Início » Dicas » Leitura infantil: 7 dicas para incentivar as crianças + FAQ!

Leitura infantil: 7 dicas para incentivar as crianças + FAQ!

8 minutos de leitura

Ler é uma maneira de adquirir novos conhecimentos e ampliar os horizontes. Para as crianças, os livros podem ter um significado ainda maior! Eles podem ajudar a desenvolver a sua concentração, ampliar o seu vocabulário e estimular sua criatividade e imaginação.

Então, como criar o hábito da leitura? Essa é uma dúvida muito comum entre mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Além de não saber como incentivar, muitos também não sabem qual o melhor momento de apresentar os livros para os pequenos.

Continue a leitura e aprenda algumas técnicas que te ajudarão nessa tarefa, e, ainda por cima, veja todos os benefícios que a leitura pode trazer para os nossos pequenos.

1. Torne a leitura um hábito, não uma obrigação

Para que a leitura se torne um hábito, ela precisa ser prazerosa. Na ânsia de querer que seus filhos leiam, alguns pais acabam estipulando regras, horários e obrigações, o que pode ter o efeito contrário. Como já dizia o grande pensador Paulo Freire:

“É preciso que a leitura seja um ato de amor”

Para isso, você deve incentivá-la de maneira que se torne algo natural.

Uma boa forma de fazer isso é aproveitando aquele tempinho antes da criança dormir. Experimente pegar livros e contar histórias toda noite. Isso pode ser feito logo nos primeiros meses de vida e se estender durante toda a infância.

Dessa forma, a criança vai associar a leitura com momentos bons, confortáveis e de muito afeto.

Veja também: Planilha de rotina para filhos: 6 dicas de como criar

2. Demonstre interesse pelas leituras de seu pequeno

As crianças são bastantes comunicativas e gostam de falar e ser ouvidas. Quando percebem que seus pais também se interessam por determinado assunto, elas começam a dar mais importância para a atividade.

Por isso, acompanhe a hora da leitura e incentive/parabenize a criança por esse momento.

Além de passar mais tempo com o seu filho e criar esse vínculo afetivo, você também estará ampliando o vocabulário do pequeno e fazendo com que o seu contato com os livros não dependa apenas da aprendizagem da escrita e da leitura na escola.

O hábito da leitura também pode ser criado por meio da literacia familiar, com contação de histórias, diálogos e até mesmo brincadeiras. Não conhece a literacia familiar? Temos um conteúdo aqui no blog que conta um pouco mais sobre o que é e qual a sua importância.

3. Mostre livros variados

O gosto pela leitura também pode ser reforçado com diferentes tipos de livros. Para os pequenos, as histórias coloridas e com muitas figuras são ótimas para começar a despertar o interesse. As crianças menores também adoram histórias de fantasia e princesas.

Já quando elas estiverem um pouco maiores, mostre outros tipos de escrita, como poesias, histórias em quadrinhos e por aí vai. Tem dúvidas sobre quais títulos oferecer aos seus filhos?

Temos um post aqui no blog com dicas de bons livros para a leitura infantil. Confira!

4. Seja exemplo

Se você não tem o costume de ler, não adianta exigir que o seu filho seja um leitor. Para as crianças, os pais, irmãos e pessoas que ela convive constantemente são um espelho. Justamente por isso, elas tendem a imitar o que eles fazem, sejam hábitos bons ou ruins. Então, seja sempre um bom exemplo.

5. Crie uma rotina

Além de dar o exemplo, você também pode começar a estabelecer uma rotina de leitura — de maneira natural, é claro!

Por mais que conciliar a rotina entre trabalho e filhos seja muito corrido, é muito importante ter um espaço em sua agenda para a hora da leitura.

Separe, pelo menos, quinze minutinhos de seu dia para realizar uma leitura com o seu filho. Por mais que seja breve, o importante é manter uma constância. Com o passar do tempo, esse período pode se estender gradualmente.

Para as crianças menores, você pode começar a rotina realizando a leitura para o seu filho. Quando ele já estiver lendo sozinho, que tal criar um clube do livro ou até mesmo pedir para que ele leia uma história para você?

6. Monte um cantinho de leitura

Durante a infância, as crianças se interessam por aquilo que está acessível aos seus olhos. Uma boa maneira de fazer com que elas se interessem pelos livros é colocá-los em um lugar que elas tenham autonomia para pegar quando quiserem.

O cantinho da leitura não precisa ser uma biblioteca ou uma coleção extensa de títulos. Basta montar um local específico para a leitura. Ele pode ser no próprio quarto da criança, na sala, em uma brinquedoteca ou, até mesmo, na cozinha.

O importante é que ele seja um espaço que estimule a criatividade e imaginação de cada criança. E, de quebra, ajude ela a entender quando for a hora da leitura.

Veja também: 11 esportes para crianças que incentivam o desenvolvimento

7. Invista em livros com temas de interesse da criança

Outra ótima maneira de fazer com que elas comecem a se interessar pela leitura é oferecer livros que abordem assuntos que elas gostem!

Por exemplo, se elas gostam de dinossauros, robôs ou princesas, os livros com essa temática certamente despertarão o seu interesse.

Lembra que falamos das histórias em quadrinhos? Para os pequenos que estão na fase dos super-heróis, elas são uma ótima opção. Inclusive, alguns gibis como a Turma da Mônica têm historinhas curtas e divertidas, sendo uma boa opção para os pequenos que estão aprendendo a ler.

Outra maneira de fazer isso é mostrar para a criança o livro daquele filme que ela adora. Mesmo que ela já conheça a história, o interesse pelo livro será grande.

Essas dicas são simples e podem ser facilmente incluídas na rotina da família, tornando a tarefa um pouco mais fácil. Quanto mais cedo for o contato com os livros e leitura, além do hábito, as crianças também acabam tendo um melhor desenvolvimento cognitivo.

Veja: 9 brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento

Você sabia? Nem todos os brasileiros têm o hábito de ler

Talvez você nunca tenha parado para pensar no assunto, mas, se durante a infância, uma criança não é incentivada e nem cria o hábito da leitura, muito provavelmente ela se tornará um adulto que não tem o costume de dedicar um tempo do seu dia para ler um livro.

Entre 93 milhões de brasileiros, em média 48% da população não tem o costume de ler. Esses são alguns dos dados retirados do último Estudo Retratos da Leitura no Brasil, já em sua 5ª edição, publicado em 2020. Para a pesquisa, é considerado leitor uma pessoa que em um período de três meses, anteriores ao estudo, leu pelo menos um livro, seja ele por partes ou inteiro.

Outro dado bastante preocupante que também foi levantado no estudo é que 66% não tiveram incentivo à leitura durante a infância.

Dentre os motivos que levam as pessoas a não ler, 6% dos entrevistados alegaram ter dificuldades na leitura, 8% possuem preferência por realizar outras atividades, 14% alegam não ter paciência, 28% afirmam não gostar de ler e 34% dizem que não têm tempo.

No entanto, um dado que nos dá esperança é o crescimento dos leitores na faixa etária entre 5 e 10 anos em relação à pesquisa anterior realizada em 2015. Essa é justamente a fase em que as crianças estão iniciando o processo de alfabetização, muito disso é reflexo do incentivo dos pais e também das escolas.

Se, nessa fase, a leitura é vista como algo natural e não como uma obrigação, as chances de que esse gosto pelos livros seja levado adiante é muito maior e pode reverter os números das próximas pesquisas.

Qual a importância da leitura para Educação Infantil?

A leitura infantil é de extrema importância para estimular o desenvolvimento da concentração, compreensão, memória, raciocínio e é claro, a criatividade.

A Fundação Abrinq — defensora dos direitos infantil e adolescente — afirma que: o hábito da leitura pode gerar condições favoráveis para as crianças, de forma que as ajude a lidar com os seus pequenos desafios diários e se desenvolverem como pessoas melhores.

Além disso, a leitura pode ajudar em outros fatores muito importantes para a educação infantil, como: a oratória e a escrita.

Qual o objetivo da leitura infantil?

A leitura infantil tem como principal objetivo, introduzir as práticas de leitura — e também a escrita! — em uma criança, antes mesmo de ela passar a frequentar a escolinha. Isso é primordial para um bom desenvolvimento do cérebro e ajuda os pequenos a trabalharem com a imaginação.

Quais os benefícios da leitura?

Além de ajudar no desenvolvimento infantil, a leitura pode trazer diversos outros benefícios para uma criança. Alguns deles, que podemos destacar, são:

  • Estimula a atenção e concentração;
  • Melhora a memória;
  • Cria laços com seus companheiros de leitura — os papais e mamães!;
  • Ajuda as crianças a lidarem com os seus sentimentos e melhora a inteligência emocional;
  • Gera a empatia;
  • Influencia nos problemas comportamentais;
  • Melhora a oratória e escrita.

São bastantes benefícios, você não acha? Além de tudo, a leitura é também uma maneira de explorar aqueles temas que a criança mais gosta, informando e tornando a comunicação cada vez mais consistente.

Gostou das dicas? Aproveite para ler o nosso conteúdo com atividades de alfabetização que podem ser feitas em casa, e, assim, reforçar ainda mais o hábito de leitura infantil.

4/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário