As bibliotecas físicas, na era digital, estão esvaziadas, mas possuem um poder imenso no amadurecimento e desenvolvimento cognitivo do seu pequeno. Além disso, a presença de crianças na biblioteca ajuda a criar laços duradouros com o aprendizado e a autonomia. Veja como inserir esse hábito na sua rotina familiar e quais são os benefícios em frequentar bibliotecas físicas próximas à sua casa.
Conteúdo
Quais são os benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil?
Ainda que não haja um local exclusivo para elas, é muito comum, encontrar um espaço nas bibliotecas reservado, especialmente, para crianças. A ideia é que elas se sintam a vontade e curiosas para explorar os livros dispostos nas prateleiras.
Com puffs coloridos e cadeiras e mesas de tamanhos reduzidos, a meta é que todos que passem por aquele espaço se sintam cada vez mais próximas do mundo da leitura.
Diminuir a distância entre os livros e as crianças é o principal objetivo das bibliotecas infantis. O resultado dessa aproximação é, sem sombra de dúvida, o mergulho dos pequenos ao mundo dos livros, estimulando a imaginação e proporcionando aprendizado e conhecimento.
Jogos e brinquedos não estruturados também ajudam a potencializar a criatividade das crianças, incentivar a tomada de decisão e a capacidade analítica dos seus pequenos, sendo excelentes aliados das atividades que exigem concentração e imaginação.
Os benefícios de se ter crianças nas bibliotecas vão além do conhecimento e da relevância que a leitura tem no desenvolvimento cognitivo do ser humano. É um espaço de reflexão e de contato com os diferentes sentimentos que a leitura nos permite acessar.
É possível ainda, estabelecer lembranças prazerosas da infância com os familiares e amigos ao vivenciar e experienciar coisas, lugares e sensações ao lado de quem a gente ama.
Qual é o papel educativo das bibliotecas?
As bibliotecas são espaços de suporte educacional, quando falamos de aprendizado e desenvolvimento cognitivo, mas também são espaços de exercício da autonomia e formação das ideias, onde a escolha, a frequência e a velocidade da leitura é determinada pelo interesse e envolvimento individual com cada obra, personagem, enredo e tema.
Nutrir essa atividade em crianças, desenvolve com mais facilidade áreas específicas do cérebro, como o lóbulo esquerdo, do qual é responsável pela leitura. Ah, e o hipocampo também, o responsável pela capacidade imaginativa e de aprendizagem, auxiliando, desta forma, no desempenho escolar.
Qual a importância de trabalhar a leitura com as crianças?
O avanço da tecnologia e o uso de tela têm diminuído parte da criatividade infantil, quando a criança fica exposta por muitas horas a conteúdos de imagem e vídeo prontos. Frequentar bibliotecas incita a busca por tarefas onde o centro de ação é a atividade cognitiva de ler, interpretar e imaginar o que está sendo narrado.
Sendo assim, trabalhar com livros na infância fortalece o aprendizado, a expansão da visão de mundo e das possibilidades que ele nos traz, logo, isso proporciona conhecimento e boas memórias. Isso sem falar da forma lúdica de inserir conteúdos e discussões para serem trabalhados em outros momentos.
O que fazer com as crianças na biblioteca?
Bibliotecas são espaços destinados à cultura e extrapolam o campo da leitura. Confira as programações das bibliotecas próximas à sua casa, muitas delas possuem:
- Apresentação de peças de teatro;
- Momento destinado para contadores de história;
- Clubes de leitura;
- Exibição de filmes;
- Oficinas de desenho e pintura;
- DVDs, CDs e Vinis.
Explorar todas essas atividades são opções que esse espaço nos traz, além de propiciar interação e ser um ótimo ritual para se estabelecer em família. Existem, ainda, oficinas de musicalização e artesanato que são divulgadas nesses espaços. Aproveite para relembrar como eram suas vivências na biblioteca e convide outras crianças.
Como estimular as crianças a frequentarem a biblioteca?
Estimular as crianças da era digital a conhecerem as bibliotecas, não parece ser algo muito fácil, afinal, estar neste local denota silêncio e foco em si e no material escolhido. Por isso, é importante convidar os pequenos a programarem esse passeio de forma conjunta, para instigá-los a visitar o local.
Comece convidando a criança para conhecer um espaço novo, caso ela nunca tenha ido a uma biblioteca. Abra a localização no mapa on-line, e escolha qual biblioteca vocês irão visitar. Aproveite para verificar o horário de funcionamento e a programação disponível. Caso haja um momento de apresentação de contos e histórias, este é o momento perfeito para fisgar a atenção das crianças.
Mas, se não existirem atividades disponíveis, se proponha a ler para a criança e a escolher um livro para levar para casa. Explique como o espaço funciona e quanto tempo ficarão por lá. Depois disso, na hora de devolver o livro, leve-a com você e aproveite para criar um hábito de leitura, devolução e busca por novas histórias.
Lindas viagens estão garantidas com o mundo da leitura. Aos poucos, um hábito será construído e quando você menos esperar, seu pequeno pedirá para ir até a biblioteca.
Aproveite também para criar boas memórias com atividades e brincadeiras atuais e fortifique seus laços afetivos com esses lindos. Até uma próxima, tchau, tchau!