Início » Educação Infantil » 5 dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

5 dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

2 minutos de leitura

Oi, gente!

Vocês sabiam que hoje é o Dia da Alfabetização? Crianças começam a ter contato com as letrinhas a partir de 2 a 3 aninhos e e por volta dos 5 já conseguem identificar praticamente o abecedário completo. Para celebrarmos esta data que marca o inicio de um ciclo de aprendizado, separamos dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica.

Chame o seu pequeno e venha aprender brincando 🙂

Dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

1. Músicas

As músicas são uma ótima alternativa para aprender de um jeito leve e divertido. O canal Galinha Pintadinha, que é fenômeno entre as crianças, tem várias musicas que grudam na cabeça e colocam as crianças para dançar!

2. Livro personalizado

Outra forma legal de incentivar o contato com as letras são os livrinhos. Imagens e estímulos visuais junto ao texto incentivam a criança a associar as letras com as palavras e coisas que ela já conhece. O livro Turma da Mônica de A a Z traz todas as letras do alfabeto ao lado dos personagens do Bairro do Limoeiro e seu pequeno pode fazer parte da história.

Dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

3. Apps educativos

Aplicativos educativos são perfeitos para aprender brincando.

4. Caixa de areia Montessori

Outro método perfeito para introduzir as letrinhas é a caixa de areia Montessori. Em uma caixa você coloca areia e pede ao seu pequeno que reproduza a letra com as mãos. Olha que legal:

5. Recortando palavrinhas

Quem está aprendendo a ler começa a perceber a presença das palavras no mundo ao redor, ex: propagandas, rótulos, jornais, revistas… Uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar é a busca de palavras em revistas e jornais.

Esperamos que tenham gostado das sugestões 🙂

Se tiver mais ideias, compartilha com a gente!

Via: Blog Dentro da História

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário