Início » Brincadeiras e jogos » Brincadeiras de Páscoa em família: 6 dinâmicas divertidas

Brincadeiras de Páscoa em família: 6 dinâmicas divertidas

6 minutos de leitura

Se existe uma época aguardada pelas famílias, certamente é a Páscoa! Afinal, esse é o momento de ficar junto dos pais, irmãos, avós, primos, tios e tias com muita diversão e chocolate.

Mesmo já sendo mágica e repleta de felicidade, ainda assim é possível descobrir novas brincadeiras. Elas são sempre ótimas atividades temáticas para movimentar o feriado de toda a família.

Neste post, vamos te apresentar (ou relembrar) 6 jogos para serem feitos em família durante a melhor celebração do mês de abril. Acompanhe!

1. Caça aos ovos

A nossa lista começa com um clássico: a caça ao tesouro. Durante a Páscoa, a brincadeira é adaptada para encontrar ovos de chocolate. Isso quer dizer que, no final da diversão, a família poderá se deliciar com os doces.

Como brincar?

Para brincar, é necessário que os participantes estejam dispostos a resolver diversos enigmas durante a caça. O jogo é dividido entre os responsáveis por esconder os ovos e elaborar as dicas e aqueles que vão solucionar as charadas para encontrar a recompensa final.

Dessa forma, a brincadeira ocorre em etapas. Assim que o primeiro quebra-cabeça é resolvido, é necessário correr para o segundo e assim por diante, até encontrar o tão aguardado prêmio.

Para as crianças, a caça aos ovos é uma brincadeira muito importante, pois trabalha com aspectos do desenvolvimento como a resolução de problemas por meio de mímicas, charadas e jogos desafiadores (por exemplo: acertar uma bolinha no lixo de uma certa distância).

É fundamental adaptar o jogo para a idade da criança. Por exemplo, caso ela não saiba ler, faça pistas que envolvem desenhos, símbolos e cores facilmente reconhecíveis.

Veja também – Receita divertida de Páscoa: ovos com confeitos e granulados

2. Corrida com ovos

Já que a temática é de ovos, não perca a oportunidade de elaborar esse jogo. Além de ser superdivertida, a brincadeira ajuda as crianças a desenvolverem equilíbrio, atenção e agilidade.

Como brincar?

Para correr com ovos, será necessário ter pelo menos dois competidores.

Cada participante estará com um ovo apoiado em uma colher, que pode ser segurada com mão ou até com a boca para aumentar o nível de dificuldade da brincadeira.

Primeiramente, será necessário um trajeto. Recomendamos que a atividade seja realizada em ambientes externos, para evitar acidentes. Dependendo da idade das crianças, uma corrida curta em linha reta já é suficiente

Contudo, se os participantes da vez forem adolescentes e adultos, o percurso pode ser longo, com curvas e obstáculos para tornar o jogo desafiador.

Após montar o circuito, alinhe os participantes e dê a largada. O primeiro que cruzar a linha de chegada com o ovo (inteiro) na colher vence!

Para evitar o desperdício de comida e a bagunça pela casa, uma boa opção é utilizar bolinhas de pingue-pongue, que possuem dimensões semelhantes e não quebram como os ovos de galinha.

3. Pinturas

A Páscoa é representada pelas cores pastéis: rosa, azul, amarelo, verde, lilás e laranja, todas em tons clarinhos. O coelho, os ovos e a decoração seguem essa paleta. Que tal usá-las nas brincadeiras também?

Monte uma estação repleta de atividades de pintura, é uma atividade em que todos se divertem muito!

Como brincar?

Como a brincadeira é de pintura, é necessário ter ferramentas para colorir. Elas incluem lápis de cor, giz de cera, tintas, corantes e pincéis – a escolha entre eles depende da superfície que será pintada.

Em ovos, os pincéis, corantes alimentícios e tintas já devem dar conta do recado. Para evitar manchas na roupa e nos móveis, aposte em tintas solúveis em água.

Os lápis de cor e giz de cera são ótimos para crianças mais novas usarem em folhas de sulfite ou cartolinas. Quanto às pinturas no rosto? Por meio de tintas de maquiagem, a família inteira pode ter bigodes, nariz e dentinhos do coelho da Páscoa!

4. O coelho sem calças

Certamente, o coelho sem calças proporcionará diversas gargalhadas na sua casa. O propósito da brincadeira é contar a história do coelho desastrado que perdeu as calças quando foi esconder os ovos de Páscoa pela região.

Como brincar?

Antes de começar brincadeira, elabore uma história. Você pode criá-la com todos os detalhes que quiser, mas é necessário contar que o coelho perdeu as calças em algum momento.

A segunda etapa é desenhar um coelho com diversas peças de roupa, mas sem a calça. A diversão está na busca pela parte de baixo do visual do animal.

Você pode esconder uma calça de verdade em qualquer canto da casa que seja acessível aos pequenos: debaixo da mesa, atrás do sofá, dentro da geladeira, etc.

Durante a busca, dá para conduzir a brincadeira de duas maneiras: oferecer dicas ou não – tudo dependerá do empenho e do local onde as calças foram escondidas.

5. O rabinho do coelho

Sabe a brincadeira que coloca o rabo no burrinho? É possível adaptá-la para a Páscoa! Ela também vai proporcionar uma gargalhada atrás da outra.

Como brincar?

Na brincadeira original, um burro é desenhado (ou impresso) e colado na parede, mas sem o rabo. Essa parte é separada, pois o intuito da brincadeira é colocar o rabo o mais próximo do local certo.

E não é tão simples quanto parece! Cada participante pode olhar o desenho por apenas dez segundos. Em seguida, os seus olhos são vendados e é aí que as tentativas podem começar.

Para o burrico, utiliza-se um pedaço de papel com o auxílio de uma fita dupla face para grudar a cauda na imagem do bichinho. Porém, como é um coelho, você pode utilizar um algodão, que representa muito bem o rabinho.

No final, ganha o participante que acertar o local original do rabo ou quem chegar mais perto.

Veja também – Páscoa divertida: aprenda a fazer uma coroa de coelhinho

6. Jogo da careta

Durante a brincadeira da careta, recomendamos que a família nomeie alguém para filmá-la, pois ela é perfeita para capturar expressões únicas!

Como brincar?

Nesse jogo, é necessário ter alguns pedaços redondos de cenoura. A brincadeira é simples e muito desafiadora: basta inclinar a cabeça para trás (com a testa virada para cima), posicionar a cenoura bem no meio da testa e tentar colocá-la na boca.

O objetivo do jogo é mover o vegetal sem utilizar nada além da movimentação facial. Ou seja, é necessário fazer diversas caretas para mexer o alimento! Ganha quem capturar o alimento com a boca primeiro.

Aproveite a Páscoa com a Brandili

Viu só quantas opções de brincadeiras existem para aproveitar uma das melhores épocas do ano? Com essas programações, temos certeza que o feriado proporcionará momentos incríveis para a toda a sua família!

Contudo, se o seu pequeno ainda é muito novinho para conhecer a magia da Páscoa, você também pode curtir com ele! É só conferir as nossas 7 sugestões de presentes de Páscoa para bebê.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário