Início » Decoração » Veja como criar um cantinho de meditação para relaxar em casa!

Veja como criar um cantinho de meditação para relaxar em casa!

O nascimento de um neném é sempre um momento de transformação para as mamães, que precisam amamentar e realizar outras atividades. Por conta da rotina agitada em casa e também no trabalho, a maternidade acaba exigindo uma dedicação enorme de toda mulher. 

Em muitos casos ter um tempo para si mesma acaba sendo quase impossível. No entanto, é fundamental exercer a maternidade mas também destinar um tempo diário para si durante o dia a dia. Por isso é tão importante criar um cantinho de meditação em casa.

Isso mesmo! Com um pouco de criatividade dá para transformar um espaço pequeno, um cantinho no sala, na varanda ou até mesmo aquele vão entre a cama e a janela do quarto, em um espaço aconchegante para meditar ou apenas relaxar por alguns minutos.

10 minutos, que seja, podem até parecer pouco, mas para as mamães em tempo integral pode ser o tempo suficiente para recarregar as energias e aliviar as tensões e estresse da rotina agitada.

Gostou da ideia? Então continue a leitura e veja algumas dicas simples que vão te ajudar a montar um espaço de autocuidade em casa.

Importância de dedicar um tempo para si!

Para muitas mulheres a chegada da maternidade é um momento que transforma e muda a vida de cabeça para baixo. Afinal de contas, o tempo que antes era dedicado somente para si agora passa também a ser dividido com o filho.

Além dos cuidados com o filho, a maternidade também é cheia de inseguranças, cobranças e até mesmo incertezas. Porém, por mais que essa dedicação ao trabalho, a casa e a vida materna seja fundamental, para manter tudo em harmonia é necessário dedicar um tempinho para si. 

Meditar, ler um livro ou apenas relaxar sem ter que pensar em nada podem trazer benefícios enormes, como o alívio do estresse e das cobranças, além de proporcionar felicidade. Afinal de contas, uma mãe feliz consegue dar conta de todas as suas tarefas com muito mais leveza.

Os livros sobre maternidade são boas alternativas para as mulheres construírem mais confiança na maternidade, no entanto, é mais que importante preservar a personalidade, para além da maternidade e buscar por outras leituras de gosto pessoal.

A meditação e o relaxamento

A meditação é uma técnica antiga que permite que a mente relaxe por meio de mantras, músicas e respiração. Ela pode ser uma excelente aliada para as mulheres que buscam por mais harmonia e descanso entre uma jornada e outra.

Existem várias maneiras de realizar a meditação e ela pode ser mais simples do que se imagina. Na verdade, não é preciso muitos recursos para meditar e até mesmo com os filhos em casa é possível relaxar por alguns minutos.

Estando com o coração tranquilo, as chances de enfrentar a rotina e as tarefas diárias com serenidade são muito maiores e isso pode influenciar em diversos aspectos, inclusive na relação com os filhos.

Criando um cantinho de meditação em casa

Veja algumas dicas simples que vão te ajudar a criar o local ideal para se conectar consigo mesma.

Espaço

O primeiro passo de todos é definir o local onde será montado o seu cantinho do relaxamento. Não precisa ser muito grande, basta que tenha o tamanho suficiente para sentar-se ou deitar-se no chão.

Esse local pode ser no seu quarto, na sala, na varanda ou até mesmo em um corredor que não tenha muita utilidade. O ideal é que seja um espaço calmo e sem muito fluxo de pessoas, que dê para se desligar dos pensamentos pelo menos por alguns minutos.

Organização e limpeza

Para o relaxamento um ambiente bagunçado acaba sendo um grande vilão, já que as chances de distrair a mente e não conseguir a concentração necessária são enormes. Por isso, é muito importante que o local escolhido seja sempre organizado e limpo.

O ideal é que o espaço também não tenha muitos elementos justamente para que a atenção e o foco não sejam desviados. Mas isso não quer dizer que não pode ou não precisa ter decoração, tá?

Decoração

A decoração também é muito importante para conseguir um cantinho relaxante ideal. Aqui, vale a aquela dica de que menos é mais, então nada de entulhar demais o espaço para que ele não perca o seu papel fundamental.

Futons, almofadas e esteiras, ou tatames, são uma ótima opção para colocar no chão. Um tapete também funciona muito bem. Caso você pretenda praticar yoga ou um alongamento, contar com um mat, tapete específico, é essencial.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, coloque uma planta para ajudar a purificar o ambiente, um toque verde é muito útil no momento da respiração. Outra ótima dica é investir nos incensos, velas aromatizadas ou aromatizadores de ambientes, como os difusores.

Sons

Quanto mais silencioso o local for, melhor. Porém, nem sempre isso é possível, para ajudar a criar uma atmosfera mais propícia à meditação, contar com uma caixinha de som é uma excelente alternativa. Nela você pode colocar músicas relaxantes, mantras e até cânticos que vão te ajudar a se conectar com mais facilidade.

Dica extra!

O tempo para relaxar ou meditar precisa ser natural na sua rotina e não uma obrigação. Então, tente inseri-lo aos poucos no seu tempo e sem cobranças. Então, comece com um dia de cada vez, sem pressa. Com o passar do tempo você perceberá o quanto esse momento fará bem para você.

Opte por horários com menos fluxo de pessoas em casa, você pode mudar o seu cronograma conforme a agenda de toda a família. Também não é preciso separar 1h, sabemos que essa é uma meta quase impossível! Dez minutinhos por dia desconectada dos outros e conectada com si mesma, já vai proporcionar muita diferença! 

As mulheres merecem esse tempo precioso de tranquilidade na rotina, comece a praticar e logo você verá como as atividades do dia a dia estão fluindo mais positivamente. 

E você sabia que com o cantinho da meditação você também pode incluir os seus filhos? Inclusive, já falamos aqui no blog que a meditação pode trazer vários benefícios para as crianças. O espaço pode ser usado intercaladamente por elas também! 

Viu só o quanto é importante dedicar pelo menos alguns minutos para o autocuidado e o relaxamento? Não precisa de muito para transformar um cantinho da sua casa em um espaço para meditar.

Gostou das dicas? Então, seguindo essa mesma linha, aproveite também para tirar suas dúvidas sobre o momento da volta ao trabalho e aprenda 5 dicas para evitar que o bebê sinta a separação.

Fonte de imagens: Unsplash | Pexels

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário