Início » Dicas » Lindo e natural! Saiba como cuidar do cabelo crespo infantil

Lindo e natural! Saiba como cuidar do cabelo crespo infantil

5 minutos de leitura

O cabelo crespo infantil é lindo e exige cuidados especiais que todos os pais precisam estar atentos. Tratar dos fios ondulados das crianças pode ser um desafio para alguns adultos, principalmente para aqueles que não têm familiaridade com este cabelo. 

O cabelo crespo é, naturalmente, mais ressecado que os outros. Por esse motivo, a hidratação é um cuidado que você deve ter sempre em mente, além de escolher os produtos adequados para não intensificar seu ressecamento. 

Quer aprender a cuidar do cabelo crespo infantil da melhor forma? Então continue a leitura e confira todas as dicas que separamos para você! 

menina cabelo crespo infantil

Dicas essenciais para cuidar do cabelo crespo infantil

Existe uma escala que classifica os tipos distintos de cachos que o cabelo pode ter, e essa classificação se aplica para o cabelo crespo das crianças também! Conforme o padrão de cacho que a criança tiver, os cuidados que você deverá manter poderão ser diferentes. Entretanto, de forma geral, o que todos os pais precisam saber sobre os cuidados com os cabelos crespos é: 

  • Hidratação é lei: é característico do cabelo crespo ser mais seco que outros tipos de fios e, por isso, a hidratação é um cuidado que deve estar sempre no radar do cronograma capilar das crianças;
  • Fuja dos produtos com álcool: esse elemento só vai aumentar ainda mais o fator de ressecamento dos fios, que é algo que você quer evitar. Portanto, leia as embalagens dos produtos que usa e evite os que contêm álcool; 
  • Não escove com muita frequência: a escova pode danificar os cachos do cabelo crespo infantil e fazer com que percam sua forma. Por esse motivo, prefira dar forma aos penteados usando os dedos mesmo ou os pentes de dentes largos;
  • Só desembarace os fios com o cabelo molhado: nunca desembarace o cabelo crespo infantil quando ele estiver seco! A não ser que você queira causar um desastre, pois dessa forma você deixará o cabelo mais quebradiço e com pontas duplas;
  • Desembarace a partir das pontas até a raiz: quando estiver escovando os cabelos para desembaraçar os fios, trabalhe começando das pontas e suba até as raízes. Do contrário, você apenas intensificará os nós e fará a criança sofrer para desfazê-los;
  • Não é preciso lavar diariamente: lavar o cabelo é um hábito que não é recomendável para se manter diariamente pois diminuirá a hidratação natural dos fios. Você pode lavá-los a cada dois ou três dias. Experimente diferentes períodos e veja a qual deles o cabelo responde melhor;
  • Evite tratamentos com calor: pranchas, secador quente, babyliss e outros aparelhos que modelam os cabelos usando o calor são todos maléficos para os cachos, pois fazem com que eles percam permanentemente o seu formato. De qualquer forma, você não deve usar esses equipamentos em crianças – principalmente nas de cabelos cacheados! 

Praticando isso diariamente, você já dá aos cabelos os cuidados básicos que ele precisa para se manter lindo e saudável! 

menino cabelo crespo infantil

Como lavar o cabelo crespo infantil? 

Sempre que for lavar o cabelo crespo de sua filha ou filho, procure umedecê-lo antes do banho. Essa técnica é conhecida como pré-poo e é extremamente benéfica para os crespinhos. 

Com cerca de 15 minutos de antecedência, antes do banho prepare o cabelo do pequeno umedecendo-o de leve e aplicando a máscara ou creme de sua preferência. Usando um pente de dentes largos, aproveite para desembaraçar os cachos e pentear o cabelo. Depois, apenas lave com shampoo e condicionador no banho normalmente. 

criança com cabelo crespo infantil

Como hidratar o cabelo crespo infantil? 

Um bom caminho para realizar a hidratação do cabelo crespo infantil é a umectação, que é basicamente o uso de óleos naturais – sendo o óleo de coco uma ótima opção! – para repor a oleosidade dos fios e fazer sua nutrição. Você pode fazê-la a cada 7 ou 14 dias no cabelo da criança e colher seus resultados! 

Para isso, basta aplicar óleo de coco por todo o cabelo da criança e deixar agindo por 15 minutos. Depois, é só lavar normalmente no banho! 

Se preferir, pode apostar em produtos específicos para o cuidado de cabelos mesmo. No mercado, você pode encontrar diferentes opções de máscaras de hidratação que, inclusive, são específicas para o cabelo das crianças. 

familia cabelo crespo infantil

Conselho de ouro para os pais que têm filhos com cabelo crespo

Algumas vezes, cuidar do cabelo crespo infantil pode parecer uma tarefa bastante trabalhosa. No entanto, nunca – em nenhuma circunstância! – demonstre o seu descontentamento com esses cuidados para a criança.

Pelo contrário, ensine-a que seus cachos são lindos, que ela deve amar o seu cabelo e mostre que eles não precisam ser analisados para serem bonitos ou simplesmente aceitos. Queremos meninas que se amem e aceitem o seu cabelo do jeitinho que ele é.

Essa dica é importantíssima pois muitas pessoas que têm o cabelo crespo ouviram inúmeras reclamações de seus pais, o que fez com que crescessem odiando o seu cabelo natural. Algo que você não quer ser responsável em sua criança, não é mesmo? 😉 

Encare esses cuidados com muito amor e arrase no estilo natural! Agora que você já conhece nossas dicas para cuidar do cabelo crespo infantil, pode partir para o nosso post com ideias de penteados infantis fáceis de fazer no dia a dia

Dê uma passada por lá e se inspire. Estamos te esperando!

4.5/5 - (Total de avaliações: 4)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Lindo e natural! Saiba como cuidar do cabelo crespo infantil”

Deixe um comentário