Durante a preparação do enxoval e até mesmo nos primeiros anos de vida dos pequenos, sempre se fala que eles precisam estar vestidos com roupas confortáveis e que possibilitam a mobilidade. Mas mesmo com muito conforto é possível vestir bebês estilosos.
Se engana quem pensa que conforto é sinônimo de roupa básica e sem graça. Com um pouco de criatividade dá para transformar o seu neném em um pequeno fashionista.
Cada vez mais a indústria da moda tem voltado o olhar e investido na criação de peças que estejam de acordo com as tendências. Essas peças nem sempre significam que o bebê vai perder a mobilidade e o bem-estar. Nesse post você irá entender mais sobre peças estilosas para bebê e quais são as melhores de acordo com a sua idade!
Conteúdo
A roupinha e as fases dos bebês
Além do conforto, as roupinhas precisam acompanhar as necessidades dos pequenos e por isso elas vão mudando de acordo com cada fase.
Após o nascimento, nos primeiros meses de vida, os nenéns passam a maior parte do tempo deitados e à medida que vão se desenvolvendo eles aprendem a sentar, engatinhar e andar. As roupas acabam tendo uma grande importância para esse desenvolvimento.
Então, seja para montar o enxoval, antes do bebê nascer ou para renovar o guarda-roupa assim que ele cresce um pouquinho, é muito importante avaliar as fases e as suas necessidades ao escolher as roupinhas.
Conheça as necessidades de cada fase do bebê:
De 0 a 6 meses
Esse é aquele momento em que o cuidado com o conforto é primordial. Além do tecido, a roupa também precisa ter fechamento especial. Nesses primeiros meses a pele do neném ainda é bastante sensível e as chances de alergias e irritações são muito maiores.
Como eles passam boa parte do tempo deitados, a melhor opção de tecido é o algodão. Já em relação ao fechamento das peças, o ideal é que tenham botões de pressão entre as pernas, no ombro ou frontal.
As peças mais usadas nessa fase são os bodies, tanto de manga curta quanto comprida, ou macacões e as calças culotes. Inclusive, se você for mamãe de primeira viagem, temos um post aqui no blog que explica o porquê essas três peças são indispensáveis.
De 6 meses até 1 ano
Essa é aquela fase em que os bebês começam a ter uma autonomia maior e com isso, passam a ficar mais tempo fora do berço, brincando no chão. É nesse momento que eles começam a fazer a introdução alimentar e também já conseguem sentar sozinhos, rolar, engatinhar e dar os primeiros passos.
É nesse momento também que os passeios começam a ser mais frequentes. Aqui os sapatinhos deixam de ser apenas um acessório e passam a exercer a sua função, que é proteger os pézinhos do contato com o chão. Os sapatos acabam sendo uma excelente maneira de deixar as produções muito mais charmosas e cheias de estilo.
Até os 3 anos de idade
Agora é aquela fase em que os pequenos deixam de ser bebês e iniciam a infância. É nessa fase que eles estão mais ativos e cheios de energia para gastar ao correr, pular e claro, brincar.
Para atender essas necessidades, as roupinhas ainda devem manter o conforto, a mobilidade e a praticidade, para que eles possam começar a desenvolver a autonomia de tirar e colocar as peças sozinhos.
Como eles já estão um pouco maiorzinhos e já aceitam melhor chapéus e tiaras, os acessórios fazem toda a diferença no look e também no estilo. Os óculos de sol também podem ser usados sem moderação. Mas para que você não erre na escolha, temos algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor óculos para as crianças.
Peças que não podem faltar no armário dos pequenos fashionistas
Veja algumas peças e inspirações para te ajudar a criar looks cheios de estilo para o seu pequeno ou pequena fashionista:
Estampas
Independente da idade ou da fase do bebê, as estampas são indispensáveis no guarda-roupa para montar produções com muito estilo. O body básico ou o macacão ficam muito mais divertidos com uma estamparia.
As cores nas estampas deixam as peças muito mais alegres também. Florais, listras, chevron, animal print e até mesmo as clássicas bolinhas, conhecidas como poá, vão deixar o seu neném estilosão.
Outro truque que pode fazer toda a diferença é brincar com a mistura das estampas, como por exemplo um body de poá combinado com uma calça culote floral.
Vestidos
Os vestidos são uma peça super prática e que garantem o conforto das meninas. Os modelos de alcinha e manga curta são ótimos para usar no verão e os de manga comprida funcionam muito bem no inverno.
Mesmo que os vestidos pareçam uma peça super básica, eles podem ficar muito mais estilosos se combinados com tênis ou até mesmo com botas.
Camisas
As camisas e camisetas também podem deixar a produção do seu bebê muito divertida e arrumada. As camisas com estampa xadrez ficam ótimas para montar um visual mais hipster e combinam muito bem com uma calça ou bermuda.
As camisetas também fazem toda a diferença na produção estilosa. As opções com estampas de personagens como os super heróis e também desenhos animados combinam com uma produção mais geek e nerd.
Conjuntos
Os conjuntinhos também são uma excelente aposta para ter conforto e estilo em uma só peça. As possibilidades são enormes, tanto para as princesas, quanto para os príncipes. Macacão com blusa, short, calça, saia, bermuda, moletom são só algumas das opções de conjuntos encontradas no mercado.
Toda a alegria e o estilo das peças ficam garantidos com as cores, texturas e estampas. Além dos conjuntos prontos, você também pode brincar com outras peças que já façam parte do armário do seu pequeno, montando novas combinações.
Gostou das dicas? Com um pouco de criatividade e atenção para escolher peças confortáveis, é possível montar produções cheias de estilo e transformar o seu bebê em um pequeno fashionista.
Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre tamanho de roupa infantil, veja algumas dicas para não errar na escolha. Até o próximo post!