Hoje vamos dar uma dica bem importante para os papais e mamães que acabaram de ganhar um filho: os brinquedos sensoriais. Bem como diz o nome, esses objetos transmitem sensações e por isso trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo e motor dos bebês. A partir deles, os pequenos são estimulados a descobrirem cores, sentimentos e funções sobre o que é apresentado.
Ao invés de “brinquedos que brincam sozinhos”, repletos de luzes, comandos e botões em que a única função é serem apertados ou ligados, os brinquedos sensoriais proporcionam aos bebês um mundo de descobertas, onde são estimulados a tocar, cheirar, sentir e a partir daí desenvolverem seus sentidos e construirem conhecimentos e experiências.
Por exemplo, quando um bebê manuseia uma esponja ele irá passar a associar o objeto a superfícies ásperas e em seguida não precisará mais colocar a mão para saber o que é, pois somente com a visão já terá essa informação.
Leia também: Aprenda como fazer o pote da calma da peixinha Dory
Uma florzinha, um chocalho, papel-bolha, tecidos, garrafa pet, folhas de papel são exemplos que podemos utilizar para estimular nossos pequenos. Ou seja, com objetos que facilmente podemos encontrar podemos criar atividades de descoberta. Veja alguns exemplos de brinquedos sensoriais que você pode fazer em casa, dicas do Blog Grão de Gente:
Caixa de fitas
Cesto de Tesouros
Cama de Gato
Garrafa Sensorial
Quadro Sensorial
Tem coisa mais linda do que essa fase de descobertas?
Estimule o seu pequeno <3
Imagens: FreePik e Pinterest