Início » Saúde » Qual é o melhor horário para o bebê dormir à noite?

Qual é o melhor horário para o bebê dormir à noite?

8 minutos de leitura

A noite cai e a hora de dormir chega, mas, mesmo exaustos, os pequenos não se entregam ao sono. Diversas mamães e papais vivenciam essa situação diariamente, não é mesmo? Pois bem, neste post vamos te ajudar a saber qual é o horário mais indicado — e propício — para fazer o seu bebê dormir à noite!

Essa informação pode trazer benefícios para toda a família. Além de estimular um crescimento saudável e melhorar a disposição do bebê durante o dia, os papais e mamães poderão ficar mais despreocupados. Afinal, com o tempo e a rotina, a criança vai dormir a noite toda.

Você deve ter ouvido muito ao longo da sua infância que criança deve dormir cedo. Chegou a hora de entender os motivos dessa afirmação! Confira:

Qual é o melhor horário para o bebê dormir à noite?

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

É claro que, para isso, a higiene do sono (conjunto de atividades que favorecem o sono para fazer antes de dormir) deve fazer parte da rotina da família. Inclusive, isso envolve horários específicos para os cochilos, refeições e brincadeiras.

Qual o melhor horário para os cochilos?

O melhor horário para os cochilos é até as 16h. Caso o bebê seja recém-nascido, é possível aderir ao método EASY – sigla em inglês para “mamar, atividades, soneca e tempo para a mamãe” – que já explicamos no post sobre rotina do bebê. Assim, até a hora de dormir, a criança vai voltar a ter sono.

Bebê recém-nascido cochilando

Por que dormir cedo é melhor?

Dormir cedo ajuda no desenvolvimento saudável das crianças através de benefícios como:

  • Aumento da liberação do hormônio do crescimento;
  • Melhora a capacidade de aprendizagem;
  • Prevenção de doenças;
  • Qualidade de sono para a família.

Entenda mais sobre alguns desses pontos:

Liberação do hormônio do crescimento

Um dos picos de produção da somatropina, o hormônio do crescimento, acontece durante os períodos de sono profundo. Por esse motivo, quanto mais cedo a criança vai para a cama, antes essa fase vai acontecer.

Se ela deita muito tarde, o corpo tem menos tempo para produzir este hormônio. Isso pode afetar o crescimento da criança!

Melhora na aprendizagem

Crianças que dormem bem também têm memória e desempenho escolar melhor. No caso dos bebês, que ainda não estão na idade para frequentar as aulas, dormir cedo vai melhorar as conexões cerebrais para que os eles consigam assimilar melhor o que foi exercitado durante o dia.

Durante as fases do sono, os seres humanos conseguem fortalecer as memórias adquiridas anteriormente. Esse fato e a hipótese de que nós — e os bebês — podemos aprender algumas coisas durante o sono estão presentes no estudo publicado no periódico científico Nature Neuroscience.

Prevenção doenças

A interrupção do sono, bem como a diminuição nos períodos de descanso, pode afetar a saúde metabólica. Por outro lado, a dormir bem pode reduzir significativamente o risco de hipertensão a médio e longo prazo. Isso é apontado por um estudo publicado em 2009 na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América.

Além disso, ter a rotina de dormir cedo durante a infância pode ter efeitos muito positivos mais tarde. Crianças com esse hábito irão se tornar adultos com menos propensão a outras doenças como o Alzheimer. Para retardar a doença, o aconselhável é atividade física e noites bem dormidas.

Crescimento saudável

Ao dormir bem, as crianças aprendem com muito mais facilidade e crescem muito mais saudáveis. Isso vai além dos aspectos físicos do desenvolvimento. Isto é, também diz respeito às conexões cognitivas e comportamentais.

Por exemplo, crianças que dormem após às 22h podem ter o neurodesenvolvimento prejudicado quando comparado com bebês que dormem cedo, como aponta um estudo feito no Japão em 2016.

Há várias maneiras de estimular o desenvolvimento saudável das crianças, principalmente daquelas que têm até um ano e meio. Existem brincadeiras para bebês de até 18 meses que são focadas em desenvolver habilidades motoras, comunicativas e comportamentais.

Melhora a qualidade do sono

Dormir cedo melhora muito a qualidade do sono. Como você já viu por aqui, quanto antes a criança se deitar, mais tempo terá para que o organismo passe por todas as fases do sono.

Mais especificamente, o sono REM — sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos” — e o NREM — sigla em inglês para “movimento não-rápido dos olhos” — são fundamentais para um bom descanso.

No estágio em que os olhos não se movimentam rápido, o sono NREM, o corpo está com a atividade cerebral reduzida e a recuperação acontece nessa etapa. Já na fase REM, a atividade cerebral é estimulada e os sonhos podem acontecer.

Se os bebês são estimulados a se acalmar e dormir mais cedo, com o tempo, aprenderão a retomar o sono sozinhos. Caso a criança fique cansada e passe da hora certa do soninho, poderá ter mais dificuldade para relaxar.

Ajuda a criar uma rotina

A rotina do bebê é fundamental para a saúde do bebê e da mamãe. Afinal, com ela, as crianças já entenderão que é hora de dormir e vão se sentir seguras com isso. Consequentemente, ficarão mais calmas e pegarão no sono mais rápido.

Além de tudo, dormir cedo ajuda a toda a família. Os papais e mamães terão alguns momentos a sós para si, além de criar um hábito agradável entre os moradores da casa. Isso vai ajudar a criar uma rotina relaxante para as janelas de sono e antes das refeições.

Bebê menina sorri dormindo

Leia também: Para o seu bebê dormir tranquilo: aprenda como fazer um travesseiro aromático de camomila

O que fazer para o bebê dormir mais rápido?

A melhor forma de fazer o bebê dormir rápido é ter uma rotina e gastar energia. Com isso, a criança já vai entender que a hora de deitar se aproxima e ficará menos ansiosa. Isso pode ser combinado com atividades como banho morno, amamentação etc.

Confira algumas dicas sobre esse assunto!

1. Atividades físicas

Coloque as crianças para praticarem uma atividade física. Quem se exercita horas antes de ir para cama tem uma noite de sono melhor. Isso vai fazê-las gastar energia para dormir com mais facilidade.

Contudo, aqui é importante lembrar que, por mais difícil que seja, é preciso respeitar a hora de deitar. Ou seja, ir para a cama cedo demais pode fazer com que o seu bebê acorde antes do esperado.

Quer saber quais atividades físicas são recomendadas para os pequenos? Então, veja nosso post com os melhores esportes para crianças!

2. Rotina do sono

Crie um clima favorável a chegada do sono, dê banho, amamente, conte uma historinha ou canção de ninar, apague as luzes da casa. Com o tempo, seu bebê vai relacionar essas atividades à hora de dormir.

Com isso, o próprio corpinho vai relaxando e ele ficará menos ansioso porque já sabe o que vem a seguir.

Caso seu pequeno seja recém-nascido, há um acessório indispensável para dar mais conforto. Para saber mais, aprenda sobre os benefícios do cueiro de bebê!

3. Iluminação correta

Já ouviu falar que as luzes ajudam a relaxar ou deixar alerta? Pois é! Isso também acontece com as crianças. Por esse motivo, opte sempre por uma iluminação de cores quentes — mais especificamente, aquelas de tons amarelados.

Elas relaxam e criam um ambiente acolhedor, o que favorece a hora de dormir. Já as brancas deixam alerta e podem inibir a produção dos hormônios do sono.

Gostou deste post? Então, se prepare para mudar a rotina da sua família para melhorar a higiene do sono dos pequenos. Porém, lembre-se que, por ser um hábito, ele pode demorar para ser adquirido. Então, coloque essas dicas em prática o quanto antes.

Uma boa noite de sono faz toda a diferença para as crianças acordarem saudáveis e viverem seus sonhos. ????

Lembre-se que dormir bem diz respeito, também, ao conforto. Isso vai desde a temperatura adequada até as roupas corretas. Então, veja nossas ideias de roupas neutras para recém-nascidos para deixar os pequenos estilosos e aconchegantes!

4.2/5 - (Total de avaliações: 9)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário