Início » Brincadeiras e jogos » 8 ideias e atividades para aproveitar a Copa do Mundo em família!

8 ideias e atividades para aproveitar a Copa do Mundo em família!

6 minutos de leitura

Ano de Copa do Mundo sempre significa a mesma coisa: muita alegria, diversão e a torcida toda reunida. É época de juntar a família e vibrar pela seleção brasileira — não tem programa melhor! Afinal, muitas crianças vão comemorar a sua primeira Copa. ?

Por isso, nada mais justo do que envolver os pequenos em atividades divertidas antes e durante os jogos de futebol, não é mesmo? Neste post, o blog da Brandili preparou algumas ideias temáticas que podem entreter a criançada de maneira simples e educativa.

Quer saber como aproveitar a Copa do Mundo em família? Continue a sua leitura e veja 8 dicas superdivertidas!

Meninos e meninas sorrindo com roupas da Copa

1. Faça decorações temáticas

Para entrar em clima de Copa do Mundo, uma das tarefas essenciais é deixar a casa bem decorada com aquele jeitinho brasileiro de ser.

A bandeirado Brasil e outros artigos decorativos nas cores verde e amarelo são indispensáveis para aumentar os ânimos durante os jogos.

Porém, a decoração final não é a única coisa importante para essa etapa. Todo o processo de decorar e enfeitar a sala, área de lazer, cozinha e outros cômodos pode trazer mais diversão para a criançada. Incluí-las nesta tarefa pode ser uma excelente forma de estimular a criatividade infantil e, é claro, melhorar o seu desenvolvimento.

O interessante é comprar alguns itens como: tecidos verde amarelo; bandeirolas; papéis, cartolinas e EVAs. Com todos esses materiais em mãos, é só usar a imaginação — sua e das crianças! — para montar uma decoração bem divertida e agradável.

Menino e menina usando roupas temáticas do Brasil

Uma ideia de decoração diferente para a Copa do Mundo são os balões de confete! Aprenda como fazer aqui com o blog da Brandili.

2. Confeccione os próprios acessórios

Outra atividade para a criançada colocar a mão na massa é a produção de acessórios personalizados para a Copa do Mundo. Confeccionar e personalizar itens como pulseiras, perucas, ou, até mesmo, as camisetas da seleção, é algo muito divertido para as crianças e pode deixar o período de jogos ainda mais encantador.

O legal é unir toda a família em uma mesa e tirar o dia para brincar de “faça você mesmo”. No final, cada priminho irá ter uma peça única e inesquecível para se recordar.

Para deixar a criançada ainda mais estilosa durante a Copa do Mundo, veja 5 dicas de como montar looks infantis para ocasiões especiais.

3. Elabore um bolão de apostas

Montar um bolão de cada jogo do Brasil já é uma tradição entre os torcedores de todo o país. Esse hábito pode ser aderido também por toda a família. Afinal, ele pode ser uma ótima maneira para fazer com que as crianças se mantenham atentas em todos os jogos.

Montar o bolão é algo simples e pode ser feito até mesmo em uma lousa verde — aquelas que as crianças brincam de escolinha, sabe? No entanto, caso não tenha uma dessas em sua casa, uma folha de sulfite é o necessário para montar um bolão com toda a família.

Menina veste blusa com estampa de futebol da Brandili

Veja também: 9 brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento

4. Pratos típicos

Sem dúvida alguma, comida é algo que não pode faltar durante os jogos da Copa do Mundo. Aproveitar esse período para aumentar o paladar das crianças com comidas típicas de outros países é mais uma atividade muito vantajosa durante os jogos.

Uma boa forma para isso é escolher o prato de comida conforme a nacionalidade de cada time adversário que irá jogar contra o Brasil durante a Copa do Mundo.

Por exemplo, esse ano, nosso primeiro jogo será contra a Sérvia. Então, durante o dia da partida, você pode pensar em um cardápio que remete às tradições do país.

Superdivertido, você não acha? Além de torcer pela nossa Seleção, você e toda a família podem obter novas experiências gastronômicas.

5. Curiosidade sobre os países adversários

Além de uma experiência gastronômica, outra forma de aproveitar a Copa do Mundo com a família e crianças é utilizar esse período para adquirir novos conhecimentos sobre o mundo.

Uma boa forma para fazer isso é estimular a pesquisa — não precisa ser algo muito aprofundado! — sobre algumas curiosidades de cada país.

Assim, é possível conhecer um pouquinho sobre a história e cultura de nossos adversários.

Veja também: 10 brincadeiras para dentro do apartamento: saia do tédio!

6. Lanchinhos especiais

Que tal voltarmos a falar sobre comida? Além dos pratos típicos, montar lanchinhos personalizados pode tornar a Copa do Mundo ainda mais divertida do que o normal.

Essa é a hora de você e as crianças se jogarem na cozinha e aproveitar os corantes verde e amarelo para fazer sanduíches e alguns outros lanches para comer durante as partidas.

Algumas opções podem ser:

  • Sanduíches naturais com maionese colorida;
  • Pipoca doce;
  • Brigadeiro colorido;
  • Sucos naturais de limão e abacaxi.

Todas essas opções de lanchinhos são comidas simples e que podem ser ingeridas durante os jogos, sem dificuldades para as crianças e adultos.

Menina e menino posam com roupas temáticas de futebol

Veja também: Cardápio de festa infantil: 13 ideias simples para servir

7. Quiz sobre a Copa do Mundo

Mais uma atividade que estimula o conhecimento e pode trazer novas curiosidades tanto para os mais jovens quanto para os mais experientes é: um quiz sobre a Copa do Mundo.

Conhecer os jogadores brasileiros é simples, o difícil é saber sobre os times adversários. O quiz pode conter perguntas sobre curiosidades históricas do evento, perguntas sobre times adversários e mais!

Você mesmo pode bolar um jogo de perguntas e respostas para a família, mas, caso queira algo mais prático, pode escolher por um quiz online sobre a Copa do Mundo.

8. Trocas de figurinhas

É claro que o famoso álbum de figurinhas não poderia ficar de fora dessa nossa lista sobre atividades para aproveitar com a família. Preencher o álbum e trocar as peças repetidas é algo que começa a ser realizado antes mesmo dos jogos começarem.

Essa atividade é ideal para manter a família reunida em volta de uma mesa, conversando e trocando ideias sobre a Copa. Divertido, não é?

Com todas essas atividades, assistir e acompanhar os jogos da Copa do Mundo se torna algo ainda mais interessante — tanto para os adultos quanto para as crianças.

Agora que você já sabe como aproveitar a Copa do Mundo em família, compartilhe com a gente: qual dessas atividades a sua família mais gostou de realizar?

Aproveite o tema esportivo da Copa do Mundo e incentive o seu pequeno a criar uma rotina mais saudável. Veja 11 esportes que podem melhorar o desenvolvimento infantil!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário