Início » Dicas » 9 dicas de consumo consciente para ensinar as crianças

9 dicas de consumo consciente para ensinar as crianças

2 minutos de leitura

Oi, gente!

Vocês sabiam que hoje se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente? Criada em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data reforça a importância da preservação do meio ambiente através de atitudes sustentáveis. Que tal aproveitar o momento para falar com os pequenos sobre o consumo consciente? No post de hoje separamos 9 dicas de consumo consciente para ensinar as crianças que podem ser postas em prática no dia a dia. Confira:

1. APAGAR APARELHOS ELETRÔNICOS QUANDO NÃO ESTIVEREM EM USO

A iluminação e os aparelhos eletrônicos não devem ficar ligados quando não estão em uso. Apagar a luz quando sair, tirar um equipamento do carregador quando a carga estiver concluída e desligar aparelhos como TVs são atitudes que ajudam a economizar energia.


2. TOMAR BANHOS RÁPIDOS

Tomar banhos rápidos pode economizar muitos litros de água limpa! É fundamental explicarmos aos pequenos sobre a importância de preservarmos esse recurso que é tão precioso para os humanos, plantas e animais.


3. OPTAR POR PRODUTOS ORGÂNICOS / PLANTAR O SEU PRÓPRIO ALIMENTO

Cuidar da alimentação também é uma forma de preservar o meio ambiente. Levar as crianças para fazer compras em locais de agricultura familiar, conversar sobre essas formas de produção que oferecem um consumo responsável e fazer uma horta caseira são ótimas ideias, que ainda contribuem para a saúde de todos.


4. REDUZIR O CONSUMO E REUTILIZAR BRINQUEDOS

Evitar comprar muitos brinquedos ou roupas e procurar reutilizar é uma ótima forma de reduzir o consumo e, portanto, de evitar o desperdício de recursos naturais. Roupas que não servem mais podem ser passadas adiante e brinquedos sem uso podem ser doados ou trocados. Assim todo mundo aproveita!


5. EVITAR O DESPERDÍCIO DE COMIDA

Mostrar que é melhor colocar no prato pequenas porções e repetir se estiver com fome é uma ótima ideia para evitar desperdícios de comida e incentivar que a alimentação ocorra de forma cada vez mais autônoma e consciente!


6. APROVEITE O PAPEL

Mostre aos pequenos que é possível utilizar os dois lados e os cantos das folhas, diminuindo os gastos.


7. SEPARAR O LIXO

Ensine as crianças a separar o lixo reciclável do orgânico e converse com elas sobre a importância desse hábito.


8. REAPROVEITE A ÁGUA

Na hora do banho, enquanto a água esquenta, recolha a água corrente em um balde. Guarde essa água para lavar o chão, dar a descarga ou regar as plantas.


9. ESCOVAR OS DENTES COM TORNEIRA FECHADA

Ensine as crianças a escovar os dentes com a torneira fechada. Essa é mais uma forma de economizar água!


É isso aí gente: quanto mais cedo abordarmos esse assunto, maiores são as chances das crianças crescerem sabendo como cuidar do meio ambiente!

Depois conta para nós como foi a sua conversa!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário