianças aprenderem a ter firmeza nas mãos e se refresquem nos dias quentes!
7. Pintura com água
Use um pedaço grande de papelão (pode ser uma caixa usada e aberta) como tela para ser pintada pelas crianças. Nesse caso, você vai precisar de um pote com água, um pincel e o papelão. Ofereça ideias e temas para as crianças pintarem com a água no papelão e divirtam-se!
Depois vocês podem colocar o papelão para secar ao sol e o material pode ser pintado com água em outro dia pelas crianças novamente. Essa é uma ótima ideia de brincadeira com material reciclável!
8. Guerra de bexiga com água
Para brincar de guerra de bexiga de água, é importante que sejam 2 ou mais pessoas na brincadeira. Para preparar, é necessário um pacote de bexigas e uma torneira.
Vista o bico da bexiga na torneira e encha com água até ficar aproximadamente do tamanho de uma laranja grande, com a borracha bem esticada — mas tenha cuidado para não estourar. Retire a bexiga da torneira com cuidado e amarre o bico.
Depois disso, deixe todas as bexigas disponíveis para as crianças pegarem, deixe que elas corram livremente e tentem acertar umas as outras jogando as bexigas, que irão estourar e molhar todo mundo!
9. Futebol de sabão
Prepare um espaço no quintal com uma lona e marque onde serão os dois gols do campo de futebol com objetos que podem ser molhados (como chinelos, cones ou brinquedos de plástico) nas bordas da lona. Espalhe a água com sabão pelo campo da lona e depois deixe as crianças começarem o jogo de futebol com uma bola.
A lona escorregadia fará com que os movimentos das crianças sejam imprevisíveis e elas deslizem e escorreguem pelo campo, garantindo boas risadas!
Dica bônus: para evitar o desperdício, use a água que ficar da brincadeira para lavar o seu quintal. Assim, as crianças saem felizes, sua casa fica limpa e o meio ambiente agradece. 😉
Agora que você já sabe brincar com água, confira nosso post sobre 7 contos de fadas para crianças e se divirta com seus filhos!
Te vejo lá!