Início » Educação Infantil » 15 melhores livros para educação infantil de 2022

15 melhores livros para educação infantil de 2022

6 minutos de leitura

Ninguém discute que ler é algo que faz muito bem, mas nem sempre é fácil estimular esse hábito nas crianças. Então, vale a pena conhecer algumas boas recomendações de livros para Educação Infantil.

Graças ao trabalho de excelentes autores e editoras, existem inúmeras abordagens incríveis para apresentar universos fantásticos aos pequenos. Não importa qual seja a faixa etária dos seus filhos, você pode embarcar em várias viagens pela imaginação a partir das obras certas.

O hábito da leitura não pode ser forçado, já que as crianças precisam do estímulo certo para isso. A escola tem um papel fundamental nesse aprendizado, mas os pais podem proporcionar um reforço em casa a partir de bons livros para cada faixa etária.

Vamos lá? A seguir, veja a nossa lista com os 15 melhores livros para Educação Infantil que você pode comprar para as crianças:

1. O protesto, de Eduarda Lima

Na história desse livro, os animais decidem que se cansaram dos humanos e fazem um pacto de silêncio. Essa é uma fábula urbana perfeita para os pequenos terem os primeiros contatos com conceitos relacionados à ecologia e à natureza.

Editora: Pequena Zahar

Faixa etária: A partir de 4 anos

2. O Que Tem Dentro da Sua Fralda, de Guido Van Genechten

Totalmente ilustrado e lúdico, esse livro ajuda as crianças pequenas a compreenderem o processo transformador do desfralde. A leitura é feita junto com os pais para desenvolver a curiosidade a partir de imagens vivas e coloridas.

Editora: Brinque-book

Faixa etária: Até 2 anos

+ Como ensinar seu filho a estudar para prova? Confira 7 dicas!

3. O Monstro das Cores, de Anna Lenas

Um sucesso já traduzido em mais de 16 idiomas, esse livro é escrito por uma terapeuta e tem como foco a compreensão das crianças sobre as emoções. Elas são concretizadas a partir de diferentes cores, ajudando a lidar com cada uma delas.

Editora: Aletria

Faixa etária: Entre 3 e 5 anos

4. Histórias para Crianças de 1 ano, de Melanie Joyce

O momento de contar histórias fica muito melhor com o livro certo. Essa obra de Melanie Joyce reúne belos contos para embalar momentos especiais com o bebê, trazendo personagens marcantes e acontecimentos bem-humorados.

Editora: Todolivro

Faixa etária: Até 1 Ano

5. Tudo Bem Ser Diferente, de Todd Parr

Quando as crianças passam a conviver com outras, é sempre importante conversar sobre a importância de respeitar as diferenças. Esse livro mostra de forma divertida e consciente como esse assunto pode ser abordado de maneira leve.

Editora: Panda Books

Faixa etária: Até 5 anos

+ Experiências divertidas e simples: 5 ideias educativas

6. Meu Primeiro Tesouro Bíblico

Esse box traz seis contos da Bíblia para introduzir os pequenos a esse universo: a Arca de Noé, A Criação, Davi, Jesus Nasceu, Jonas e Moisés. Cada uma é abordada de forma simples e curta, com excelentes ilustrações que ajudam os pequenos a acompanharem as histórias.

Editora: Todolivro

Faixa etária: Até 1 ano

7. Com qual penteado eu vou?, de Kiusam de Oliveira e Rodrigo Andrade

Com a aproximação da festa de 100 anos do bisavô, a narradora da história conta os preparativos para o grande evento enquanto cada detalhe da casa e das pessoas se desenvolve. Alegria e emoção se misturam no resultado para se valorizar a família.

Editora: Melhoramentos

Faixa etária: A partir de 4 anos

+ Criança tímida: maiores causas e como os pais devem lidar

8. Rã e sapo são amigos, de Arnold Lobel

Originalmente publicado em 1970, esse conto eterno mostra as aventuras de uma dupla de amigos, a rã e o sapo. Com capítulos rápidos e capazes de prender a atenção dos pequenos, o livro propõe passagens cômicas e emocionantes.

Editora: Companhia das Letrinhas

Faixa etária: A partir de 6 anos

9. Os invisíveis, de Tino Freitas e Odilon Moraes

Esse livro ajuda as crianças a perceberem como existem pessoas invisíveis no dia a dia, desde o gari até idosos nos bancos das praças. Com um belo projeto gráfico feito apenas por caneta esferográfica, é um trabalho de conscientização e de arte.

Editora: Companhia das Letrinhas

Faixa etária: A partir de 6 anos

+ Planilha de rotina para filhos: 6 dicas de como criar

10. Quem Tem Medo De Quê?, de Ruth Rocha

Falar sobre medos é sempre importante, ainda mais quando os pequenos se tornam mais capazes de compreender as próprias emoções e reações. Esse clássico de Ruth Rocha apresenta essa questão ao se basear em situações do dia a dia de maneira bastante lúdica.

Editora: Salamandra

Faixa etária: Entre 7 a 9 anos

11. A pequena Lana, de Silvana Rando

Esse livro apresenta Lana, uma garotinha do tamanho de uma ervilha que às vezes fica do tamanho de um gigante. Com essas mudanças, ela aprende a lidar com os outros, mas sonha em fazer um amigo de verdade para lhe fazer companhia. Ou seja, é uma ótima história para ensinar o valor da amizade verdadeira.

Editora: Brinque-Book

Faixa etária: A partir de 2 anos

+ 6 cores que estimulam o aprendizado das crianças

12. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Considerado um clássico para todas as idades, O Pequeno Príncipe merece uma leitura feita pelas crianças. As aventuras e reflexões do protagonista servirão para ajudar os leitores mirins a entenderem seus próprios conflitos, além de aprimorarem suas relações interpessoais.

Editora: HarperCollins

Faixa etária: A partir de 8 anos

13. O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha

É sempre importante preparar as crianças para entenderem a necessidade do respeito às opiniões alheias. Esse conto de Ruth Rocha traz como protagonista um menino mimado que aprende a lição sobre a importância da liberdade e da democracia.

Editora: Salamandra

Faixa etária: Entre 7 a 9 anos

+ O que é parlenda e por que é importante na alfabetização

14. Abrapracabra!, de Fernando Vilela

Um livro pode servir como portal para diversos mundos diferentes e é exatamente isso que uma cabra encontra ao caminho de casa.  Em cada lugar do mundo que visita, ela conhece animais, situações e pessoas diferentes que ajudam a passar para o pequeno leitor uma ideia de toda a diversidade do globo.

Em formato de poesia rítmica, essa obra está na lista de livros que auxiliam no desenvolvimento infantil e é ótima para aumentar o vocabulário dos pequenos.

Editora: Brinque-Book

Faixa etária: A partir de 3 anos

15. Pop-ups Fantásticos!

Capaz de estimular a imaginação das crianças, esse livro traz imagens que saltam para fora das páginas. O tema é a natureza, especificamente a floresta tropical e seus carismáticos animais. Você pode curtir o livro ao lado das crianças ou deixá-las descobri-lo sozinhas.

Editora: Todolivro

Faixa etária: Entre 3 a 5 anos

Como você viu até aqui, não faltam boas opções de livros para Educação Infantil. As crianças podem desenvolver cedo o hábito da leitura, bastando ter o estímulo dos pais e obras desenvolvidas especialmente para elas. Então, aproveite essas recomendações e experimente as que mais chamaram a sua atenção!

Menina lendo livro

Você conhece algum outro livro importante para a faixa etária das crianças? Deixe a sua dica nos comentários a seguir!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário