Quem tem filhos sabe o quão satisfatório é poder comemorar e se divertir no Dia das Crianças! As crianças crescem rápido e o tempo voa, então é importante aproveitar ao máximo os dias de comemorar a existência delas em nossas vidas! O interessante é planejar atividades interativas e criativas para ter bons momentos ao lado dos filhos.
Para isso, preparei uma lista de atividades especiais para tornar a data ainda mais divertida e significativa. Com essas brincadeiras, tenho certeza que memórias duradouras serão guardadas e as crianças irão adorar.
Conteúdo
1. Caça ao tesouro
Quem lembra de brincar de caça ao tesouro? Esconda um prêmio (pode ser um brinquedo ou caixa de chocolates), prepare as pistas e as espalhe pela casa, dê a primeira dica para as crianças começarem, e pronto, a brincadeira está feita! Ah, e essa é uma ótima brincadeira para gincanas também.
Essa é uma atividade que pode entreter por bastante tempo e ainda estimula a curiosidade e o pensamento estratégico das crianças. Para deixar ainda mais interessante, desenhe um mapa do tesouro.
2. Piquenique no parque
Piquenique é sempre uma excelente ideia para se divertir ao ar livre com as crianças! Essa é uma oportunidade incrível para aproveitar o tempo de qualidade em família e entrar em contato com a natureza. Nesse momento, é importante estreitar os laços afetivos e engajar os pequenos em jogos e atividades.
Planeje o piquenique em um parque local com comidas favoritas das crianças, leve brinquedos e jogos nos quais todo mundo participa. Lembre-se também de levar protetor solar e repelentes para proteger a família dos insetos.
3. Oficina de artes
Se você têm crianças criativas, o legal é explorar esse potencial! Monte uma oficina de artes e deixe elas se divertirem criando suas próprias obras. Você pode dar ideias para que elas desenhem ou até mesmo fazer um desenho coletivo, onde as crianças criam em turnos uma só imagem.
Prepare materiais como tintas, canetinhas, tesouras e cola para que todo mundo possa brincar com papel e se expressar, desenvolver sua criatividade e ainda, trabalhar a coordenação motora!
4. Jogos de tabuleiro
Essa é uma ideia para reunir a família toda e garantir horas de diversão. Escolha com as crianças algumas opções de jogos de tabuleiro — podem ser jogos antigos ou mais recentes, a escolha é livre — e façam uma tarde de jogos onde todos participam.
Os jogos de tabuleiro incentivam o pensamento estratégico, a paciência e a interação social, estimulando as crianças e também os adultos.
5. Dia de culinária
Hora de colocar a mão na massa. Prepare a cozinha e chame as crianças para participarem do processo. Esse é o momento de preparar juntos receitas simples e divertidas, como bolos e biscoitos. Ou se preferir, pode ser, até mesmo, uma receita de Slime para brincar!
O mais legal é que o dia da culinária estimula a autoestima e a independência das crianças, que podem começar a aprender como realizar tarefas na cozinha por conta própria e terem mais responsabilidade.
Introduza ingredientes saudáveis e estimule as crianças a terem uma alimentação balanceada. Existem muitas opções deliciosas de receitas que não levam açúcar em exagero, cheias de fibras e ainda decoradas com frutas! Dessa forma, as crianças aprendem que é possível comer algo saboroso e que foi feito com as próprias mãos.
6. Show de talentos
Suas crianças são carismáticas? Cantam e dançam? Ou adoram mágica? Seja qual for o talento, um show é sempre bem-vindo! Prepare o sofá e seja a plateia para a apresentação. Essa atividade além de fortalecer a autoestima, estimula a autoconfiança e a expressão artística.
As crianças podem explorar todo tipo de talento: fantoches, piadas, desenhos, música e muito mais! É uma ótima oportunidade para que elas aprendam a atuar e a falar em público, habilidade que será útil na hora de apresentar um trabalho de escola, por exemplo.
7. Sessão de cinema em casa
É hora de escolher filmes infantis que todos estejam com vontade de ver! Crie uma sessão de cinema em casa com as obras favoritas das crianças, pipoca e almofadas para um ambiente aconchegante. Acredite: essa é uma ótima forma de passar um tempo juntos e relaxar, aproveitando os momentos.
Uma sugestão é escolher um filme de comédia para crianças, que renderá boas risadas e muita diversão em família! 😉
8. Brincadeiras com água
Quem não gosta de se refrescar no verão, não é mesmo? O Dia das Crianças é a oportunidade de montar uma piscininha no quintal ou fazer uma guerra de balões de água! Também é possível brincar com pistolas d’água e mangueiras, escorregar em lonas com sabão e muito mais.
Explore essas brincadeiras e garanta uma boa tarde de atividades físicas e diversão ao ar livre. Ah, e aliás, essa é uma boa escolha para um grupo maior de crianças, em uma festa, por exemplo.
9. Acampamento no quintal
Falando em atividades ao ar livre, nada melhor que um acampamento. Caso more em apartamento, você pode improvisar cabaninhas na sala e se divertir da mesma forma.
Arme uma barraca no quintal e organize um acampamento, prepare um momento para contar histórias ao redor de uma “fogueira” que pode ser feita com lanternas para evitar acidentes. Não esqueça dos marshmallows! O legal é que ao contar as histórias estimulamos a imaginação das crianças e sua criatividade.
10. Desfile de fantasias
Toda criança ama fantasias e brincar de ser seu super-herói, personagem, princesa ou animal favorito! Que tal um desfile? Encontre fantasias diferentes para as crianças e prepare um show. As crianças podem se esconder no quarto para trocarem de fantasia e saírem prontas com a fantasia para desfilar na sala.
Abuse dos efeitos e use luzes e música para deixar o show ainda mais divertido! Pode até mesmo ser a lanterna do celular ou pisca-pisca de Natal. Essa brincadeira incentiva a criatividade, a expressão pessoal das crianças e garante muita diversão!
Agora que você já sabe como se divertir no Dia das Crianças com muita criatividade e alegria, que tal conferir nosso post sobre espaço de recreação infantil e aprender a criar um espaço seguro e divertido para suas crianças brincarem?
Boa leitura, e feliz Dia Das Crianças!