Ideias de brincadeiras de páscoa para esperar a chegada do coelhinho

O que seria do feriadão dentro de casa sem algumas boas brincadeiras de páscoa, hein? Não importa onde, páscoa para os pequenos é sinônimo de diversão! Por isso, papais e mamães podem elaborar algumas atividades e brincadeiras bastante divertidas para deixar esse dia ainda mais legal! 

Dá pra ir muito além de apenas a caça aos ovos seguindo as patinhas deixadas pelo coelho, viu? Inclusive com as crianças mais grandinhas, que não acreditam mais no coelho da Páscoa. Nesse post, reunimos diferentes ideias que você pode fazer e entreter crianças de diferentes idades, olha só:

5 brincadeiras de páscoa bem legais para experimentar 

Criança gosta mesmo é de novidade e diversão. Para isso, você não precisa gastar muito! Com alguns materiais simples e muita criatividade, é possível fazer diferentes brincadeiras de páscoa que façam desse o melhor feriado para os pequenos! 

1. Caça aos ovos com pistas

A tradicional brincadeira de páscoa para muitas famílias não pode faltar. No entanto, ela pode ser feita de várias formas para sair daquela mesmice de apenas seguir as patinhas do coelho. Uma forma de inovar é deixar diferentes pistas, que instiguem até mesmo as crianças mais velhas.

Espalhe doces pela casa (não precisa ser ovos, pode ser bombons ou chocolates pequenos) e faça os pequenos saírem à caça. Para dar o “start” na caça dê a primeira pista: “acho que o último lugar que o coelhinho esteve aqui foi a porta da cozinha!”. Lá, deixe pistas escritas em papel. Se a criança ainda não souber ler, você pode ajudá-la com isso. 

As pistas podem ser como: “a próxima pista está no lugar onde os pijamas devem ficar depois de acordarmos”, “no lugar em que a mamãe guarda os pratos depois do almoço” e “junto daquilo que nós usamos para nos secar depois do banho”.

Outra ideia bem legal é espalhar bilhetinhos dourados pelos cômodos (no estilo “A Fantástica Fábrica de Chocolate”). Quem encontrar esses bilhetes extras ganha prêmios especiais!

2. Esconde-esconde do coelhinho 

Quem disse que não dá para brincar de esconde-esconde dentro de casa, hein? Na páscoa isso é possível, e com um jogador bem especial: o coelhinho! Para brincar, basta desenhar o animal em uma folha A3 ou escolher um coelhinho de pelúcia. 

Esconda o coelho em algum lugar da casa e deixe as crianças procurarem. Quem achar ganha um chocolate e pode esconder novamente para que a brincadeira siga!

Se quiser evitar a bagunça generalizada, você pode delimitar os cômodos em que o coelhinho pode se esconder, como a sala de estar, o banheiro, a cozinha e os corredores (nada de se esconder nos quartos!)

3. Diversão na cozinha: prepare receitas de páscoa

Muitos pequenos aguardam ansiosamente a chegada da páscoa para se deliciar com os chocolates que são garantidos nesse feriado. Para que toda a família aproveite essas gostosuras, você pode trazer as crianças para a cozinha e juntos preparar algumas receitas fáceis usando chocolate!

Duas ideias bem legais é preparar cookies com gotas de chocolate e refrescantes milk shakes caseiros, que serão complementados com os chocolates que os pequenos ganharam do coelhinho. 

Para aprender essas receitas, acesse nosso post de receitas super fáceis para fazer com as crianças e se prepare para a diversão e aprendizado na cozinha!

mãe e filha cozinhando

4. Pintura de ovos

Essa é uma das brincadeiras de páscoa mais divertidas, além de contribuir para deixar a decoração de Páscoa muito mais bonita! Ela também é a preferida das crianças que adoram fazer arte e deixar a criatividade fluir!

Para brincar, você precisará se preparar com um pouco de antecedência: ao longo da semana, faça algumas receitas com ovos e, ao invés de quebrá-los, faça um pequeno furinho em sua casca, tire o seu interior (clara e gema), lave e reserve. Assim você pode usar os ovos normalmente sem desperdiçar e garante uma brincadeira divertida para a páscoa. 

Quando a hora da brincadeira chegar, dê as cascas de ovos para os pequenos soltarem a imaginação e pintarem. Não se esqueça dos pincéis, tintas guache e canetinhas hidrográficas para garantir muita cor à essa páscoa!

5. Desafio da Cenoura

Que tal aproveitar as brincadeiras de páscoa para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis do que os chocolates? Sim, isso é possível! Como o coelhinho é uma figura em destaque na data, você pode usá-lo para incentivar que as crianças comam cenoura no almoço e, de forma divertida, na hora das brincadeiras também! 

Uma forma de fazer isso é com o desafio da cenoura: corte pequenas rodelas do vegetal e coloque-as na testa dos pequenos, o desafio deles será comer a cenoura sem encostar as mãos! A brincadeira vai garantir algumas caretas, muitos risos e, quase sem perceber, os pequenos vão comer mais vegetais! 

Depois disso, é só seguir as dicas do nosso post sobre alimentação saudável infantil e garantir hábitos saudáveis para as outras refeições daqui para frente, já pensou?!

Lembrete: a páscoa vai muito além dos chocolates

Agora que já conferiu a nossa lista de brincadeiras de páscoa, temos um lembrete para você: o feriado tem outros significados além dos chocolates trazidos pelo coelhinho, ok? Para os cristãos, ele significa a ressurreição de Cristo e até mesmo para os que não são adeptos da religião, esse é um momento de renovação e de esperança

Portanto, lembre-se de ensinar esses significados para as crianças também. Além disso, deixe claro como esse é um momento de reunir toda a família e mostrar, em formato de presentes ou de afeto, o quanto nos importamos e cuidamos uns dos outros. 

Sem contar que é preciso maneirar o consumo de chocolate pelas crianças, não é mesmo? Ainda mais com as bem pequenas, que não podem se deliciar com essas gostosuras. 

Inclusive, se você estiver em dúvidas de como presentear os pequenos, pode continuar sua leitura aqui no blog conferindo nossas dicas de presentes de páscoa para bebês!

Mas e aí, você curtiu as brincadeiras de páscoa deste post? Tem alguma dica extra para compartilhar? Conta para nós aqui nos comentários! 

Nós da Brandili desejamos que a sua Páscoa seja bem divertida e cheia de amor! Até mais!

Fontes de imagens: Unsplash | Pexels | Freepik

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!