Início » Dicas » 100 nomes femininos diferentes para bebê e os significados

100 nomes femininos diferentes para bebê e os significados

18 minutos de leitura

Há mamães que já sabem o nome da sua filha antes mesmo de engravidar — seja porque se inspiraram em filmes, livros e séries ou porque querem homenagear uma pessoa querida.

Depois de muita brincadeira no chá revelação, que tal conhecer algumas sugestões de nomes femininos diferentes para a sua pequena? Abaixo, listamos 100 opções em ordem alfabética e seus significados.

1. Adele

Significa “nobre” e “a amiga da nobreza”, ou seja, “aquela que vem de uma família nobre”. Além de que está no hall da fama por conta da cantora Adele. Bem chique, não é?

Veja também: O calendário completo de semanas de gestação

2. Agnes

Do grego antigo Αγνή (hagnē), significa “santa” e “pura”. Combina direitinho com uma bebê.

3. Aiko

Significa: “criança amada”, “espada”, “pequena amada” e “filha amada”. É uma ótima homenagem ao seu tesouro.

4. Aisha

“Viva” ou “aquela que está viva”. Tem origem árabe de grande renome, uma vez que foi o nome da mulher de Maomé.

5. Akira

Por mais que essa lista seja de nomes femininos, Akira também é utilizado para meninos, principalmente, no Japão. Seu significado é: “iluminado amanhecer”, “talentoso” e “brilhante”.

6. Alana

Alana, com base nos célticos, significa “marco de conquista”, “formosa”, “bela” e “harmoniosa”. Já na Bíblia Sagrada, é descrito como “rocha” ou “pedra”.

7. Alice

O nome Alice é derivado da palavra “Adalheidis”, que significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”, é um nome conhecido em várias culturas diferentes ao redor do mundo.

8. Alícia

“Majestosa”, “respeitada”, “de sangue nobre”, “de linhagem nobre” e “de qualidade nobre”. O nome representa uma personalidade determinada, criativa e dotada de ambições financeiras.

9. Allegra

“Animada”, “alegre”, “claro”, “transparente” e “dotada de bom humor” é o que o nome Allegra representa. Inspire-se no nome italiano, é bem bonito, não acha?

10. Amanda

Amanda é um nome feminino comum para quem não quer arriscar, além de ser extremamente lindo. Seu significado é “digna de ser amada”, com origem do latim.

11. Amabel

Gosta da ideia de chamar sua bebê de “amável” e “adorável”? Dê a ela o nome de Amabel, pois tem o mesmo significado.

 

Menina com chapeu chamada Amabel

12. Amábile

Amábile é um nome feminino muito diferente e especial. Com origem latim, o seu significado é “amável” ou “amado”, transmitindo uma mensagem de bondade, carisma e afeto.

13. América

América que dizer “a que governa a casa”, “chefe ativa” e “chefe trabalhadora”. O nome é uma homenagem ao Américo Vespúcio, um explorador que viveu de 1454 a 1512 e deu origem ao nome do nosso continente.

14. Amora

Amora quer dizer “pessoa amorosa”, mas pode ser “doce e ácida”. É uma opção tão cheia de personalidade que já foi nome de personagem da Era do Gelo, a filha adolescente dos mamutes Manny e Ellie.

15. Anastasia

Do grego, quer dizer “ressurreição” e “a que possui força para ressuscitar” — é um nome bem forte. Afinal, há bebês que, desde o ventre, já enfrentam batalhas para crescer.

16. Anelise

“Pequena cheia de graça”, “pequena graciosa” e “Deus é abundância para a mulher cheia de graça” são os significados de Anelise, um nome bastante espiritual.

17. Angélica

Angélica é um nome femino que significa “angelical”, “mensageira de Deus”, “pura como um anjo” e “aquela que se assemelha aos anjos”.

18. Antonella

Antonella é um nome de bebê feminino diferente do convencional. Seu significado de origem latina é composto por duas frases: “anto”, que significa “valioso”/”inestimável”, e “ella”, que é um sufixo diminutivo, resultando em “inestimável pequena valiosa”.

 

menina sentada em um toco chamada antonella

19. Anika

Com origem hebraica, o nome Anika quer dizer “exército”, “esplendor” e “graciosa”. Por mais diferentes que sejam entre si, a união deles pode nomear um bebê forte, reluzente e fofo.

20. Arabela

O nome Arabela significa “prestativa”, “altar formoso” e “aquela com capacidade de sensibilizar pelas súplicas”. Um nome carregado de sentidos e perfeito para as pequenas com personalidade forte.

21. Atena

Diretamente dos deuses gregos, Atena significa “sabedoria”, “estrategista em batalhas”, “senso de justiça e arte” e “inteligência”. Uma deusa cuja habilidade é inquestionável. Pense a respeito, é um nome super poderoso.

22. Ava

Apesar de o nome não ser muito conhecido no Brasil, ele é rico. O nome Ava, em Persa, significa “voz” e sua derivação Eva quer dizer “viver”, no hebraico. Um nome curto, fácil de ensinar a ler e a escrever, além de muito bonito!

23. Ayla

No hebraico, Ayla tem sentido de “carvalho”, já na cultura turca, quer dizer “luz da lua”. Ambos significados têm raízes na natureza, por mais que sejam elementos bem diferentes. Pense com carinho no nome Ayla, sua filha será uma das primeiras na chamada da escola.

24. Ayumi

Um nome japonês cuja suavidade na pronúncia faz sentido com sua tradução. Ayumi significa “aquela que segue adiante”, “aquela que caminha” e “beleza caminhante”. Se você tem sangue japonês, saiba que essa é uma das melhores escolhas para sua bebê.

 

menina com o nome Ayumi fazendo objetos de argila

25. Betina

O nome Betina é conhecido por ser o diminutivo de Elisabete, cuja definição é “Deus dá”, segundo a cultura hebraica.

26. Bianca

De origem italiana, Bianca é um nome feminino derivado do termo “bianco”, que significa branco. Sua tradução faz referência à pureza, à beleza e à inocência.

27. Bonnie

“Bonita”, “amável”, “boa”, “menina bondosa” e “bondosa” são os termos que referenciam Bonnie. Um nome de origem francesa que pode trazer muito requinte à sua filhinha.

28. Carmélia

“Jardim divino”, “jardim fértil” ou “jardim de Deus” fazem referência ao nome Carmélia que, por sua vez, tem origem no hebraico karmel.

29. Caroline

A Caroline ou Carolina é um nome de bebê feminino muito bonito. Seu significado é de “mulher do povo” e “mulher doce”. Possui um significado forte que carrega consigo uma herança histórica e cultural.

30. Cassandra

O significado do nome Cassandra é “aquela que protege a humanidade” e “a que brilha entre os homens”. Ambos os sentidos fazem alusão aos povos como um todo e Cassandra é a menina que veio para manter a integridade deles.

31. Cecília

Cecília é um nome feminino de origem latina e possui um significado bastante interessante. É associado a uma pessoa que enxerga além do óbvio.

32. Celine

“Pequena cega”, “setembro” ou “dos céus”, um significado diferente do outro, mas todos dão sentido à Celine, o diminutivo de Célia.

33. Charlotte

Charlotte é a versão feminina do nome francês Charles, que quer dizer “viril”, uma pessoa que não dispensa festas e oportunidades para se divertir.

34. Chloe

Temos como significado de Chloe “broto verde”, além de ser a denominação de Deméter, a deusa grega da agricultura.

 

menina com o nome Chloe feliz em um campo aberto

35. Clementine

Clementine, um nome alemão que significa “bondosa”, “branda” e “clemente”. Um ótimo nome para uma princesa quietinha, não é?

36. Cora

Do grego Koré, Cora significa “moça” ou “donzela”. Usado para referenciar mulheres corajosas, tal qual Cora Coralina, que não perde a doçura feminina em meio aos problemas.

37. Danielle

Variante feminino do nome Daniel, tem como significado “Deus é meu juiz” ou “justiça de Deus”. Sua origem é muito bonita e vem da língua hebraica.

38. Dandara

“Princesa negra” ou “princesa guerreira”, cuja origem é do hauçá, uma língua afro-asiática. O nome Dandara tornou-se famoso por ser o da esposa de Zumbi dos Palmares, uma figura emblemática na história do Brasil.

39. Dominique

Os franceses têm nomes bem bonitos, um deles é Dominique, uma variante de Domingas. Ambos têm o mesmo significado, “pertencente ao Senhor”.

40. Elissa

Diminutivo russo de Elisabeth, o nome Elissa significa “Deus é juramento” ou “Deus em abundância”. Uma excelente opção para garotinhas nascidas em família religiosa.

41. Ellie

“Raio de sol”, “iluminada”, “reluzente” e “luz”, ou seja, Ellie é um nome para meninas espirituais, delicadas e que podem trazer alegria no dia a dia. Aliás, é isso que os filhos despertam em nós, não é mesmo?

42. Emma

Emma Watson, Emma Stone e Emma Roberts são atrizes famosas que carregam um nome muito popular nos EUA e pode ser o da sua filha. Emma é um nome curto, fácil de aprender e falar, significa “universal” ou “todo”. Um sentido extenso para um nome pequeno.

43. Emily

Emily é uma opção perfeita para quem está procurando por nomes femininos americanos. Sua origem é um tanto quanto incerta, mas acredita-se que possui origem germânica com a frase “Amalia”, que significa “trabalhadora” e “ativa”.

44. Esmeralda

Com base na mitologia indiana, Esmeralda é sânscrita e significa “o verde que cresce nas coisas”. Já na cultura grega, significa “relâmpago” ou “raio”. Mesmo com dois sentidos distintos, é quase impossível não associar à pedra preciosa.

45. Fernanda

Feminino de Fernando, é um nome comum que veio do latim Ferdinandus, que, ao mesmo tempo, também teve sua origem do gótico Ferdinand. A tradução é “ousado para atingir a paz”, “o que ousa viajar” e “viajante corajoso”.

46. Filipa

“Teimosa”, “tenaz”, “trabalhadora incansável” e “aquela que dificilmente se abdica do que propõe a fazer”. Filipa é um verdadeiro nome de guerra feminino.

47. Flora

Por mais que o nome tenha origem na palavra flor, Flora significa “digna de amor”, “perseverante”, “ambiciosa” e “disciplinada”. Um ótimo nome para pequenas garotas geniais.

48. Francis

Francis significa “aquela que vem da França” ou “francesa livre”, sendo uma variação mais requintada do nome Francisca.

49. Genevieve

Diretamente da cultura celta, Genevieve significa “mulher branca semelhante à espuma do mar”, “mulher com boas origens” e “mulher suave e branca”. Uma excelente representação de bebês delicados, não é?

50. Gisele

Gisele é um nome de origem germânica derivado da palavra “gisil” com um significado voltado para “refém” ou “penhor”. É um nome poderoso que tem um ar de algo que é valioso ou precioso.

51. Greta

Greta, um nome comum na Suécia, mas que, aqui no Brasil, ainda não há muitas adeptas. O significado de Greta é “pérola” e “pedra preciosa”.

52. Hadassa

Do hebraico, Hadassah, seu significado é “nativa do mediterrâneo”. Na Bíblia, também é usado como codinome de Ester, uma das personalidades mais sábias.

53. Hallie

Hallie significa “casa” e “herói sábio”, dois sentidos bem diferentes, mas perceba que ambos carregam uma aura de proteção, confiança e segurança. Excelentes virtudes humanas para uma criança.

54. Hannah

“Intuitiva”, “que tende a acomodar-se” e “sensível” são os significados atribuídos a Hannah. O nome é bem antigo: Hannah foi a mãe de Samuel, um profeta do antigo testamento conhecido por ser justo, correto e ter grande discernimento.

Na atualidade, Hannah era o nome de uma personagem da série que leva seu próprio nome. Os episódios narram a história de uma menina que vivia em dois mundos. Histórias bem distintas (diga-se de passagem!), mas carregadas de bravura.

55. Harumi

Harumi significa: “fruto da primavera” e “beleza da primavera”. Com base no Kanji, haru (春) define “primavera” e mi (美) pode ser usado para “fruto” ou “bonito”. Está entre os nomes japoneses mais delicados para as meninas, mesmo assim, existem pouco mais de 500 registros na plataforma “Nomes Brasil” que é baseada no censo de 2010.

56. Haydée

Haydée é a versão espanhola e francesa do nome Haidee, uma invenção do poeta Lord Byron para uma personagem épica de Don Juan. A inspiração para esse nome peculiar é grega, “aidoios” que significa “reverente” e “modesta”.

57. Heather

“Flor roxa”, “flor de urze” ou “urze”, uma flor púrpura com tons de rosas bem suaves. Na Grã-Bretanha, há campos intocados repletos dessas flores, já que elas conseguem crescer até em solos áridos e pobres em nutrientes. Um nome digno para uma anjinha.

58. Helena

O nome Helena é cercado por simbolismos e significados, uma ótima escolha para nome de bebê feminino. Significa tocha e luz, assim, indica uma pessoa com personalidade, compaixão e otimismo.

59. Iane

Iane significa “Deus é gracioso”, “agraciada por Deus” e “Deus perdoa”. Um nome que representa uma menina observadora, sincera e disposta a resolver problemas, sejam os próprios ou de quem a rodeia.

60. Ísis

Curto, belo e poderoso, o nome Íris significa “dona do trono”, “mulher do trono”, “trono” e “deusa da fertilidade e do amor maternal”. Na mitologia grega, Ísis é a deusa do amor, da fertilidade e do amor maternal. É um nome repleto de bons sentimentos, não acha?

61. Isla

Isla significa “ilha”, um nome feminino comum na Espanha. Isla remete a uma personalidade alegre, divertida e com ar despojado, sendo uma boa escolha para nomear princesas de alto astral.

62. Ivy

Ivy é originado do nome Hera, que diz respeito à “guerreira” ou à “planta trepadeira”. Um nome de grande poderio para as meninas.

63. Jade

Jade significa “pedra do lado”, “pedra preciosa” ou “pedra do flanco”, os quais dizem respeito a uma pedra compacta, resistente e ornamental. Há quem diga que as meninas chamadas Jade são teimosas e, por isso, suportam qualquer obstáculo.

64. Jasmine

O nome Jasmine significa “flor perfumada” ou “jasmin”, sendo uma variante do nome persa Yasamen/Yasmin. Além disso, é o nome de uma princesa da Disney.

65. Jéssica

Jéssica é um nome comum feminino, mas com um significado muito bonito. É poético e tem origem da palavra Yiskāh, que significa “Deus contempla” ou “Deus olha”.

66. Juliana

O nome Juliana tem origem latina, derivando do nome “Iulianus”. Adotado em várias culturas diferentes ao redor do planeta, significa “jovem” ou “filho do céu”.

67. Kiara

Kiara é mais um nome de bebê feminino diferente do comum. Com origem italiana, significa “claro”, “brilhante”, “famoso”.

 

menina feliz com uma blusa de pelinhos

68. Kimberly

“Prado real” ou “aquela que habita no prado real”. Kimberly não tem uma origem bem definida, mas há suposições de que o nome seja inspirado na cidade de mesmo nome na África do Sul.

69. Krystal

“Gelo”, “cristal”, “vidro” e “vidro brilhante” são definições para o nome Krystal que, por si só, denomina algo transparente, translúcido e de altíssima qualidade.

70. Lara

Lara é um nome feminino lindo para se dar para bebês. Com origem do termo latim “Laurus”, tem uma ligação muito forte com a coragem e a vitória.

Preparada para escolher o nome que vai bordar as peças fofíssimas do enxoval? Acesse o link e saiba mais!

71. Lavínia

Do latim, Lavínia significa “aquela que banha” e “a que purifica”. Por extensão, o nome dá sentido à uma filha pura, sensitiva e de forte espírito inventivo.

72. Liana

“Criadora”, “apaixonada” e “aquela que tende a se martirizar” são os significados do nome Liana. Uma boa ideia para nomear uma filha que você deseja que seja amorosa, persistente e resiliente.

73. Letícia

Um nome feminino cheio de energia e positividade é a Letícia. Derivado do latim, significa “alegria” ou “felicidade”, é comum em vários países do mundo.

74. Lívia

Derivado do termo latim “Livius” e “Liviana”, Lívia é um nome de bebê feminino diferente do comum. Seu significado profundo tem raízes na Roma Antiga e possui várias conexões históricas.

75. Louise

Louise significa “combatente famosa”, “famosa na guerra” e “guerreira”. Um nome germânico que expressa uma heroína corajosa, séria, persistente e que batalha até o fim. Um nome delicado com um significado grandioso.

76. Luana

Diferente de muitos nomes que possuem sua origem da língua latim ou hebraico, o nome feminino Luana possui origem havaiana e polinésia, cujo significado está relacionado à “mulher guerreira” ou “cheia de graça”.

77. Maria

O nome feminino Maria é derivado do termo “Miryam”. Ele pode significar “senhora soberana” ou “aquela que ama”, com origem hebraica.

78. Maya

Maya significa “mãe”, “água”, “ilusão” e “grande”, sentidos bem distintos, porém nomeiam uma lutadora com alta adaptabilidade, sonhadora e carinhosa.

79. Melanie

“Negra” ou “escura” com base nos conceitos gregos e franceses. Melanie é um nome que representa uma lindinha de personalidade feliz, criativa e que sabe lidar com situações difíceis. O que acha de colocar essa pitada de otimismo em sua pequena?

80. Mia

De origem escandinava, o nome Mia é uma enciclopédia de significados: “minha”, “estrela do mar”, “quem é como Deus?” e “paciência”. Um nome raro no Brasil, segundo o censo de 2010, há pouco mais de 130 pessoas registradas como Mia. Se você quer exclusividade, escolha esse nome.

 

menina chamada Mia com cabelo cacheado

81. Miyu

Se você está procurando por nomes japoneses femininos, Miyu pode ser uma ótima sugestão. Sua nomenclatura se refere à “bela” e “gentileza”.

82. Moana

Moana, na língua maori, significa “oceano” e “mar profundo”. Seu conceito é tão profundo que foi o nome de uma princesa e animação da Disney. O filme narra a história de uma jovem corajosa, destemida e pronta para qualquer aventura. Se você é uma mãe aventureira, vale a pena pensar nesse nome para sua filha.

83. Morgana

Morgana significa “círculo” e “mar”, fazendo referência a uma menina introvertida, pensadora e silenciosa, a qual zela pela afeição, amor, organização e controle. Segundo a lenda inglesa, Morgana foi uma fada, feiticeira e sacerdotisa. Um nome poderoso para sua princesa, não acha?

84. Olivia

Olivia é um nome feminino americano muito comum no país. Derivado da árvore oliveira, consagrada aos deuses Júpiter, Apolo e Minerva, possui um peso muito forte. Caracteriza-se por uma associação com a paz e a ligação emocional intensa.

85. Pandora

“Que agrega todos os dons”. Segundo a mitologia grega, Pandora, de forma imprudente, abriu uma caixa que abrigava todo o bem e mal do universo.

A maioria escapou da caixa, restando apenas um dom: a esperança. Perceba que o nome é espiritual, metafórico e que nos faz refletir. É uma excelente opção se você tem esse pensamento filosófico no dia a dia.

86. Penélope

O nome Penélope significa “a que tece” ou “a que desfia tecido”, uma vez que Penélope é o nome dado à deusa da mitologia grega que teceu uma colcha enquanto Ulisses lutava na Guerra de Troia.

Trazendo para a atualidade, há uma personagem de animação chamada Penélope Charmosa, uma herdeira afortunada que viaja o mundo e se aventura aos montes.

87. Ramona

O nome Ramona significa “sábia protetora”, “protetora”, “aquela que nasceu em Roma” e “habitante de Roma”. A origem é puramente italiana, um nome requintado e chique.

88. Raquel

Raquel é um nome feminino de origem bíblica e hebraica. Seu significado surge do termo Rahel, que significa ovelha ou cordeiro. Para a religião, é um nome com um peso forte e é associado a figuras bíblicas, o que lhe dá um significado espiritual.

89. Ravena

“Corvo”, “sabiá” e “inteligente” são as definições do nome Ravena. Não é à toa que as personagens com esse nome possuem habilidades fora do comum (Os Jovens Titãs que o digam!).

 

Menina chamada Ravena chupando um picole na rede

90. Rory

É amante dos jogos de cartas? O nome Rory significa “rainha vermelha”, cuja origem é o nome irlandês Ruaidhri que é “rei vermelho”. Bem diferente!

91. Safira

Safira é o nome de uma pedra preciosa de altíssimo valor que também carrega o significado de “a preferida de Saturno” — brilhante, translúcida e de um azul estonteante. Sem dúvidas, é um nome ímpar.

92. Sayuri

Sayuri é um nome japonês feminino com um significado delicado e poético. No idioma japonês, “Sayuri” é composto por duas frases diferentes: “saku” (florescer) e “yuri” (lírio), que, ao serem lidas juntas, significam “lírio que floresce”.

93. Sakura

Sakura é um nome muito comum no Japão. Aqui no Brasil, é uma ótima forma de inovar para quem busca nomes de bebê feminino diferente do normal, que fuja dos padrões. Essa palavra comum significa simplesmente “flores de cerejeira” e também é usada para se referir a cerejeiras.

94. Talita

Talita é uma ótima opção de nome feminino para bebê. Possui um significado doce, bonito e com origem hebraico. Sua tradução é de “moça”, “menina” ou “garotinha”.

95. Valentina

Com um significado poderoso e diferente, Valentina tem origem latim e é derivado da palavra “valens”, que significa “forte” ou “vigorosa”. Uma pessoa com esse nome remete à coragem, determinação e vitalidade.

96. Vanessa

Com um significado diferente e muito bonito, o nome Vanessa é uma ótima opção de nome para bebê. Com origem grega, significa “borboleta” e “como uma borboleta”.

97. Virgínia

O significado do nome Virgínia é “donzela” e “virgem”, cuja origem é do latim. Provavelmente, você já escutou esse nome nas redes sociais e, afirmamos, é muito bonito.

Além do significado puro, o nome Virgínia retrata uma personalidade determinada, criativa, dotada de praticidade e ambição financeira. Um nome delicado, ao mesmo tempo, cheio de garra.

98. Vitória

Vitória, como o próprio nome já diz, tem um significado muito forte: “vitória” ou “vitorioso”. É um nome feminino comum, mas, mesmo assim, acaba sendo muito bonito e uma ótima escolha para recém-nascidos.

99. Zara

Zara é uma releitura do nome Zaïre, cujo significado é “flor que floresce”. A primeira aparição foi no livro do Voltaire, um conceituado filósofo francês.

100. Zoe

Zoe significa “vida”, “vivente” e “cheia de vida” em grego. Um nome simbólico para uma bebê que mudará a rotina da casa. Também pode ser considerado um nome unissex para quem quer um nome que sirva tanto para meninas como para meninos!

Ufa! Chegamos ao fim da nossa lista de nomes femininos diferentes. Fizemos uma tour pelos nomes gregos, italianos, hebraicos, espanhóis, franceses, japoneses e indígenas sem sair de casa, não é mesmo?

Nessa aventura, descobrimos que o nome pode ter uma entonação suave, ao passo que seu significado é imponente. Esses conceitos subentendidos tornam cada nome único! Revisite algumas sugestões dessa lista, vale a pena ler, interpretar e escolher um nome com sabedoria para sua bebezinha.

Se você está à espera de gêmeos, uma menina e um menino, nós pesquisamos mais 100 inspirações de nomes, mas, dessa vez, para príncipes e princesas. Esperamos que você embarque nessa aventura com a gente, até breve

4.5/5 - (Total de avaliações: 41)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário