Oi, gente!
Vocês sabiam que hoje se comemora o Dia da Dança? A dança é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade e acompanhou a evolução do mundo, ganhando cada vez mais espaço. Através da linguagem corporal e ritmos podemos nos comunicar. Mas a dança vai muito além disso: quanto mais cedo começamos praticar, maiores são os benefícios para corpo e mente.
Durante a infância, a criança evolui e se desenvolve em muitos aspectos. A dança possibilita que os pequenos conheçam seu corpo e suas possibilidades, tenham noção de espaço, maior coordenação motora e se comuniquem. É um aprendizado que traz prazer e diversão!
Confira alguns benefícios da dança para as crianças:
1. Coordenação motora: ao dançar a criança tem maior consciência sobre seu corpo e assim consegue mais precisão nos movimentos do dia a dia, um benefício para toda vida.
2. Estímulo cerebral: mexer o corpo é uma forma de levar informações ao sistema nervoso central, ou seja, é um momento em que o cérebro está trabalhando a todo vapor.
3. Corpo saudável: na dança manter a postura é essencial, e na vida também né? Com essa atividade a criança aprende a movimentar seu corpo corretamente, o que virará um hábito.
4. Formação cultural: a dança tem diversas influências regionais, e ao aprender isso a criança fica em contato com diferentes culturas e aprende sobre a história de outros povos, o que é muito importante.
5. Desinibição: crianças mais tímidas tendem a se soltar na dança e levar isso para o dia a dia, pois é um momento em que a expressão livre e sem preconceitos é estimulada e a criança lida com a criatividade e a socialização.
6. Liberdade: na dança a criança é estimulada a trabalhar seu corpo em diversos movimentos e ritmos. Para isso é incentivada a lidar com o diferente e aprender a se expressar sem medo de ser julgada, tudo isso de uma forma divertida e sem cobranças.
Viram como é a dança é tudo de bom? Para inspirar os pequenos, dá só uma olhadinha nessas crianças que estão arrasando nos movimentos! 🙂
É isso aí gente: a dança é muito importante, estimule desde cedo!