Oi, gente!
Hoje vamos falar sobre uma tarefa bem comum para os papais e mamães de bebê: trocar fraldas. Temos o costume de fazer a troca com as crianças deitadas na cama, no trocador ou qualquer superfície cômoda. Apesar de ser mais rápido e fácil para nós, adultos, para os pequenos é melhor que essa troca seja feita em pé. Tudo isso, é claro, uma vez que as crianças consigam se manter na posição.
Leia também: Como acalmar os bebês com uma simples massagem
No momento em que fazemos a troca em posição horizontal, a participação deles no processo é zero. Geralmente, as crianças mais ativas se entediam ou ficam nervosas. Deitadas, elas não conseguem ver que a fralda está suja e por isso não entendem o motivo de estarem se trocando!
Entenda porque devemos trocar com as crianças em pé:
- Deitadas, as crianças ficam com as pernas para o ar e movimentado-se, o que dificulta a troca e faz com que tenhamos que fazer mais força.
- Uma vez que as crianças consigam ficar em pé, com um papel mais ativo, ela pode colaborar para o processo. Também podemos pedir ajuda para que coloquem a fralda fora, por exemplo.
- Estimulamos o desenvolvimento e fomentamos a autonomia das crianças, para que, em menos tempo, estejam preparadas para tirar a fralda de forma definitiva.
Via: Criando Com Apego