Início » Atividades » Curtas infantis que contam histórias do sertão

Curtas infantis que contam histórias do sertão

3 minutos de leitura

O sertão é uma das regiões do Nordeste brasileiro, caracterizado pelo clima semi-árido e paisagem quase desértica, que possui uma cultura muito rica, marcada pela música, cantos e literatura de cordel. Para apresentar toda essa típica identidade cultural do Brasil, selecionamos animações infantis que apresentam o sertão para as crianças, assim como a vida do povo sertanejo, a secura do solo, a vegetação, a criação de gado, as comidas e muito mais.

Além de divertir as crianças, os filmes podem ser uma forma de ensinar o valor histórico e cultural do sertão em narrativas de trabalho, migração, luta e força de vontade. Confira as produções:

1. ABC DO SERTÃO Cordão do Boitatá

Nesse curta, o sotaque sertanejo é apresentado para as crianças por meio de músicas do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. A composição brinca com as letras do alfabeto para ilustrar as particularidades do jeito de ser e viver do povo.

2. CALANGO LENGO – MORTE E VIDA SEM VER A ÀGUA – Fernando Miller

O filme conta a história de um pequeno calango perdido no sertão em busca de água.

3. A SAGA DA ASA BRANCA

A canção “Asa Branca”, considerada um hino nordestino, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, conta de forma poética como é viver na seca. No curta a música é animada e narrada por Humberto Teixeira.

4. JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA

“João e o pé de feijão” é uma das fábulas infantis mais conhecidas da literatura infantil. No curta, a história ganha uma nova versão tipicamente brasileira, acontecendo no sertão nordestino.

Esperamos que gostem!

Via: Lunetas

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário