Início » Atividades » Para ouvir em família: podcasts sobre infância

Para ouvir em família: podcasts sobre infância

Durante a quarentena, a internet tem se mostrado uma grande aliada para passarmos o tempo. Seja através de filmes, e-books, notícias, vídeos, enfim, há um vasto universo de conteúdo a ser explorado. Para aproveitar esse tempo e curtir momentos em família, os podcasts são ótimas alternativas. Para quem não sabe, podcasts são como programas de rádio, porém, ao invés de ter um horário fixo para ir ao ar, ficam disponíveis on-line e podemos ouvir quando e onde quisermos, de graça! Legal, né?

Pensando nesse momento de isolamento social, produtores lançaram novos podcasts com conteúdo, informação, discussões e contação de histórias para famílias e crianças ouvirem juntos durante a quarentena. E vale muito a pena conferir, gente! O Portal Lunetas selecionou podcasts perfeitos para ouvir na companhia dos pequenos e deixar a imaginação voar. Chama a família e dá o play!

E se… podcast

A ideia surgiu quando Bruno precisava fazer um trabalho de aula utilizando qualquer tipo de mídia e seu pai, Samuel Leite, jornalista e publicitário, sugeriu criar um podcast. Foi desse piloto que nasceu o E se… podcast?, em que o trio mais convidados discutem grandes temas da vida. Entre os vários e se que nos fazem pensar com o olhar e a curiosidade únicas das crianças, perguntas como “e se pudéssemos voar?”, “e se os dinossauros não tivessem sido extintos?, “ e se não existissem regras?”.

Ideia de criança

No mesmo contexto, Thiago Queiroz, criador do Paizinho, vírgula, estreou um podcast junto com seus filhos Dante e Gael, para entender como as crianças pensam o mundo. No primeiro episódio, lançado no início da quarentena, no dia 18 de março, eles falam sobre o novo coronavírus, cuidados e ciclo de transmissão da doença.

3. Paizinho, vírgula

Thiago Queiroz também tem outro podcast que leva o nome do site, em que transforma os vídeos publicados no seu canal no YouTube em episódios em áudio, para ouvir como e onde quiser. São faixas curtas que abordam temas como disciplina positiva, criação com apego e paternidade ativa.

Balaio de Pais 

Pais se reúnem para falar, ouvir e refletir sobre a paternidade com todos os seus desafios, erros e acertos. O podcast é uma iniciativa do engenheiro de sistemas Leandro Gonçalves, criador do grupo Paternando, no Facebook, que hoje conta com quase 2 mil membros de todas as regiões do Brasil. Mesmo discussões profundas são comentadas com muito bom humor.

Papo de Criança

A psicóloga e fundadora do Instituto Viva Infância, Claudia Mascarenhas, lançou, em meio à pandemia de Covid-19, o podcast Papo de Criança, que aborda a infância sob múltiplos olhares. No final de cada programa, crianças dão dicas de livros, brincadeiras e jogos, por exemplo. No primeiro episódio, Claudia e a educadora e musicoterapeuta Mariana Caribé falam sobre o brincar em casa, com reflexões sobre música e arte nesta quarentena.

Entre Fraldas

Semanal, o podcast é apresentado por Marcelo Cafiero e Rodrigo Cornélio. A dupla compartilha conteúdos relacionados à criação dos filhos, distribuídos em quadros como o o Mamada ou Cagada, com opinião sobre as últimas notícias; o Entre Vista, com artistas que produzem conteúdo para crianças; o Em Histórias, com releituras das histórias clássicas de princesas; e o Paternidades, para mostrar como é criar filhos em culturas diferentes das nossas. No último episódio, conversaram com Leandro Ferreira, host do podcast Afropai (temporariamente descontinuado), que hoje vive na Alemanha, para comentarem sobre as diferenças das medidas adotadas no Brasil e na Europa durante a quarentena. 

Sinuca de Bicos

Um podcast sobre maternidade real e seus desafios, discutido por uma roda de sete mulheres, com muita empatia e humor. Parte da campanha #OPodcastÉDelas2020, o programa traz episódios todas as sextas-feiras, às 10h.

Timirim, o podcast

Um podcast sobre histórias, emoções e sensações relacionadas à maternidade e paternidade reais. Cada episódio conta a história de uma família, e aborda temas como adoção, parto humanizado, prematuros em UTI e gestação gemelar.

Conta pra mim?

Com o estilo de contação de históriasThiago Queiroz e a atriz e contadora de histórias Fafá Conta criaram o podcast Conta para mim?, onde interpretam histórias lindas para crianças, com direito a efeitos sonoros, música e um clima que nos ajuda a imaginar e se transportar a outros lugares a cada palavra. 

Via: Portal Lunetas

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário