Início » Educação Infantil » Por quê as crianças gostam de assistir outras pessoas jogando video games no YouTube?

Por quê as crianças gostam de assistir outras pessoas jogando video games no YouTube?

2 minutos de leitura

Minecraft

Você já deve ter visto que as crianças estão gostando cada vez mais de assistir outras pessoas jogando video games pelo YouTube. Como mãe e pai, isso pode parecer um pouco confuso. Nessa hora, perguntas do tipo “Por quê eles não jogam os jogos ao invés de assistirem?” são bem comuns. No fundo, o que os pequenos estão fazendo não é muito diferente de quando nós assistimos uma partida de futebol, tênis, corrida de Fórmula 1 ou qualquer outro esporte pela TV. De qualquer maneira, vamos contar aqui os por quês das crianças amarem tanto esses vídeos.

#1:PARA MELHORAR SUAS HABILIDADES DE JOGO

Muitos pequenos querem melhorar suas habilidades nos jogos, querem aprender novas estratégias de alguém que saiba mais que eles. Eles podem usar esses vídeos para descobrir como passar de uma fase difícil, por exemplo. Como as crianças usam muita energia cognitiva para desvendar golpes, táticas e meios de passar de fase, eles assistem vídeos de pessoas dançando, andando de skate e fazendo truques de bicicleta para que elas possam aprender os movimentos. O desejo de desenvolver essas habilidades é normal e representa um desejo de crescimento pessoal.

#2: PARA SOCIALIZAREM

Existe um componente de socialização nesses tipos de vídeos. As crianças compartilham e discutem os vídeos com seus amigos. Alguns assistem porque não podem comprar um determinado jogo ou porque não podem jogar pois é restrito a uma faixa etária mais velha – por isso os pais não permitem. Eles assistem aos outros jogarem para ficar por dentro do que os outros estão jogando.

#3: PARA SE DIVERTIREM

O motivo mais comum para os pequenos assistirem a esses vídeos é porque é divertido. O entretenimento não está apenas no jogo, mas também na pessoa que fez o vídeo. Essa pessoa pode ser carismática, e as crianças podem achar que ela é como um amigo. Os canais mais populares são os mais divertidos e são os que mais se engajam com a audiência. Muitas crianças se sentem próximas quando fazem algum comentário e recebem uma resposta do YouTuber.

CUIDADOS:

Assistir aos vídeos de outras pessoas jogando video games pode ser interessante para descobrir se a criança tem interesse em determinado jogo. Por outro lado, isso é uma atividade passiva, pois não envolve tanto o uso da criatividade para resolver problemas como quando se joga. É bem parecido com assistir televisão, por isso talvez você queira limitar a quantidade de tempo que seu filho passa fazendo isso.

Por fim, você deve estar atenta ao conteúdo desses vídeos. Alguns canais podem usar linguagem inapropriada, além de tocar em assuntos que não são pertinentes para a idade do seu filho.

 

– via Toca Boca

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário