Chegou a hora de explorar mais uma etapa emocionante da gravidez: a 23ª semana. Caso se pergunte o que está acontecendo com o seu pequeno serzinho ou se é normal sentir um monte de coisas diferentes, este post é para você!
Neste momento, o esqueleto que antes era formado apenas por cartilagem está se modificando e virando um tecido ósseo bem mais resistente. Além disso, o pâncreas do pequeno começa a produzir insulina, isso quer dizer que o seu corpinho está começando a controlar os níveis de açúcar.
Por isso, como nas outras semanas de gravidez, é essencial que você se atente fortemente aos cuidados com a sua alimentação e com a sua saúde física, viu, mamãe? Assim, a criança terá menos riscos de um nascimento prematuro ou até de uma má-formação.
Como nós da Brandili não poderíamos ficar sem oferecer nosso apoio durante esta e outras fases tão únicas, criamos um guia que vai explicar direitinho tudo que os papais precisam saber sobre as 23 semanas de gestação. Fique com a gente e aproveite!
Conteúdo
Quantos meses são 23 semanas de gestação?
A 23ª semana marca oficialmente o quinto mês da gestação. Essa é uma fase bem empolgante, pois você já ultrapassou metade da jornada e pode começar a se preparar para receber o novo integrante da família!
Normalmente, o ultrassom morfológico é feito entre a 22ª e a 23ª semana de gestação, o que quer dizer que chegou a hora de saber o sexo do seu bebê. Então, a lista de compras para o enxoval já tem que estar pronta, hein? Nada de deixar as roupinhas e os itens de decoração do quarto para comprar em cima da hora.
Qual a posição do bebê com 23 semanas de gestação?
Com 23 semanas de gravidez, o bebê geralmente está todo encolhidinho, com os joelhos dobrados em direção ao peito. É a posição fetal clássica de qualquer ser dentro do ventre, prontinho para se aconchegar e crescer ainda mais.
Apesar disso, o bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. O seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo, e você pode, inclusive, ver seu abdome se mover, sabia? Ah, e se anda meio indisposta e de mau-humor, não se preocupe, pois é normal durante as 23 semanas de gestação.
Bebê de 23 semanas: como está o tamanho e o desenvolvimento?
Com 23 semanas de gravidez, o feto está, em média, pesando 500 gramas e medindo 28 centímetros de comprimento. Isso equivale, aproximadamente, ao peso de um abacate grande e ao tamanho de uma espiga de milho. Dá para acreditar? E olha que ainda tem mais por vir!
É exatamente nas 23 semanas de gestação que o intestino começa a mostrar seus primeiros movimentos peristálticos, essenciais para que a digestão dos alimentos seja feita quando ele nascer, e o pâncreas começa a produzir insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue do pequeno.
Seus ossos, antes formados por cartilagem, estão se transformando em tecido ósseo, bem mais forte e resistente. A pele começa a ficar mais enrugadinha e coberta por lanugos (uma camada fina de pelinhos), com uma coloração mais saudável em razão da presença dos vasos sanguíneos e do desenvolvimento contínuo dos pulmões.
Quais as mudanças no corpo da mamãe com 23 semanas de gravidez?
Na 23ª semana de gravidez, a mãe pode continuar sentindo dor na pelve e contrações leves e irregulares, chamadas de contrações de Braxton Hicks. Cãibras e inchaços nas pernas ou nos pés também são comuns, e todos os sintomas podem ser acrescidos com a ansiedade pela chegada do momento de escolher o tipo de parto!
Ondas de calor farão parte da rotina até o nascimento do bebê, assim como a falta de ar, a dor nas costelas e a sensibilidade nos seios. Isso tudo se dá em razão do crescimento do útero que poderá pressionar os seus pulmões e do aumento das glândulas que produzem leite.
Então, fique tranquila, tá? Mas se as dores ficarem frequentes ou muito fortes, é bom dar um toque no médico para ficar de olho e não correr riscos maiores.
Quais exames fazer com 23 semanas de gravidez?
Durante a 23ª semana, geralmente é hora de fazer alguns exames de rotina. Isso inclui verificar os níveis de glicose e hemoglobina no sangue, além de ficar de olho no seu peso e pressão arterial.
Mas não se preocupe, pois esses exames servem apenas para garantir que tudo esteja nos conformes para que o seu bebê siga para a 24ª semana de gestação.
É possível entrar em trabalho de parto com 23 semanas?
Agora que você está passando da metade do período total da gestação, é comum que dúvidas em relação ao nascimento do bebê comecem a surgir. Entrar em trabalho de parto com 23 semanas é raro, mas o nascimento prematuro do bebê pode, sim, acontecer em casos isolados. Alguns sintomas incluem:
- Corrimento marrom ou rosa;
- Líquido aquoso ou sangue expelidos pela vagina;
- Cólicas intestinais;
- Cólicas semelhantes às menstruais, acima do osso púbico;
- Diarreia;
- Pressão ou dor na virilha, pélvis ou coxas;
- Pressão nas costas ou dor na lombar.
Então, fique atenta e não hesite em procurar ajuda médica imediatamente caso esteja sentindo alguns sinais de um possível trabalho de parto prematuro, combinado?
Cuidados durante a 23ª semana de gestação: confira nossas dicas!
Para continuar mantendo o seu corpo e o do seu pequeno saudáveis, trouxemos algumas dicas simples e fáceis de serem seguidas:
- Para inchaços nas pernas e pés, faça caminhadas para estimular a circulação de sangue. Sentar ou deitar com esses membros para cima também ajuda a aliviar a sensação de compressão e desconforto pelo peso da barriga. O mesmo vale se estiver sentindo dor nas costelas ou falta de ar;
- Alongamentos e movimentos suaves podem ser repetidos diariamente ou até com aulas de pilates e hidroginástica, mas desde que liberados pelo seu médico, beleza? Assim, você vai fortalecer sua musculatura e ficar bem mais preparada para suportar as mudanças do seu corpo durante as 23 semanas de gestação;
- As ondas de calor podem ser mais frequentes do que você imagina. Então, caso sinta, tome um banho morno, use roupas larguinhas e evite locais sem ventilação e muito quentes. Ainda, não se esqueça de manter seu corpo hidratado;
- Faça massagens, utilize suplementos vitamínicos recomendados por um especialista e aplique compressas quentes caso tenha cãibra nas pernas;
- Mantenha uma alimentação balanceada e nutritiva, com alimentos ricos em cálcio e suplementos. Eles fornecem os nutrientes essenciais para que o seu bebê se desenvolva de maneira saudável.
Com todas as informações que trouxemos durante o conteúdo de hoje, esperamos que você se sinta mais preparada e informada sobre o que esperar na 23ª semana de gestação.
Lembre-se sempre de aproveitar cada momento dessa jornada única e especial e não hesite em buscar apoio e orientação sempre que necessário. Estamos aqui para acompanhá-la em cada passo do caminho! 🌟