Início » Datas comemorativas » Guia de viagem com crianças: a forma ideal para arrumar suas malas

Guia de viagem com crianças: a forma ideal para arrumar suas malas

8 minutos de leitura

Com as férias escolares começando, é hora de se preparar para curtir um tempo de qualidade com os pequenos. Uma oportunidade dessas não pode ser desperdiçada.

Papais e mamães precisam saber que a organização é a melhor técnica para evitar futuras dores de cabeça e aproveitar bem o passeio. Por isso, arrumar a mala com antecedência é essencial para uma viagem com crianças.

Quer saber o que levar na mala em uma viagem com crianças pequenas? Continue sua leitura e veja os principais itens que precisam te acompanhar durante sua aventura!

O que considerar antes de fazer a mala de viagem infantil?

Para arrumar uma mala de viagem infantil, é essencial considerar alguns pontos como: faixa etária dos filhos, duração da viagem e a previsão do tempo. Afinal, todos eles influenciam na quantidade e tipo de roupas que irá carregar na mala.

Sempre é necessário ter em mente que os pequenos necessitam de itens especiais para que eles fiquem confortáveis. Assim você evita qualquer tipo de sufoco durante os passeios.

Para entender melhor, confira uma breve explicação de cada coisa que você precisa considerar:

  • Faixa etária: crianças menores precisam de mais roupas e acessórios do que crianças mais velhas;
  • Duração da viagem: influencia diretamente na quantidade de mudas de roupa que deve levar na bagagem;
  • Previsão do tempo: para acertar com maior precisão a necessidade de roupas quentes e peças mais fresquinhas;
  • Local da estadia: indica se é preciso colocar, na mala, itens como roupa de cama, barraca e outros utensílios que tornam o lugar mais agradável.

Com todas essas respostas na ponta do lápis, chegou o momento de colocar a mão na massa — ou melhor, na mala. Veja o guia que preparamos para saber a quantidade ideal de peças de roupas, objetos, brinquedos e demais itens que vão te ajudar a viajar tranquilamente com seus filhos.

Mãe, filha e dois filhos com óculos de sol se divertem na praia

O que levar na mala em uma viagem com crianças pequenas?

Após validar todos os pontos importantes sobre o que considerar para montar sua viagem, chegou o momento de montá-la. O mais interessante é que você dedique um tempinho de sua rotina com os filhos para montar sua mala com calma. Antes disso, veja todos os itens de que você não pode se esquecer para levar:

1. Documentos

Antes de tudo, confira todos os documentos da criança. Para facilitar durante sua viagem, deixe-os em um local de fácil acesso, como em uma bolsa de mão. Inclusive, para alguns lugares também é necessário apresentar a cópia autenticada de cada documentação. Veja isso antes de viajar!

Para te ajudar a não esquecer de nenhum documento necessário para a sua viagem com as crianças, fique atenta a essa lista básica:

  • Identidade com RG e CPF;
  • Passaporte;
  • Carteirinha de vacinação;
  • Cartão SUS;
  • Certidão de nascimento.

Além disso, caso a criança vá viajar sozinha — sem os pais — é necessário um documento reconhecido em cartório. O qual deve assinado pelo responsável e que afirme que a criança está autorizada a viajar sozinha.

Pai e mãe com suas filhas "no cavalinho" sorriem em sua viagem

Veja também: Leitura infantil: 7 dicas para incentivar as crianças.

2. Roupas infantis

As roupas das crianças precisam ser pensadas para os passeios, a estádia, o banho e mais!

Tendo em mente que as viagens de férias são momentos incríveis para passear com os pequenos em praças, parques e outros pontos turísticos da cidade em que estão visitando, a roupa da criança deve estar adequada com a ocasião.

Para evitar imprevistos, separe ao menos duas mudas de roupas para cada dia de passeio. Afinal, é comum que as crianças se sujem facilmente. Então, nesses casos, uma peça extra nunca é demais.

Além das roupinhas especiais para passeio, é preciso se preocupar em levar peças para as crianças usarem no dia-a-dia, no quarto do hotel ou pousada. Pijaminhas, roupas íntimas e de banho não podem faltar em sua lista.

Dica extra: não se esqueça do clima!

Para escolher as peças de roupas para levar em uma viagem, é muito importante que você não se esqueça do clima de seu local de destino. Por exemplo, em época de calor, as regatas, shortinhos e camisetas de personagens são indispensáveis.

Agora, caso a previsão do tempo seja um clima frio, lembre-se de acrescentar peças de sobreposição para aquecer os pequenos. Casacos, jaquetas e coletes representam as roupas de inverno mais indicadas para esse momento.

3. Calçados confortáveis

É claro que os calçados infantis não poderiam ficar fora da nossa lista. Para uma mala infantil, existem dois tipos de sapatos que não podem faltar na bagagem: chinelos e tênis.

Essa é uma escolha simples, que não tem erro. Afinal, ambos os calçados são versáteis e podem vestir em diferentes looks, sejam eles casuais ou sociais.

Se você está em dúvida na quantidade de calçados ideal para levar, a resposta certa é: depende. Para isso, você precisa considerar a quantidade de tempo em que passará fora de casa e a necessidade de seu pequeno.

4. Kits de primeiros-socorros

Pensando na saúde dos pequenos, um kit de primeiros-socorros é essencial para levar na mala. Principalmente em ambientes desconhecidos, imprevistos podem acontecer e aquela alergia corriqueira surgir.

Para evitar transtornos, monte um kit com os principais remédios de seu pequeno. Além disso, não se esqueça de remédios para dores e antialérgicos.

Atenção: não administre remédios sem a recomendação médica. Busque recomendações com um pediatra para saber o que deve estar presente no kit de primeiros-socorros.

5. Meias

Ainda que o destino seja um lugar quente, é preciso pensar nas viradas de tempo que diversas vezes não são apontadas pelas previsões de tempo.

As meias são ótimas aliadas para aquecer os pezinhos das crianças, principalmente à noite, quando a temperatura tende a baixar ou quando ligamos o ar condicionado para dormir com conforto no ar condicionado.

6. Itens de higiene pessoal

Ao viajar com uma criança, o mais interessante é levar produtos de higiene pessoal em que ela esteja acostumada a utilizar durante o seu dia a dia. Assim, você evita possíveis irritações alérgicas e não depende de produtos oferecidos pelas pousadas e hotéis.

Então, não se esqueça de adicionar: shampoo, sabonete, pasta e escova de dente, creme hidratante etc. na mala de seu filho.

Mãe, pai e seus dois filhos sorriem enquanto se preparam para viagem de carro

7. Lanchinhos especiais

Sabe aquele momento da viagem em que bate aquela fominha e não tem nenhuma uma lanchonete por perto? Se prepare. Para deixar a criança bem alimentada, sempre carregue lanchinhos para ela fazer durante a viagem.

Para isso, aposte em alimentos mais saudáveis. Lanchinhos e sucos naturais são opções simples e que você mesmo pode fazer antes de sair de casa. Opte por ingredientes que façam parte da pirâmide alimentar.

8. Roupa de cama e travesseiros

Por mais que os quartos de hotéis já venham acompanhados com lençóis, cobertas e travesseiros, o ideal é utilizar as peças em que as crianças já estão acostumadas.

Por isso, ao arrumar a sua mala para viajar, acrescente roupas de cama e travesseiros limpos e que não causem alergia para a criança.

9. Acessórios

Para encerrar nossa lista de itens indispensáveis em malas de viagem para criança, veja quais acessórios infantis também têm prioridade na hora de organizar o que levar com vocês para as férias, isso, conforme a necessidade de cada faixa etária:

Crianças de 0 a 2 anos

As crianças de 0 a 2 anos ainda são bem novinhas e precisam de cuidados especiais. Durante uma viagem com elas, é preciso levar:

  • Pomadas para assadura;
  • Lenços umedecidos;
  • Fraldas tradicionais e fraldas de pano;
  • Manta;
  • Chupeta;
  • Naninha;
  • Mamadeira.

E, claro, não se esqueça do carrinho de bebê — que, provavelmente, não ficará na mala especificamente. Ela ajudará a transportar a criança com conforto e segurança durante os passeios.

Crianças de 3 a 6 anos

As crianças de três a seis anos já estão mais espertinhas e desenvolvidas. Para isso, é interessante levar acessórios que ajudam a distraí-la em momentos descontraídos, como:

  • Jogos infantis;
  • Caderno e lápis para desenhar;
  • Livros infantis;
  • Boias para piscina;
  • Brinquedos.

Menino bebê dentro de mala amarela posa olhando para cima

O que levar na bolsa de mão?

A bolsa de mão deve guardar itens que precisam ser encontrados facilmente na mala. Por isso, os documentos são itens essenciais para estarem em uma bolsa de mão. Além disso, é interessante levar uma muda de roupas, para caso aconteça algum imprevisto com a criança.

Nas famílias em que as crianças são maiores e conseguem ter mais autonomia para se locomover, a bolsa de mão pode funcionar como local para guardar:

  • Álcool em gel e máscaras descartáveis para proteção contra vírus e germes;
  • Protetor solar e repelente;
  • Medicamentos para enjoos, antialérgicos e remédios de uso contínuo caso a criança precise;
  • Sacolinhas plásticas para recolher o lixo gerado durante os passeios;
  • Lanchinhos rápidos de consumir como biscoitos, torradinhas e frutas;
  • Garrafinha de água.

Com todas essas dicas que preparamos, você está mais do que pronta para arrumar a mala para uma viagem com crianças. Agora, é só aproveitar as férias da melhor maneira possível com os seus pequenos.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir o nosso post sobre viagem de avião com bebês e ler algumas dicas valiosas sobre essa aventura.

5/5 - (Total de avaliações: 5)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário