Início » Alimentação » Perguntas frequentes sobre amamentação

Perguntas frequentes sobre amamentação

10 minutos de leitura

A amamentação é um assunto muito importante que toda mamãe precisa entender. Principalmente porque o leite materno é o alimento mais importante nos primeiros meses de vida.

Além de ser um ato de amor, o aleitamento materno traz diversos benefícios, que são essenciais para o desenvolvimento do bebê e para a recuperação pós-parto. Por exemplo, fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração, desenvolver o sistema nervoso e evitar anemias.

Ainda assim, podem surgir muitas dúvidas e receios sobre esse período, que se inicia mesmo antes de vestir o recém-nascido na maternidade. Acompanhe a leitura e compartilhe este conteúdo para que outras mamães também fiquem informadas. Vamos lá?

1. Como funciona o período de amamentação?

Após o fim da licença maternidade, que é de 120 dias, a mulher tem direito a dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar o bebê. Esses direitos estão previstos pelo artigo 396 da CLT.

Alimentar o filho no trabalho é um dos direitos que a mamãe tem. Inclusive, temos um post completo sobre esse assunto. Veja o que pode e o que não pode na amamentação no trabalho.

2. Qual é o período de amamentação?

O período de amamentação — quando o único alimento do bebê deve ser o leite materno — deve durar até os seis meses. Esse tempo é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Depois, é preciso introduzir outros alimentos e mamãe pode amamentar até os dois anos ou mais.

Como o período de amamentação envolve boa parte dos primeiros anos de vida do bebê, é preciso saber como organizar a rotina da casa com um filho.

Ah, daqui a pouco, vou falar melhor sobre como saber se o leite materno está sustentando o bebê. Então, continue a leitura!

3. Quais os principais cuidados com a amamentação?

A mamãe deve cuidar para que os seios não fiquem rachados ou com feridas. Além disso, deve respeitar os seus períodos de descanso, para que o organismo tenha mais energia para produzir mais leite. Outro ponto importante é deixar o recém-nascido em uma posição confortável.

Não há uma regra sobre como mamãe e bebê devem ficar durante a amamentação. A melhor posição é aquela que é mais confortável para os dois. Às vezes, a criança pode sentir incômodos que podem ser resolvidos com uma fralda de pano, por exemplo.

4. O que não pode fazer durante a amamentação?

A mamãe não deve ingerir bebidas alcoólicas, utilizar tabaco, nem fazer o uso de remédios sem prescrição médica. Veja outras coisas proibidas para lactantes:

  • Pintar os cabelos com tinturas que contenham chumbo ou amônia;
  • Praticar exercícios pesados e/ou sem o acompanhamento médico;
  • Consumir alimentos gasosos;
  • Ingerir frutas cítricas;
  • Adoçar refeições com aspartame;
  • Comer alimentos ultraprocessados;
  • Administrar remédios de uso contínuo sem o acompanhamento do médico.

O cuidado com os hábitos durante o período de amamentação é muito importante, principalmente nos primeiros seis meses de vida da criança. Nessa época, inclusive, a mamãe deve saber calcular quantas roupas RN comprar.

5. Como saber se o leite da mãe está sustentando o bebê?

O leite é insuficiente quando o bebê não ganha peso, suja poucas fraldas, apresenta sintomas de desidratação etc. Em todos os casos, lembre-se de consultar o seu médico. Afinal, até os seis meses de vida, o leite materno compõe toda a pirâmide alimentar infantil.

6. Existe leite “fraco”?

Não. Como mostra o site do Dr. Dráuzio Varella, a qualidade do leite é a mesma até quando a mamãe apresenta sinais de desnutrição. Um mito comum é de que o leite industrializado é melhor porque a criança engorda mais, mas isso acontece porque o leite de vaca demora mais para ser digerido.

Dessa maneira, lembre-se que uma alimentação infantil saudável, nos primeiros seis meses de vida, é feita exclusivamente com leite materno. Depois disso, até os dois anos, a mamãe pode começar a variar o “cardápio”.

7. Quais alimentos ajudam a aumentar o leite materno?

De maneira geral, a alimentação da mãe deve conter, basicamente, alimentos naturais ou minimamente processados, como orienta o Ministério da Saúde. Então, a mulher deve preferir refeições como:

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Carnes;
  • Ovos;
  • Entre outros.

Quer saber mais sobre o que comer logo após seu filho nascer? Então, confira nossas dicas para elaborar uma dieta pós-parto!

8. Como saber se meu bebê está mamando corretamente?

A única forma de ter certeza que o bebê mama corretamente é com o acompanhamento médico. Nas consultas, é possível monitorar o ganho de peso. Contudo, você pode prestar atenção a alguns sinais:

  • O bebê fica satisfeito e relaxado após a mamada;
  • Em média, a criança enche seis fraldas ao dia;
  • O recém-nascido não apresenta sinais de desnutrição.

Em algumas situações, a criança demandará muito mais atenção e cuidados. Esse pode ser um sintoma de bebê high need. Contudo, lembre-se de deixar os diagnósticos como responsabilidade do seu médico de confiança.

9. Quando devo dar a primeira mamada?

A primeira mamada deve acontecer na primeira hora de vida do bebê. Essa é a chamada hora de ouro (“golden hour”, em inglês), porque é nesse momento que há o contato de pele com pele e o corpo da mamãe produz o colostro, o primeiro leite, com uma formulação específica.

10. Quando oferecer o peito ao bebê?

O bebê deve ser alimentado por livre demanda. Isto é, deve-se oferecer o peito sempre que ele der sinais que quer mamar. Por exemplo, colocar a mão na boca, mexer bastante os braços, buscar o peito quando está no colo e/ou chorar.

Sabia que aqui no nosso blog nós temos vários conteúdos que ajudam as mamães? Por exemplo, aproveite para ver quais são os tipos de parto e suas posições ideais!

11. É normal ter feridas e rachaduras nos seios?

Não. Em geral, a mamãe não deve sentir dor, ter feridas ou rachaduras. Esses problemas podem surgir caso o bebê não consiga pegar o peito corretamente. Em todos os casos, lembre-se de tirar dúvidas específicas a esse respeito durante a consulta com o pediatra.

12. Tem que acordar o bebê para amamentar?

Não, desde que o bebê esteja ganhando peso normalmente. Lembre-se que a amamentação deve acontecer por livre demanda. Os únicos casos que deve-se acordar a criança para mamar são quando há algum problema de nutrição.

13. Por quanto tempo deve-se amamentar a criança?

O tempo mínimo para amamentar a criança é seis meses. A partir disso, como mostra o Unicef, é preciso começar uma alimentação variada e ir adaptando a rotina do bebê para que ele pare de mamar no peito. O ideal é seguir com o aleitamento até os dois anos, mas o período pode ser estendido.

Tirou todas as suas dúvidas, mamãe? Caso tenha ficado alguma coisa sem responder, comente aqui embaixo!

Cuidar do seu bebê é tudo de bom, não é mesmo? O ato de amamentar é extremamente importante para a relação entre a mamãe e o bebê. Para melhorar, aproveite para ver como vestir seu filho para ocasiões especiais e passe mais tempo junto!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário